Guia da Semana

Apesar da cidade de São Paulo abranger muitas culturas e culinárias diferentes, a gastronomia oriental tem uma espacinho especial no coração dos paulistanos. Talvez pela influência do bairro da Liberdade, talvez pelos milhares de rodízios de comida japonesa que existem por aí, talvez pela ascensão dos izakayas (botecos japoneses), do churrasquinho coreano ou do lámen. O que importa é que a Ásia está muito bem representada por aqui!

Confira este roteiro gastronômico oriental por São Paulo e mergulhe de cabeça nessas delícias vindas do outro lado do mundo:

Lugares imperdíveis na Liberdade


Shutterstock | Reprodução/Instagram @emporioazuki

O bairro da Liberdade é um pedacinho do Japão na cidade de São Paulo! A imigração dos japoneses para o Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 400 mil japoneses e descendentes morando na capital. Na bagagem, esses imigrantes trouxeram gastronomia, literatura, cultura, arquitetura, bugigangas tecnológicas e um novo point aos paulistanos.

Quer explorar esse bairro super tradicional? Então confira lugares incríveis que você precisa conhecer na Liberdade.

Rodízios de comida japonesa até R$ 60


Shutterstock

Se os amantes de um bom rodízio japonês têm algo em comum, com certeza é o fato de faltar dinheiro para ir todo dia nessa delícia. Mas talvez esse problema possa ser resolvido e dê pra comer um japa a mais no final do mês. Nós fizemos uma busca por ótimos restaurantes japoneses que cobram um preço justo no festival - alguns têm até sobremesa, viu?

Conheça rodízios de comida japonesa que custam até R$ 60 em São Paulo e boa comilança!

Restaurantes coreanos


Reprodução/Instagram @newshinlakwan | Reprodução/Instagram @komahrestaurante

Não é de hoje que a gastronomia coreana caiu nas graças dos brasileiros. A pimenta Sriracha e o Korean BBQ (churrasco coreano), por exemplo, já podem ser considerados duas grandes tendências gastronômicas do ano de 2018. Em São Paulo, restaurantes especializados nessa rica culinária passam a fazer cada vez mais parte do cotidiano dos paulistanos.

Quer descobrir este universo de sabores exóticos? Então dá uma olhada nesses restaurantes coreanos para conhecer em São Paulo que com certeza vão abrir o seu apetite.

Onde comer lámen


Reprodução/Instagram @hiraramenizakaya | Reprodução/Instagram @jojo_ramen

Apesar de sua origem ser chinesa, foi no Japão que o lámen ganhou personalidade e se tornou um dos pratos preferidos dos orientais. Com texturas, caldos e acompanhamentos que invocam um sabor diferenciado, o lámen dominou o mercado gastronômico paulistano com sua excentricidade – e já tem muitos fãs por aí.

Para os apaixonados por esse famoso macarrão com caldo, veja lugares imperdíveis para comer lámen em São Paulo.

Izakayas em SP


Reprodução/Instagram @izakaya.toki | Reprodução/Instagram @izakayatakadaru

Restaurante japonês deixou de ser sinônimo de rodízio - isso porque os izakayas dominaram a capital e seus mais diversos bairros. Conhecidos por explorar um lado mais dinâmico e inusitado da culinária oriental, estes tradicionais botecos japoneses fazem sucesso entre os bons apreciadores de combinações inusitadas, mas cheias de sabor. Na maioria das vezes, as porções e pratos são bem acompanhados de saquês e cervejas.

Que tal explorar este lado alternativo do oriente na metrópole? Conheça izakayas de respeito que ficam em São Paulo.

Restaurantes chineses


Reprodução/Instagram @omg.ohmygula | Reprodução/Instagram @pfchangsbr

A culinária chinesa veio lá do outro lado do mundo e conquistou um público fiel em São Paulo, uma das capitais mais gastronômicas do Brasil. Com receitas tradicionais e de sabor marcante, como o yakissoba, o frango xadrez, o guioza e o rolinho primavera, por exemplo, é difícil resistir a essa cozinha milenar!

Conheça restaurantes chineses em São Paulo para explorar a culinária asiática e surpreenda-se com novos sabores.

Onde comer espetinhos japoneses (yakitoris)


Shutterstock

O nome pode parecer exótico, mas os yakitoris não são nada mais do que espetinhos de frango acompanhados de molho agridoce. Sucesso no Japão, o clássico petisco vai além nos restaurantes japoneses da capital paulista e é servido em outras versões, como, por exemplo, com opções de porco e vegetais.

Para os amantes da culinária oriental, há ótimos lugares para comer yakitoris em São Paulo.

Pratos exóticos e "diferentões"


Reprodução/Instagram @ncfsx | Reprodução/Facebook The Asian Father

Existem dois tipos de pessoas no mundo: quem gosta de comida japonesa e quem não tem caráter, rs. Afinal, como não amar essa culinária tão deliciosa? Se você já é PhD no basicão do japonês, te convidamos a experimentar um novo mundo de sabores, com criações exóticas e apresentações nada tradicionais dos sushis que já fazem parte do cardápio do paulistano.

De temaki gigante a hambúrguer de sushi: conheça pratos diferentões da culinária japonesa para provar em SP.

Comidinhas importadas na Liberdade


Reprodução/Instagram @snowfallbrasil | Reprodução/Instagram @hachicrepecafe

O bairro da Liberdade é praticamente um pedaço do oriente no Brasil. Ali, é possível encontrar de tudo um pouco da cultura oriental, principalmente algumas comidas um tanto quanto exóticas e não tão comuns para o paladar brasileiro. Será que você já se aventurou o suficiente pelo bairro?

Vem descobrir comidas diferentes na Liberdade que vão despertar sua curiosidade!


Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Da espanhola à coreana: mais de 100 points gastronômicos em SP para conhecer diferentes tipos de culinária

Que tal rodar pelas cozinhas do mundo inteiro sem sair de SP?

Do cultural ao gastronômico: lugares incríveis para se aventurar sozinho por São Paulo

Um roteiro irresistível pra quando o objetivo é aproveitar a própria companhia

Roteirão por SP: mais de 200 lugares imperdíveis que você tem que conhecer em cada região da cidade

Prontos para bater perna pelos quatro cantos de São Paulo?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 23 Out 2018.