Guia da Semana

Quando o assunto é gastronomia, a cidade de São Paulo atende a todos os gostos: desde o mais simples ao mais requintado, e até mesmo ao mais inusitado. Devido a essa grande diversidade no ramo alimentício é que desde 1997 a cidade da garoa é considerada a "Capital Mundial da Gastronomia" – o título foi concebido durante a 10ª edição do CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo.

+ Veja cinco lugares para comer um bom bolo em São Paulo
+ Conheça seis churrascarias para saborear uma boa carne

Gastronomia Italiana


A cozinha italiana, famosa pelas saborosas massas de diferentes tipos, pelos peixes e frutos do mar e pelo pão e o azeite, está presente em muitas regiões da cidade de São Paulo. Um dos bairros mais tradicionais é o Bixiga, que reúne uma grande variedade de cantinas, cuja especialidade é a boa e velha macarronada.

+ Restaurantes para apreciar a culinária italiana

Gastronomia Portuguesa


Outra gastronomia presente na cidade da garoa é a portuguesa. Extremamente saborosa e marcante, esse tipo de cozinha tem como base especiarias como pimenta, nóz moscada, canela, caril, entre outras. Um dos pratos típicos é o famoso bacalhau, que pode ser servido em diferentes estilos.

+ Restaurantes para apreciar a culinária portuguesa

Gastronomia Japonesa


A gastronomia japonesa também está presente na cidade de São Paulo. Esse tipo de culinária oferece quitutes cujas cores, aromas e sabores compõem uma verdadeira arte sobre pratos. Além disso, os alimentos são extremamente benéficos à saúde. O preparo dos alimentos levam pouca ou nenhuma gordura saturada, o que torna os pratos mais leves.

+ Restaurantes para apreciar a culinária japonesa

Gastronomia Árabe


A culinária árabe, advinda do oriente, também é bastante popular em São Paulo. Para quem aprecia boas esfihas, saborosos charutinhos de folha de uva e ou até mesmo as pastas feitas com grão-de-bico, a cidade da garoa oferece diversas opções de restaurantes focados na cozinha das Arábias.

+ Restaurantes para apreciar a culinária árabe

Gastronomia Chinesa


Assim como a japonesa, a gastronomia chinesa também faz sucesso em São Paulo. A cor, o aroma, o sabor e a forma como os ingredientes são cortados são fortes características dessa culinária, queé rica na diversificação de legumes.

+ Restaurantes para apreciar a culinária chinesa

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 15 Fev 2013.