Guia da Semana

A cozinha chinesa é famosa no mundo pela sua elevada técnica culinária e variedade dos pratos. A cor, o aroma, o sabor e a forma como os ingredientes são cortados são fortes características dessa gastronomia.

+ Veja cinco lugares para comer um bom bolo em São Paulo
+ Conheça seis churrascarias para saborear uma boa carne

+ Cinco lugares para apreciar uma boa massa

No Brasil, o tempero base é o molho de soja, o curry, o azeite de gergelim, o gengibre, o alho poró, o vinagre, entre outras especiarias. Já a cozinha em si é pobre em proteína animal e rica na diversificação de legumes.

O Guia da Semana listou alguns dos melhores restaurantes chineses em São Paulo para você aproveitar mais desta gastronomia:

Ton Hoi


O restaurante oferece dezoito receitas de macarrão chinês e outros onze tipos de massas (incluindo pastéis e pães chineses). Mas não são os números que contam na envidraçada cozinha da casa. A combinação de ingredientes, como no prato de ostras com gengibre, dá um toque criativo ao cardápio.

Planet China

O estabelecimento, que oferece porções individuais e para duas pessoas, traz opções bem abrasileiradas, como frango à passarinho, rolinho de queijo e risoto de presunto. Um dos destaques é Lombo Agridoce, feito a base de lombo empanado, pimentão, cebola, abacaxi e molho agridoce.

Hi Pin Shan

O restaurante traz receitas da região de Xangai (que representa o Leste chinês) e Pequim (representante do Norte). A cozinha do Hi Pin Shan oferece receitas diferentes das convencionais, como o fum pi, uma massa fina de feijão verde temperada, servida como entrada.

China Esmeralda

O restaurante adaptou as exóticas comidas chinesas ao paladar do paulistano. O resultado são pratos extremamente saborosos, como o famoso frango xadrez e o filé de peixe empanado com molho agridoce.

Rong He

No cardápio, com fortes influência do norte da China, destacam-se a entrada de Lula Cozida com Molho Picante, o Macarrão com Almôndegas de Peixe e o Ensopado de Carne Suína com Espaguete ao Molho de Ostra.

Ping Pong Dim Sum

O restaurante explora a culinária chinesa e conta com os dumplings, massas finas recheadas de diversos sabores. Aposte nos dumplings Crispy Golden With Sichuan (grelhado com recheio de peixe e pimenta sichuan) e Seafood Vegetable Wrap (recheados de frutos do mar e vegetais).

China Lake

O restaurante oferece o melhor da tradicional cozinha chinesa, mais precisamente da cidade de Shangai. Os destaques ficam por conta da Carne com Molho de Ostras na Chapa; e o Camarão ao Molho Apimentado (camarões grandes refogados, com molho de tomate, gengibre e pimenta).

Golden Plaza

A lula imperial, que vem acompanhada de verduras e cogumelos, é um dos destaques do Golden Plaza. Chefiada por Shu Chang Yor, a cozinha da casa serve ainda, de segunda a sexta no horário do almoço, um bufê completo com pratos típicos da China.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 12 Fev 2016.