Guia da Semana
Arte
Por Redação Guia da Semana

Tempo Glauber

Tempo Glauber

Horário(s) Segunda a sexta, 10h às 18h30.

Endereço
Rua Sorocaba, 190, Sul 22271-110

Telefone 2527-5840

Site do estabelecimento

O centro cultural Tempo Glauber, responsável pela preservação do acervo do cineasta baiano, integra o projeto Revitalizando a Cultura. As atividades da instituição foram retomadas em agosto de 2007. Esta fase foi marcada pela inauguração do Centro de Documentação Lúcia Rocha, uma sala de guarda de acervo original que recebeu revestimento anti-chama, cofre climatizado, banco de dados desenvolvido pelo Arquivo Nacional, sistema de armazenamento digital e segurança.

O acervo reúne 100 mil documentos, fundamentais para a compreensão e a difusão da história do cinema brasileiro, divididos nas categorias: documentos pessoais, filmografia, correspondência e produção intelectual (roteiros cinematográficos e teatrais, romances e poesias, storyboards e croquis, desenhos, ensaios e críticas e anotações pessoais). Há também fotografias, recortes de jornais e revistas, documentos audiovisuais, cartazes, títulos e menções honrosas, documentos diversos, materiais em suportes VHS, DVD, tapem e fitas de rolo (áudio). Parte do material reunido é inédita.

O Tempo Glauber foi criado em 1983, mas só abriu ao público seis anos mais tarde depois de muita dedicação de Lúcia Rocha, mãe do cineasta. Em 2004, foi fundada a Associação de Amigos do Tempo Glauber, sociedade sem fins lucrativos cuja proposta é captar e gerir verbas para a instituição. O Tempo Glauber foi declarado pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), em 2006, como Arquivo Privado de Interesse Público e Social e assim reconhecido por decreto de lei pela Casa Civil da Presidência da República por conter documentos relevantes para o estudo e pesquisa da expressão artística brasileira.

Perfil

Glauber Rocha nasceu em Vitória da Conquista, Bahia, em 14 de março de 1939. Estreou no cinema com o curta-metragem experimental O Pátio, em 1959. No ano seguinte, rodou o seu primeiro longa, Barravento. Em 1963, Glauber realiza aquele que seria o divisor de águas do cinema nacional: Deus e o Diabo na Terra do Sol. Ao todo, o cineasta fez 11 longas e seis curtas, tendo a luta pela liberdade como tema recorrente. Outros títulos de peso são Terra em Transe, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, O Leão de Sete Cabeças e Câncer. Glauber Rocha faleceu de septicemia, no Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto de 1981.
Foto: Equipe em processo de restauração dos documentos


Atualizado em 16 Abr 2012.

Mapa do local

Explore ao redor

Academia Top Defense

Bem Estar

Museu do Índio

Arte

Botafogo

Na Cidade

Pista 3

Baladas

Casa da Matriz

Baladas

Vizinha 123

Bares

Notícias recomendadas

Google Arts & Culture disponibiliza tour virtual e coleções digitais do acervo do Museu Nacional

Arte

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte