Guia da Semana

Este evento terminou

Inspirada nos versos do poema Comunicação - Auto da Feiticeira Cotovia, escrito na década de 60 pela poeta portuguesa Natália Correia, a peça O Canto da Feiticeira Cotovia apresenta a história de uma feiticeira que é condenada às chamas, ao final de um processo inquisitorial, pela prática de uma magia maior e estranha: a poesia. O espetáculo foi concebido e adaptado por Eliane França que, com Bruno Bessa, assina a encenação e também atua na montagem.

Além de manter a estrutura de auto medieval, a peça incorpora ao texto original outros poemas escritos pela autora. No palco, Eliane França, a feiticeira, Bruno Bessa, o inquisidor e o músico Márcio Meirelles contam e cantam a história de resistência à tirania que tenta massacrar o exercício poético de viver. O repertório traz canções de Nei Lopes e Wilson Moreira, entre outras de domínio público.

Assinado por Marcos Feio e Mayra Renna, o cenário retrata um tribunal inquisitorial, de inspiração medieval, onde acontece o julgamento da Feiticeira Cotovia. Juízes pintados em um painel e uma gaiola-prisão são algumas das representações simbólicas que compõem a cena do espetáculo. Os figurinos foram criados por Bruno Bessa e fazem alusão às roupas usadas na Europa nos séculos 15 e 16. As peça sofrem interferência brasileira em tecidos de algodões e fibras naturais, mesclados com adereços da cultura afro-brasileira.

Foto: Mauro Kury

Mapa do local

O Canto da Feiticeira Cotovia

Data 15 Jun 2009-02 Jul 2009
Até 02 de julho de 2009.

Preço(s) R$ 20,00.

Horário(s) Quarta e quinta, 20h30.

Endereço
Planetário da Gávea
Rua Padre Leonel Franca, 240, Sul 22451-000

Telefone (21) 2274-7722