Guia da Semana

Papa Francisco no Brasil em 2013

O recém nomeado Papa vem ao Brasil em sua primeira viagem ao exterior.

Papa Francisco no Brasil em 2013

Rua Monsen Manoel Gomes, 307, 20931-670

Telefone 2580-4479

O Brasil é o primeiro país a receber o Papa Francisco, nomeado em março. Ele chega ao País em 22 de julho e fica até o dia 28, passando pelo Rio de Janeiro e Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. Por conta de sua vinda, o Rio também sedia a Jornada Mundial da Juventude 2013

Veja toda a programação do Papa no Brasil: 

 Chegada e primeiros atos oficiais

O Papa chega ao Brasil no dia 22 de julho. A acolhida oficial acontece no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, a cerimônia de boas vindas é realizada no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dá o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil, além de toda comitiva papal.

 

Quarta-feira, 24 de julho


Visita a Aparecida do Norte

Na quarta-feira, dia 24 de julho, o Papa visita o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebra uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia é feita pelo Papa.

Um dos legados sociais da JMJ Rio2013


Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. 

 

Quinta-feira, 25 de julho


No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, entrega as chaves da cidade ao Papa, além de um breve encontro com representantes do mundo esportivo.

Durante a manhã, o Papa visita uma comunidade carente, uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013.  

 

Sexta-feira, 26 de julho


A Quinta da Boa Vista recebe um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atende quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.

Em seguida, alguns jovens detentos se encontram com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, na Glória. Após, há o tradicional almoço com os jovens de todos os continentes.

Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre. 

 

Sábado, 27 de julho


A primeira atividade do dia é a Santa Missa com os bispos na Catedral Metropolitana de São Sebastião. Logo após, o Papa Francisco se encontra com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal.

À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.

A partir das 19h30, o Papa Francisco fica em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013.

 

Domingo, 28 de julho


Às 10h, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anuncia o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude.

O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. 

Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deve encontrar-se com eles no Pavilhão 4 do Riocentro, às 17h30.

Há ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.

Onde Acontece

Por Rafaela Piccin
Compartilhe

Mapa do local

Comentários

Explore ao redor

Adegão Português - São Cristóvão

Adegão Português - São Cristóvão

937m Um dos mais conhecidos restaurantes especializados na comida portuguesa na Cidade Maravilhosa, o Adegão tem mais de 40 anos de tradição, com unidades também na Barra e Ipanema

Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast

Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast

1038m

Observatório Nacional

Observatório Nacional

1038m

Estádio Vasco da Gama

Estádio Vasco da Gama

1161m

Museu Nacional da UFRJ

Museu Nacional da UFRJ

1562m

Jeep Tour

Jeep Tour

1647m

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Fenômeno poderá ser visto de qualquer lugar a partir das 21h30 desta quarta-feira, 13

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Seleção brasileira ainda enfrentará Costa Rica e Sérvia

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Em parceria com a ClickBus, o Guia da Semana oferece passagens de ônibus para dentro e fora do Brasil

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Promoção ainda inclui desconto na estadia para quem conferir os eventos das casas

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Star Wars Land chega ao Hollywood Studios em 2019

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Confira opções de hospedagem para quem ainda não se programou para o festival