Guia da Semana
Turismo
Por Rafaela Piccin

Papa Francisco no Brasil em 2013

O recém nomeado Papa vem ao Brasil em sua primeira viagem ao exterior.

Papa Francisco fica no Brasil entre os dias 22 e 28 de julho (Reprodução)

Papa Francisco no Brasil em 2013

Rua Monsen Manoel Gomes, 307, 20931-670

Telefone 2580-4479

O Brasil é o primeiro país a receber o Papa Francisco, nomeado em março. Ele chega ao País em 22 de julho e fica até o dia 28, passando pelo Rio de Janeiro e Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. Por conta de sua vinda, o Rio também sedia a Jornada Mundial da Juventude 2013

Veja toda a programação do Papa no Brasil: 

 Chegada e primeiros atos oficiais

O Papa chega ao Brasil no dia 22 de julho. A acolhida oficial acontece no Aeroporto Internacional do Galeão/Antônio Carlos Jobim, a partir das 16h. Logo após, a cerimônia de boas vindas é realizada no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dá o seu primeiro discurso. No local, haverá a recepção protocolar das três esferas de governo. A recepção protocolar será feita pela presidente da república Dilma Rousseff, pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.

A Residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil, além de toda comitiva papal.

 

Quarta-feira, 24 de julho


Visita a Aparecida do Norte

Na quarta-feira, dia 24 de julho, o Papa visita o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebra uma Missa, após a veneração da imagem da Virgem na Basílica. A homilia é feita pelo Papa.

Um dos legados sociais da JMJ Rio2013


Ainda na quarta-feira, o Papa Francisco participa da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. 

 

Quinta-feira, 25 de julho


No dia 25 de julho, quinta-feira, Eduardo Paes, prefeito do Rio, entrega as chaves da cidade ao Papa, além de um breve encontro com representantes do mundo esportivo.

Durante a manhã, o Papa visita uma comunidade carente, uma favela da Zona Norte. A comunidade escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, recentemente pacificada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. 

Às 18h, o Santo Padre participa da festa de acolhida dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013.  

 

Sexta-feira, 26 de julho


A Quinta da Boa Vista recebe um dos maiores pontos de catequese do evento e a Feira Vocacional. O Santo Padre atende quatro confissões de jovens no local na manhã de sexta-feira, dia 26.

Em seguida, alguns jovens detentos se encontram com o Papa Francisco no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, na Glória. Após, há o tradicional almoço com os jovens de todos os continentes.

Às 18h, acontece a Via Crucis com os jovens, na orla da Praia de Copacabana, o terceiro Ato Central da JMJ, com um discurso do Santo Padre. 

 

Sábado, 27 de julho


A primeira atividade do dia é a Santa Missa com os bispos na Catedral Metropolitana de São Sebastião. Logo após, o Papa Francisco se encontra com representantes da sociedade da cidade e do Brasil no Teatro Municipal.

À tarde, participa de um almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende as dioceses do Estado do Rio de Janeiro) e o Séquito Papal, no grande refeitório do Centro de Estudos do Sumaré.

A partir das 19h30, o Papa Francisco fica em Guaratiba, no Campus Fidei para a Vigília de Oração com os jovens, quarto Ato Central da JMJ Rio2013.

 

Domingo, 28 de julho


Às 10h, o Papa Francisco reencontra os jovens da noite anterior no Campus Fidei para a Santa Missa de envio da JMJ Rio2013 e anuncia o próximo local que acolherá a Jornada Mundial da Juventude.

O almoço será com o Séquito Papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré. 

Para agradecer pessoalmente os 60 mil voluntários envolvidos nos trabalhos da Jornada, o Papa Francisco deve encontrar-se com eles no Pavilhão 4 do Riocentro, às 17h30.

Há ainda uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Sua partida de volta a Roma está marcada para as 19h.

Onde Acontece

  • Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (Particular)

    Serviços

    Rua Monsen Manoel Gomes, 307
    São Cristóvão | Como chegar >

  • Praia de Copacabana

    Passeios

    Avenida Atlântica, s/nº
    | Como chegar >

  • Restaurante Quinta da Boa Vista

    $$ | A dois | Almoço de negócios | Restaurantes | Variada

    Parque da Quinta da Boa Vista, s/n
    São Cristóvão | Como chegar >

  • Catedral Metropolitana

    Centro | Cultural | Pontos Turísticos

    Avenida Repúlblica do Chile, 245
    Centro | Como chegar >

  • Guaratiba (Público)

    Serviços

    Estrada da Ilha, 1575
    Guaratiba | Como chegar >

  • Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim - Galeão

    Outros

    Avenida 20 de janeiro, s/n
    Ilha do Governador | Como chegar >


Por Rafaela Piccin

Mapa do local

Explore ao redor

Adegão Português - São Cristóvão

Restaurantes

Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast

Arte

Observatório Nacional

Turismo

Estádio Vasco da Gama

Esportes

Museu Nacional da UFRJ

Arte

Jeep Tour

Turismo

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo