Guia da Semana

Guia da Semana

O Solar Subaé, antiga mansão do século 19, foi totalmente restaurado para abrigar a Casa do Samba de Santo Amaro. Inaugurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em setembro de 2007, o espaço tem a missão de preservar o samba de roda presente principalmente na região do Recôncavo Baiano.

O samba de roda é uma das principais matrizes do samba brasileiro e foi registrado como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan em 2004. Essa manifestação está enraizada em todo o estado da Bahia, principalmente na região do Recôncavo Baiano. Ao som de viola, pandeiros e prato-e-faca, os sambadeiros e sambadeiras formam a roda e dançam o miudinho - movimentos de sapateados para frente e para trás, com os pés, acompanhados dos quadris.

A casa abriga a exposição permanente Samba de Roda: Memória e Vida, com imagens, textos e objetos representativos da cultura do Recôncavo Baiano, além de um extenso acervo. O local também abriga a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Recôncavo Baiano.

Localizado a 72 km de Salvador, o Solar Subaé passou por um processo de processo de restauração minucioso para ser transformado na Casa do Samba de Santo Amaro. O trabalho envolveu a recuperação de pisos, paredes, estruturas, cobertura, forros, ferragens e louças.

Foto: Divulgação

Mapa do local

Casa do Samba de Santo Amaro (Santo Amaro da Purificação-BA)

Horário(s) Segunda a sexta, 8h às 17h; sábado, 8h às 14h.

Endereço
(a 72km de Salvador)
Rua do Imperador, 1, 40445-170

Telefone (75) 3241-5126

Atualizado em 30 Abr 2012.