Guia da Semana

Guia da Semana

O templo foi construído em um grande terreno doado por Dª Lourença Maria aos Franciscanos da Bahia em 19 de novembro de 1710. Como recompensa, ela exigiu a celebração de cinco missas anuais, sendo três para si e duas para sua filha, Ana Pereira de Negreiros.

Por volta de 1712 foi implantada a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, uma primorosa jóia da arquitetura colonial-religiosa, localizada a poucos metros do mar da Baía de Todos os Santos, no bairro da Boa Viagem.

Focada na arte barroca, a igreja possui a fachada toda revestida de azulejos pérola nacarados, de origem portuguesa, imponentes pilares em pedra (lajões) e uma grande porta (principal) de jacarandá. No lado esquerdo fica localizada a única torre em forma piramidal e revestida de azulejos portugueses de cores azul e marfim, formando desenhos simétricos. Lá existem quatro sinos, sendo o mais antigo deles datado de 1810.

Em seu interior o piso é de mármore cinza e no centro do teto todo azul os visitantes podem apreciar uma pintura evocativa da proteção de Nossa Senhora a veleiros singrando o mar. No altar ficam expostas quatro imagens: Nossa Senhora das Necessidades, à direita, São Gonçalo, à esquerda, Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes, na parte superior e abaixo a formosa imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, dentro de um nicho.

Fonte: Visite a Bahia

Mapa do local

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Horário(s) Segunda a sábado, das 8h às 13h /15h às 20h.

Endereço
Largo da Boa Viagem, s/nº, 40414-216

Telefone (71) 3314-1800

Atualizado em 29 Out 2013.