Guia da Semana
Arte
Por Anna Thereza de Almeida

Farnese de Saudade

O monólogo revive o universo do artista plástico Farnese de Andrade em um espetáculo instalação.

Monólogo revive o universo do artista plástico Farnese de Andrade em um espetáculo instalação (Divulgação/Rodrigo Castro)

Este evento terminou

Farnese de Saudade

Data 10 Abr 2014-27 Abr 2014
De 10 a 27 de abril de 2014

Preço(s) Grátis (retirar ingresso na bilheteria com 1 hora de antecedência)

Horário(s) De quinta-feira a domingo, às 19h15

Praça da Sé, 111, 01001-001

Telefone (11) 3321-4400

O espetáculo Farnese de Saudade chega à CAIXA Cultural São Paulo no dia 10 de abril e fica em cartaz até o dia 27 do mesmo mês. A peça, dirigida por Celina Sodré, contempla a vida e obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade (1926-1996), gênio esquecido e ícone internacional nos anos 1970.

Na peça, Vandré Silveira encarna o artista e narra as suas experiências em primeira pessoa. Textos, vídeo, entrevistas e depoimentos de pessoas próximas são fontes que, conjugadas, formam o texto da peça. O espectador não vê uma “cópia” do artista plástico. O personagem brotou das sensações e impressões que o ator experimentou ao entrar em contato com a história de Farnese e a sua capacidade de exprimir o inconsciente nos objetos que criava. 

A estrutura cênica da montagem é uma gaiola de ferro no formato de uma cruz inserida em um espaço repleto de areia (referência às praias que Farnese percorria na busca pelos objetos de suas obras). O espetáculo tem dois momentos, um dentro e outro fora da gaiola.

Dentro da estrutura, o ator revive o pensamento criativo de Farnese, como se fosse possível vê-lo construindo o seu inconsciente em cenas permeadas pelos símbolos sacros e pela memória da infância no interior de Minas Gerais. Fora da estrutura, a encenação representa a chegada do artista ao Rio de Janeiro, quando ele encontra o mar e outra fase se inicia. O cenário vai sendo montado e os objetos colocados de forma ritualística, como era a composição da obra do artista. 

Ao final de cada apresentação, há um bate-papo do ator com a plateia. Nos dias 11 e 13 de abril, a diretora Celina Sodré ministrará a oficina Objeto-Personagem sobre o processo criativo e dramatúrgico do espetáculo instalação. Vandré Silveira participa da oficina com seu testemunho sobre a experiência. As inscrições são gratuitas – os interessados precisam enviar currículo para farnesedesaudade@gmail.com.

 


Por Anna Thereza de Almeida

Mapa do local

Explore ao redor

Spritz Bar

Bares

Museu Padre Anchieta

Arte

Empada Caipira

Restaurantes

Nicolas Café

Restaurantes

Sebo Nova Floresta

Arte

Comida de Rua 24h

Turismo

Notícias recomendadas

Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro disponibiliza online seu acervo de pintura com mais de 400 itens

Arte

B3 cede obras de grandes nomes do movimento modernista ao MASP

Arte

Inhotim lança duas novas exposições virtuais no Google Arts & Culture

Arte

Google Arts&Culture disponibiliza obras do artista plástico e militante político Antonio Benetazzo; saiba mais!

Arte

Agora você pode visitar a exposição dos 20 anos de Harry Potter em uma plataforma online do Google; saiba mais!

Arte

Museu da Empatia chega a São Paulo com instalação interativa; saiba mais!

Arte