Este evento terminou
Até o dia 6 de novembro, o Itaú Cultural exibe a mostra Por trás da máscara: 50 anos de Persona. A mostra abrange cadernos de trabalho do diretor sueco Ingmar Bergman, com trechos do roteiro de Persona e material fotográfico e audiovisual – por exemplo, o único registro em cores do filme. É a primeira vez que o conteúdo é apresentado fora da Suécia.
Por Trás da Máscara é realizada em parceria com a fundação sueca e com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Como parte da programação, o filme será exibido (em cópia restaurada de DCP) no dia 20 de outubro, às 19h, seguido do debate Desvendando Persona, às 20h30, com participação do psicanalista Contardo Calligaris, da cineasta Tata Amaral, da diretora da Bergmancenter Helen Beltrame-Linné e do jornalista Sérgio Rizzo.
Persona tem em seus papéis principais as atrizes Liv Ullmann (senhora Vogler) e Bibi Andersson (Alma). Quando a personagem de Liv emudece sem explicação em meio a uma apresentação da peça Electra, do dramaturgo grego Sófocles, passa a receber os cuidados da enfermeira Alma. A partir do relacionamento intenso entre as duas, o filme aborda, entre outros temas, a noção de identidade.
Bergman realizou cerca de 60 filmes de ficção e documentários, além de ter dirigido mais de 170 peças de teatro. Seu trabalho impactou diretores como Woody Allen e David Lynch, além dos brasileiros Walter Hugo Khouri, Rubem Biáfora e Felipe Hirsch. Nas suas obras, discute sobre a morte, o chamado “silêncio de Deus” – um sentimento de falta ligado à religiosidade –, o erótico, a violência.
“Eu não quero fazer meramente filmes intelectuais”, disse Bergman, “eu quero que o público sinta os meus filmes”. E então, o que você pode sentir em Persona?
Mapa do local
Por trás da máscara: 50 anos de Persona
Preço Grátis
Data 15 Out 2016-06 Nov 2016
Horário(s) terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30] sábado, domingo e feriado 11h às 20h
Itaú Cultural
EndereçoSala Multiúso (piso 2)
Avenida Paulista, 149, 01311-000
Telefone (11) 2168-1778