Guia da Semana
Gastronomia
Por Amanda Matos

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

Evento contará com mais de 300 atividades.

* Imagem meramente ilustrativa (Foto: Shutterstock)

Este evento terminou

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

Preço Grátis

Data 03 Out 2018-28 Out 2018

Horário(s) Confira a programação abaixo

Entre os dias 3 e 28 de outubro, as 39 unidades do Sesc de todo o estado de São Paulo realiza a 2ª edição do Experimenta! Comida, Saúde e Cultura, iniciativa que promoverá mais de 300 atividades para que as pessoas possam se aprofundar ainda mais no universo da alimentação e suas conexões com a cultura, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico.

Para ajudar o público a escolher qual atividade participar, toda a programação do Experimenta! é baseada em temas norteadores: “Comer é Cultura”, “A Saúde Está na Mesa”, “Aqui se Planta, Aqui se Come”, “Diversidade no Prato: Sabores da Natureza”, “Se Está na Época, Tem na Feira”, “Cozinhar é Preciso” e “Conexão Comida”.
 

Confira a Programação de oficinas no Sesc Santana:
 

► Pão caseiro é alimento, sim. Com Papoula Ribeiro | 05/10, Sexta, das 19h30 às 21h30

A padeira Papoula Ribeiro apresenta uma aula para pais e filhos, com duas receitas: um clássico pão de leite e um banana bread, que as crianças vão adorar fazer em casa.
Papoula Ribeiro começou sua história com a gastronomia no exterior. No Brasil, trabalhou como  gerente do laboratório de pães do chef Olivier Anquier, onde adquiriu experiência no ramo da panificação. Por dois anos esteve à frente da Papoula Bakehouse, uma micropadaria focada na produção artesanal para entrega em domicílio. Assumiu o comando da Padoca do Maní em 2015, após prestar consultoria para a casa.


► Baguete de leite, delícia para o lanche | 17/10, Quarta, das 19h30 às 21h30

Anderson Miranda, do Mocotó, vai mostrar sua versão da tradicional baguete, com inspiração nos pães caseiros brasileiros. Junto ao chef Rodrigo Oliveira, Anderson Miranda trabalha no desenvolvimento da padaria do Mocotó, não apenas com receitas clássicas da fermentação natural, mas também trabalhando com ingredientes brasileiros.


► Teste a qualidade de uma farinha: você consegue | 18/10, Quinta, das 19h30 às 21h30

Raffaelle Mostaccioli, padeiro e pizzaiolo, ensina como avaliar uma farinha, mesmo sem laudos profissionais dos moinhos. Nascido na cidade de Scala, na Costa Amalfitana da Itália, Raffaele vem de uma família de quatro gerações de confeiteiros e padeiros. Aprendeu o ofício de produzir pães com cuidado e precisão com os pais. Desde 2012 faz parte do Grupo Egeu, responsável por casas como Girarrosto, Kaá, Pandoro e Jelly Bread.                              


► Pão de batata roxa: você já provou? | 25/10, Quinta, das 19h30 às 21h30

Beth Viveiros, a dona da Beth Bakery, demonstra a receita de um pão lindo e muito nutritivo, feito com batata doce roxa. Antes de começar a padaria artesanal, Beth Viveiros tinha uma carreira em uma empresa de engenharia.  Poucos meses depois de se desligar do mundo da engenharia, Beth já estava na escola de Shimura. Montou a Beth Bakery enquanto ainda estava fazendo aulas e hoje é uma das mais conhecidas empreendedoras no ramo da panificação.
 

Confira aqui a programação completa!


Por Amanda Matos

Notícias recomendadas

8 ingredientes para substituir o açúcar branco em receitas

Gastronomia

10 motivos para comer mais páprica

Gastronomia

7 dicas para fazer sorvete caseiro

Gastronomia

Dia dos Pais: 21 presentes para aquele pai que adora gastronomia

Gastronomia

10 canais no YouTube para quem ama gastronomia

Gastronomia

10 curiosidades sobre a pizza ao redor do mundo

Gastronomia