Nos dias 24 e 25 de maio, São Paulo recebe a 1ª edição do Festival Mil e Um Sabores — uma celebração da gastronomia, artesanato, música e dança folclórica do Oriente Médio e de países como Marrocos e Afeganistão. Inspirado no livro As Mil e Uma Noites, o evento traz aulas de danças árabes, show de hip hop e uma variedade de sabores de dar água na boca para o Largo da Batata, em Pinheiros (a 1 minuto da estação Faria Lima do Metrô).
Os estandes de comida apresentam delícias das culinárias árabe, libanesa, síria, marroquina e de outras regiões. Entre os destaques estão o tradicional cuscuz marroquino, do restaurante Comida Marroquina de Pelenho; charutos de folha de uva e de repolho; kafta, shawarma (pão pita recheado com finas fatias de carne assada no espeto e salada) e o irresistível falafel (bolinho de grão-de-bico).
Uma parte especial do festival será dedicada a sabores pouco conhecidos na cidade, trazidos por refugiados recém-chegados do Afeganistão, Irã e Iraque, acolhidos pela Organização de Resgate de Refugiados (ARRO). Um dos pratos servidos é o kabuli palau, receita típica afegã feita com arroz, carne, vegetais e especiarias. Neste espaço, também será possível encontrar peças artesanais feitas pelos refugiados, além de produtos do Egito e de outras regiões do Oriente Médio, disponíveis em diversas tendas do evento.
Confira a programação:
Sábado
13h – Banda Shabab: apresenta um repertório envolvente de ritmos libaneses e de outros países árabe.
15h – Dança do Cavalo: parte do folclore do sul do Egito, se caracteriza pelos movimentos vibrantes utilizando o bastão.
15h30 – Dança Tanoura: também tradicional do Egito, também é conhecida como a dança de giros, em que o dançarino, vestido com uma saia grande e colorida, rodopia criando um efeito colorido no palco.
15h40 – DJ 10zanu: vai animar o festival com setlist que mistura ritmos brasileiros e de outras culturas.
17h – Bellydance: popularmente conhecida no Brasil como a Dança do Ventre, fascina pelos movimentos sensuais dos quadris e do abdômen.
17h30 – Dança Said: dança folclórica, apresentada com bastão, simbolizando luta.
18h – Apresentação de Dabke: muito comum entre os povos da Síria, Líbano, Palestina e Jordânia, trata-se de dança em grupo, em que todos os participantes, de mãos dadas, ora batem os pés, dão pulos, gritos e aplausos.
18h30 – Aulão de dança árabe, com a professora Amelize Mattos
19h30 – DJ 10zanu
Domingo
13h30 - Apresentação de dança árabe.
14h30 – Banda Shabab.
15h - Dança Tanoura.
15h30 – Aulão de dança árabe, ministrado pela professora Carmi Souza.
16h30 – Bellydance ou Dança do Ventre.
17h – Dança Said.
17h30 – Dança Dabke.
18h- Dança Tanoura.
18h15 – DJ 10zanu
Mapa do local
Festival Mil e Um Sabores no Largo da Batata
Preço Grátis
Data 24-25 Mai
Horário(s) sábado e domingo, das 11h às 22h
Av. Brig. Faria Lima, S/N - Pinheiros,
Por Regina Lemmi