Guia da Semana
Na Cidade
Por Nathália Tourais

Cinema no Mirante: A Onda

Exibição acontece domingo, dia 10 de abril, e casa com momento atual do Brasil.

Reprodução

Este evento terminou

Cinema no Mirante: A Onda

Data Dom 10 Abr 2016
Dia 10 de abril de 2016

Preço(s) Gratuito

Horário(s) Domingo, às 19hs

Rua Carlos Comenale, s/n, 01332-030

O Cinema no Mirante exibe neste domingo, dia 10 de abril, o filme alemão A Onda, de 2008. Dirigido por Dennis Gansel, o filme é inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Morton Rhue e no polêmico experimento social da Terceira Onda. A sessão é gratuita e acontece às 19h, na famosa escadaria do local.

Além de aproveitar o Mirante, é também uma oportunidade de pensar – e repensar – o momento que vivemos em nosso país, afinal, o tema do filme se encaixa na intolerância que presenciamos e assistimos em alguns assuntos da atualidade.

Sinopse

Em uma escola da Alemanha, alunos têm de escolher entre duas disciplinas, uma sobre anarquismo e a outra sobre autocracia. Contra sua vontade, o professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia. Para exemplificar melhor aos alunos ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, os alunos acabam tornando o projeto da escola um movimento real e as coisas começam a ficar sérias demais.

A partir da história protagonizada por ele, o professor Ron Jones escreveu um ensaio/tese intitulado “A Terceira Onda”. O ensaio inspirou o livro “The Wave”, de Morton Rhue (pseudônimo de Todd Strasser), que se tornou tornou leitura obrigatória no currículo escolar alemão. A versão para os cinemas obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,5 milhões de pessoas haviam assistido ao filme.


Por Nathália Tourais

Mapa do local

Explore ao redor

Red Rose

Restaurantes

Promocenter

Arte

Alameda das Flores

Arte

Casa Vovó Palmirinha

Restaurantes

Museu de Arte de São Paulo - MASP

Arte

Feira de Antiguidades da Paulista

Turismo

Notícias recomendadas

Explore SP: Parelheiros é opção de área verde na zona sul da cidade

Na Cidade

10 lugares em São Paulo que valem as filas nos finais de semana

Na Cidade

Show da Ludmilla, festival de cerveja e churrasco e mais 19 eventos imperdíveis que rolam neste final de semana em São Paulo

Na Cidade

10 lugares para se sentir no interior sem sair de São Paulo

Na Cidade

7 roteiros para quem quer passar o dia explorando São Paulo

Na Cidade

Explore o Centro de SP: 10 lugares para conhecer na região da República

Na Cidade