Guia da Semana

Guia da Semana

Este evento terminou

O Cinema no Mirante exibe neste domingo, dia 10 de abril, o filme alemão A Onda, de 2008. Dirigido por Dennis Gansel, o filme é inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Morton Rhue e no polêmico experimento social da Terceira Onda. A sessão é gratuita e acontece às 19h, na famosa escadaria do local.

Além de aproveitar o Mirante, é também uma oportunidade de pensar – e repensar – o momento que vivemos em nosso país, afinal, o tema do filme se encaixa na intolerância que presenciamos e assistimos em alguns assuntos da atualidade.

Sinopse

Em uma escola da Alemanha, alunos têm de escolher entre duas disciplinas, uma sobre anarquismo e a outra sobre autocracia. Contra sua vontade, o professor Rainer Wenger (Jürgen Vogel) é colocado para dar aulas sobre autocracia. Para exemplificar melhor aos alunos ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de "A Onda" ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, os alunos acabam tornando o projeto da escola um movimento real e as coisas começam a ficar sérias demais.

A partir da história protagonizada por ele, o professor Ron Jones escreveu um ensaio/tese intitulado “A Terceira Onda”. O ensaio inspirou o livro “The Wave”, de Morton Rhue (pseudônimo de Todd Strasser), que se tornou tornou leitura obrigatória no currículo escolar alemão. A versão para os cinemas obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,5 milhões de pessoas haviam assistido ao filme.

Mapa do local

Cinema no Mirante: A Onda

Data Dom 10 Abr 2016
Dia 10 de abril de 2016

Preço(s) Gratuito

Horário(s) Domingo, às 19hs

Endereço
Rua Carlos Comenale, s/n, 01332-030

Por Nathália Tourais