Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

3º Mercado Manual

Festival dedicado à cultura feita à mão conta com mais de 80 expositores.

Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Max Press)

Este evento terminou

3º Mercado Manual

Preço Grátis

Data 26 Out 2019-27 Out 2019

Preço(s) entrada gratuita

Horário(s) sábado e domingo, das 10h às 18h

Endereço
Praça da Luz, 2, Centro 01120-010

Telefone (11) 3335-4990

A Pinacoteca de São Paulo apresenta, nos dias 26 e 27 de outubro, a 3ª edição do Mercado Manual, festival dedicado à cultura feita à mão, realizado pela Manual - rede de artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores, com intuito de criar ambientes de negócios, conhecimento, conteúdo e entretenimento. O evento integra a programação da primeira edição do SP Gastronomia, que será o maior programa gastronômico do país, com mais de 200 atividades nas 16 macrorregiões do estado de São Paulo.

São cerca de 80 expositores de artigos diversos — design, moda, decoração, beleza, bem-estar, joalheria, artigos infantis e gastronomia. A presente edição também oferece shows, incluindo o harpista Sole Yaya, a dupla de música eletrônica Xaxim e projeto musical do C de Cultura, e quatro oficinas de processos manuais.

Confira a programação completa:


SÁBADO:

10h às 18h - Atividades infantis com a Kombi dos Sonhos
11h30 - Oficina de aquarela, com Ju Girotto: Experimentação em aquarela, destinada a iniciantes ou quem já possui experiência em artes plásticas. Apresentação dos materiais e técnicas básicas, tipos de pinceladas, representação de formas e cores, composição, preenchimento e profundidade. A ideia é despertar o interesse e infinitas possibilidades de representação na aquarela. Ao final da oficina, os alunos poderão levar os trabalhos realizados.
13h - Show do grupo Discotiki + Sole Yaya: Num encontro inédito e criado especialmente para o Manual na Pina, o grupo experimental, que utiliza bases eletrônicas com elementos étnicos, recebe a harpista Sole Yaya para um show que mescla música africana, indiana e do Leste Europeu.
14h30 - Oficina de Garrafadas de Ervas Medicinais, com Mãe Solange Buonocore: A Mãe de Santo Solange compartilha seu lindo saber ancestral: a confecção de garrafada de ervas medicinais - infusão de plantas com grande poder terapêutico, usada para tratar diversas questões de saúde integrativa.
16h - Show do projeto Xaxim: Os produtores musicais Dudu Marote e Fabião formam o Xaxim, projeto de música eletrônica que mistura improvisos, edits e grooves. Um show que vai transformar a Pina num espaço para sentir e dançar.

DOMINGO:

10h às 18h - Atividades infantis com a Kombi dos Sonhos
11h30 - Oficina sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão, com Beeliving: Venha aprender sobre as abelhas nativas do Brasil e como podemos colaborar para sua preservação, além de aprender a produzir bombas de sementes.
13h - Show infantil, com Cris Barulins: Esta apresentação é fruto de uma pesquisa de repertório de canções da tradição oral e de cultura popular brasileira em suas várias regiões. Como cacuriás, congadas, toadas de capoeira, sambas, MPB e canções autorais.
14h - Oficina de Instrumentos Musicais (para crianças), com Brasil no Fio: As crianças construirão um chocalho para entreter e propagar a cultura popular brasileira. Um instrumento que também estimula a coordenação motora e o ritmo.
15h30 - Show - Homenagem a Daniel Reverendo e tambores do Sudeste - Projeto C de Cultura com Marquinho Mendonça, Paulo Dias e Fernanda de Paula: Músicos realizam homenagem ao músico, poeta, artesão e mestre da cultura popular afro-brasileira Daniel Reverendo, falecido em 2014, com canções de mestres da cultura popular do Sudeste brasileiro.


Por Amanda Matos

Mapa do local

Explore ao redor

Estação da Luz

Viagens

Flor Café

Restaurantes

The Lord Black Pub

Bares (antigo)

Museu da Língua Portuguesa - FECHADO TEMPORARIAMENTE

Arte

Palco Parque Jardim da Luz

Viagens

Vila dos Ingleses

Viagens

Notícias recomendadas

22 eventos imperdíveis que acontecem em São Paulo nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2020

Na Cidade

Programação de férias nos shoppings de São Paulo em janeiro de 2020

Na Cidade

Sesc Verão 2020: veja atividades esportivas gratuitas imperdíveis em janeiro e fevereiro

Na Cidade

25 passeios gratuitos imperdíveis em São Paulo em janeiro de 2020

Na Cidade

15 lugares que inauguraram recentemente em São Paulo e merecem a sua visita

Na Cidade

15 exposições imperdíveis em São Paulo em janeiro de 2020

Na Cidade