Guia da Semana
Na Cidade
Por Amanda Matos

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Maior evento japonês de rua do mundo apresenta programação cultural gratuita.

Foto: Luci Yizima/Divulgação (via assessoria de imprensa - inFato)

Este evento terminou

Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas

Preço Grátis

Data 13-14 Jul

Horário(s) sábado, das 10h30 às 19h | domingo, das 10h30 às 18h

Endereço
Praça da Liberdade, s/n, Centro 01503-010

Nos dias 13 e 14 de julho, o bairro da Liberdade estará em festa com a realização do maior evento japonês de rua do mundo, o Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas. A tradicional celebração da cultura japonesa no Brasil acontece desde a década de 70, e recebe cerca de 200 mil pessoas em um único final de semana.

Em sua 41ª edição, o evento oferece uma programação repleta de shows, danças folclóricas com a participação de cerca de 800 dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô. Vale ressaltar que a programação é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão. No dia 13, sábado, acontece das 10h30 às 19h e no dia 14, domingo, das 10h30 às 18h.

Durante o festival, as ruas do bairro e a Praça da Liberdade-Japão são decoradas com 80 bambus gigantes – com aproximadamente 13 metros de altura – e 500 com cerca de 2 metros, os quais recebem a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Neles, são pendurados os tanzakus, pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam os pedidos a serem entregues aos deuses.

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma simbolizando um desejo: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão e gratidão; rosa – amor; e azul – saúde e proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus para que as estrelas Altair e Vega, segundo a lenda, possam realizar os pedidos.

O festival teve início há mais de 1.150 anos na Corte Imperial e a data tornou-se feriado nacional em 1603. No Japão, o evento acontece em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional, com festividades realizadas em agosto para aproveitar as férias de verão das escolas. Já no Brasil, o Festival das Estrelas – Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL, sempre no mês de julho na Praça da Liberdade-Japão, na capital paulista.


Por Amanda Matos

Mapa do local

Explore ao redor

Feira da Liberdade

Viagens

Livraria Sol

Arte

Ludovicus

Na Cidade

Ikesaki Cosméticos

Compras

Audrey Make Up Center

Na Cidade

Futon & Home - Liberdade

Compras

Notícias recomendadas

19 lugares para fazer compras temáticas em São Paulo

Na Cidade

10 lugares em São Paulo para conhecer até o fim do ano

Na Cidade

5 cine debates interessantes para participar em São Paulo

Na Cidade

21 passeios imperdíveis em São Paulo nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2019

Na Cidade

8 passeios em São Paulo perfeitos para fazer antes do trabalho se você tem uma rotina flexível

Na Cidade

6 lugares em São Paulo para assistir a concertos de música clássica

Na Cidade