Guia da Semana

A cidade de São Paulo é uma eterna mistura de diferentes descendências, sendo considerada uma das capitais mais cosmopolitas do mundo. A cultura oriental ganha um espaço especial no coração dos paulistanos que não perdem a oportunidade de provar receitas deliciosas ou até mesmo conhecer lugares inspirados nos países da Ásia.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da cidade e fez um roteiro com 24 lugares em São Paulo que você precisa conhecer se ama a cultura oriental. Confira:

ESPAÇOS CULTURAIS


Foto: Shutterstock [Japan House e Pavilhão Japonês]

JAPAN HOUSE

A Japan House, na Avenida Paulista, é um dos primeiros centros culturais do mundo dedicado à cultura nipônica. Com entrada gratuita, a casa, que traduz perfeitamente o Japão do século 21, mas também mostra as raízes e tradições do país, oferece ao público exposições, oficinas, gastronomia oriental, uma extensa biblioteca e muita tecnologia. Ao todo, o local tem 2.500 metros quadrados e seu espaço é muito bem usado com três andares cheios de atrações e novidades para explorar e passar o tempo!

Endereço: Avenida Paulista, 52

PAVILHÃO JAPONÊS DO IBIRAPUERA

O Parque do Ibirapuera pode surpreender e oferecer aos paulistanos muito mais do que uma área verde na cidade. É que lá está o Pavilhão Japonês, construção inspirada no Palácio Katsura, em Quioto, entregue pela colônia japonesa no quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. Longe da agitação toda do parque, é possível encontrar sossego e calmaria. O cenário é formado por um jardim repleto de árvores japonesas, além de um lago com carpas coloridas.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, portão 3 e 10, s/n [Parque Ibirapuera]

MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

O Museu Histórico da Imigração no Brasil reúne parte da história e construção da cultura nipo brasileira, apresentando desde a chegada do primeiro imigrante até a comunidade toda nos dias de hoje. São mais de 97.000 itens que ilustram a história da imigração japonesa para o Brasil em 1908. O museu é de fato surpreendente e entrega uma verdadeira aula de história para os paulistanos.

Endereço: Rua São Joaquim, 381

BAIRRO DA LIBERDADE

O Bairro da Liberdade é um verdadeiro encontro da cultura oriental em São Paulo. Japoneses, chineses e coreanos encontram por lá o lugar perfeito para abrir seus estabelecimentos e encantar os paulistanos com seus costumes. Além das inúmeras lojinhas, restaurantes e mercearias, é possível curtir a Feirinha da Liberdade aos finais de semana [das 9h às 17h], quando as ruas são invadidas por barraquinhas de artesanatos e comidinhas pra lá de popular.

YZAKAYAS


Foto: Shutterstock


IZAKAYA MATSU

Os bons pratos de um verdadeiro boteco japonês passam pelo balcão do Izakaya Matsu. O salão é bem intimista - pra não chegar a falar apertado -, mas a proximidade com a cozinha e os atendentes tornam a experiência ainda mais interessante. No menu, opções de carnes, como coxa e sobrecoxa de frango em tiras, e molhos exóticos para ressaltar o sabor. As cervejas da carta de bebidas não podem ficar para trás.

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 403

IZAKAYA TOKI

O ambiente descontraído do Izakaya Toki acaba se tornando um ótimo lugar para colocar o papo em dia e experimentar boas criações que mesclam o clássico da cozinha japonesa com pinceladas contemporâneas. O cardápio da casa é especializado em pequenas porções, desse modo, os clientes têm a chance de degustar um pouco de tudo. A panqueca e a berinjela japonesa são excelentes recomendações da parte gastronômica. Para beber, se aventure entre os drinks feitos com gin.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 986

BUENO IZAKAYA

Charmoso, o Bueno Izakaya segue uma linha mais comportada em comparação às características clássicas dos botecos japoneses. Situado na região dos Jardins, a casa permite que os clientes explorem bastante a culinária oriental, com pratos que mergulham na gastronomia chinesa, japonesa e coreana. Entre os pedidos tradicionais que saem da cozinha estão o 'Chiken Katsu', frango frito, e os deliciosos espetinhos variados.

Endereço: Alameda Santos, 835

YORIMCHI IZAKAYA

Ao sentar no balcão do Yorimchi Izakaya, o público pode apreciar com maestria o trabalho dos cozinheiros na chapa. Dali saem os famosos espetinhos, que vão de barriga de porco ao tarê a frango com cebolinha e quiabo. O sucesso da casa não para por aí: do bar saem muitos drinks, saquês e boas opções de cerveja.

Endereço: R. Otávio Nébias, 203

JAPONESES


Foto: Shutterstock


YAKITORI

O restaurante japonês Yakitori é o único no Brasil especializado no petisco. Localizado em Moema, ele é uma das referências quando o assunto são yakitoris. O menu traz o clássico de frango com tarê grelhado, opções de vegetais e combinações no espeto. O ambiente da casa conta com mesas, mas também um imenso balcão para que os clientes possam ter uma experiência intimista e observar a produção dos pratos.

Endereço: Avenida dos Carinás, 93

SUSHI ISAO

O Restaurante Sushi Isao é um dos mais famosos da região da liberdade e sua fama se justifica pela comida de qualidade e farta. Ao contrário dos lugares gourmetizados, o cliente sobe umas escadas e encontra uma sala repleta de mesas e com um buffet recheado de opções que vão desde peixes crus a ostras frescas. O valor é cobrado por pessoa e é à vontade.

Endereço: Rua da Gloria, 111

TATA SUSHI

O Tatá Sushi é encabeçado pelo chef executivo Leonardo Young, campeão da terceira temporada do programa Masterchef. O ambiente sofisticado é decorado com lanternas japonesas no teto e uma iluminação aconchegante. Dentre as criações, Vieira com Foie Gras, flor de sal e molho teriyaki. Para beber, vale pedir o Martini Tatá, feito com azeitona siciliana, misturando com sake, vodka e Bitters. Além disso, a casa conta com 25 rótulos de sakes.

Endereço: Rua João Cachoeira, 278

MORI

Se você está procurando um delicioso rodízio japonês com direito a comida de qualidade e aos pratos clássicos, a dica é ir no Mori. A casa é conhecida pela qualidade de seus sushis que misturam receitas tradicionais e combinações bem inusitadas. Vale a pena conseguir um lugar no balcão, de onde saem receitas especiais feitas pelo sushiman [neste caso, paga-se um preço diferente do rodízio tradicional].

Endereço: Rua Dr. Mario Ferraz, 449

COREANOS


Foto: Shutterstock


KOMAH

Inaugurado em meados de 2016 na Barra Funda, o Komah é comandado pelo chef Paulo Shin e sua mãe, Dona Myung. Os pratos são produzidos com ingredientes orgânicos, muitos deles cultivados na horta do próprio restaurante. Os clientes fazem fila para conseguir uma das disputadas mesas da casa, que possui apenas 30 lugares.

Endereço: Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378


NEW SHIN LA KWAN

O New Shin La Kwan, localizado no bairro do Bom Retiro, é especializado no churrasco coreano, onde as proteínas, que podem ser bovinas, de frango ou porco, são grelhadas direto na mesa, em churrasqueiras portáteis. O braseiro é colocado à disposição dos clientes, que têm a liberdade de grelhar a sua carne até o ponto desejado. O prato é acompanhado por molhos e acompanhamentos típicos da culinária coreana.

Endereço: Rua Prates 343

PORTAL DA COREIA

Localizado no maior antro japonês de São Paulo, a Liberdade, o Portal da Coreia se destaca pela sua gastronomia fresca e autêntica, além do preço justo. A proprietária, Regina Hwang, é ex-bailarina de dança coreana e costuma receber os clientes com muita simpatia. Apesar do vasto cardápio, o forte da casa ainda é o churrasco, que pode ser de costela bovina, picanha, cupim, pato e até língua. Mas a proteína mais pedida é o bulgogi, contrafilé que vem cru e marinado em molho agridoce.

Endereço: Rua da Glória, 729

SURAH KOREAN CUISINE

Localizado no Itaim Bibi, o Surah Korean Cuisine combina um ambiente moderninho com um cardápio bem tradicional. Entre os clássicos da culinária coreana, destacamos o bibimbap (mexido de arroz, carne e vegetais como cenoura e abobrinha com um ovo por cima) e o porco picante (fatias de pancetta marinada na pimenta com arroz e salada). Os pratos são servidos com uma série de acompanhamentos, como o kimchi (hortaliças marinadas em condimentos) e o amendoim cozido, por exemplo.

Endereço: Rua Bandeira Paulista, 455

CHINESES


Foto: Shutterstock


TON HOI

Depois de passar por uma recente reforma, renovando a fachada e o interior do restaurante, o Ton Hoi volta a receber os paulistanos que buscam o melhor da culinária chinesa tradicional. O restaurante fica localizado na região do Butantã e se destaca pelo uso de massas frescas e caseiras em seus pratos. O lámen, o frango xadrez e a barriga de porco salteada são boas pedidas.

Endereço: Avenida Professor Francisco Morato, 1484


RONG HE

No Rong He, que conta com unidades na Liberdade, Paraíso e Indianópolis, é possível assistir ao preparo da massa artesanal, por meio de uma janela de vidro que dá pra cozinha. O restaurante segue a técnica milenar chinesa de se fazer lámen, repuxando a massa até que ela se transforme em centenas de fios - e é realmente um processo incrível de se assistir. Ao lado dos hashis, o cliente também ganha uma tesoura para auxiliar no corte e manuseio da massa.

Endereço: Rua da Glória, 622 | Rua Tutóia, 312 | Avenida Ibirapuera, 2343


P.F CHANG'S

Em contraponto aos pequenos restaurantes tradicionais, a rede norte-americana de comida chinesa PF Chang's faz sucesso em suas duas unidades localizadas em São Paulo (Avenida JK e Shopping Pátio Higienópolis). O cardápio traz pratos preparados em wok, aquela panela em forma de meia-lua que é essencial na culinária asiática, trazendo sabores defumados, caramelizados e texturas crocantes aos pratos. Do Lo Mein ao Kung Pao, o cardápio oferece grande variedade de pratos orientais.

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 627 | Avenida Higienópolis, 618 [Shopping Pátio Higienópolis]


GOLDEN PLAZA

Um jardim oriental e uma fachada característica dos antigos palácios chamam a atenção ao Golden Plaza, restaurante tradicional chinês na região do Morumbi. O local carrega uma história de 30 anos, oferecendo uma variedade de pratos que abrange as quatro principais cozinhas regionais da China. Além de oferecer pratos à la carte, de segunda a sexta é possível desfrutar de um buffet de almoço bem diversificado.

Endereço: Rua Luís Gonzaga de Azevedo Neto, 263

BÔNUS: LÁMEN


Foto: Shutterstock

Apesar de sua origem ser chinesa, foi no Japão que o lámen ganhou personalidade e se tornou um dos pratos preferidos dos orientais. Com texturas, caldos e acompanhamentos que invocam um sabor diferenciado, o lámen dominou o mercado gastronômico paulistano com sua excentricidade.

Por isso, nós também reunimos alguns points da cidade que são especializados nesse prato super saboroso:

TAN TAN NOODLE BAR

O Tan Tan Noodle Bar busca explorar o universo dos noodles, além de oferecer uma carta de drinks modernos e autênticos para seus clientes. Inspirado de cima a baixo pela cultura oriental, a casa possui um pequeno salão que vai de encontro à cozinha. O cardápio muda constantemente devido a sazonalidade dos ingredientes - muitos são importados -, e tem sugestões de lámen e porções aperitivos, entre eles, 'Kaarage de Copa', 'Yakimen' e 'Gyozas'.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 153

JOJO RAMEN

O restaurante é especializado no lámen tradicional, prato típico da cultura japonesa, que é feito artesanalmente pela casa. Além dos bowls de macarrão, o Jojo Ramen possui combos com Karaguedon e nada mais - as sugestões são precisas e feitas para agradar quem realmente é fã do prato.

Endereço: R. Rafael de Barros, 262

HIRÁ RAMEN

O Hirá Ramen Izakaya tem ótimas opções de bebidas com saquê e shochus orientais, drinks variados e os tradicionais ramens para almoço e jantar. Com um cardápio peculiar, é possível degustar pratos diferentes e inusitados no local, por exemplo, o 'Kaki Furai', que nada mais é que ostras empanadas. Vá pronto para experimentar clássicos da culinária japonesa, mas também variações exóticas da gastronomia oriental.

Endereço: R. Fradique Coutinho, 1240

ASKA

O Aska é referência no quesito lámen 'bom e barato' no bairro nipônico paulistano. No cardápio, o cliente pode escolher entre três opções de massa, além do caldo à base de galinha, de porco ou demais combinações da casa. Vá preparado para gastar dinheiro vivo, pois o estabelecimento não aceita cartões.

Endereço: R. Galvão Bueno, 466 - Liberdade

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 23 Jul 2019.