Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

É tempo de polvo

O molusco, um dos ingredientes mais tradicionais da culinária peruana, é tema de um festival no restaurante Killa, em Perdizes.

Este evento terminou

É tempo de polvo

Data 09 Ago 2011-21 Ago 2011
De 13 a 21 de agosto.

Preço(s) Sob consulta.

Horário(s) Terça e quarta, das 19h às 23h30; quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h30; sexta, das 12h às 15h e das 19h à meia-noite; sábado, das 13h às 16h e das 20h à meia-noite; domingos e feriados, das 13h às 17h.

Endereço
Rua Tucuna, 689, 05021-010

Telefone (11) 8551-8511

O polvo não é um dos pratos mais conhecidos da culinária brasileira, além de ser frequentemente confundido com a lula. Para trazer um pouco do sabor desse ingrediente surpreendente, um dos mais tradicionais da cozinha peruana, o restaurante Killa Novoandino, em Perdizes, vem com a Temporada do Polvo, que vai do dia 13 a 21 de agosto. Para quem ainda acha que polvo e lula são moluscos parecidos, aqui vão duas dicas que mostram grandes diferenças. "Para preparar a lula, usamos mais o corpo, porque os tentáculos são pequenos. Já do polvo, usamos os tentáculos, porque são mais grossos", explica o chef do Killa, Dylan Koishi. O paladar também reconhece o gosto dessas duas carnes distintas. "O gosto da lula é mais suave. O do polvo é mais marcante", continua. O cardápio para essa temporada traz um prato que, de tão tradicional na culinária do Peru, é praticamente uma instituição: o Pulpo al Olivo é feito com lâminas de polvo e vem com molho de azeitonas pretas peruanas. Mas não é só isso. O molusco aparece em outras entradas e em uma opção de prato principal. Entre as criações do chef Koishi estão o Pulpo Crocante, que traz os tentáculos marinados com ají panca, um tipo de pimenta, e purê rústico de batatas; o Tiradito de Pulpo, feito com lâminas de polvo marinados com limão e molho chimichurri; o Pulpo a la Chalaça, que traz o ingrediente cortado na forma de cubos e acompanhado de vinagre, tomate, cebola roxa, milho e abacaxi; e o prato principal: Chaufa de Pulpo, com arroz salteado, ovos, legumes e molho chifa. O polvo não é tão comum por aqui por dois motivos, apontados pelo chef Koishi. Um deles é a dificuldade de encontrá-lo no Brasil: ele é importado na grande maioria das vezes, e o Peru é um dos maiores produtores do ingrediente. Além disso, o brasileiro não está acostumado com a sua preparação, que passa pela limpeza das ventosas e o tempo de cozimento. "As pessoas acham difícil cozinhar, porque ele fica um pouco duro. Eu costumo cozinhar o polvo por 30 ou 40 minutos", explica. Mas isso não deve servir de desculpa para não aproveitar a temporada do Killa e conhecer essa iguaria que é assiiim... uma Brastemp. Foto: Divulgação

Mapa do local

Explore ao redor

Piccolo Bistrot

Restaurantes

Bar Desembargador

Bares (antigo)

Boulevard da Tata

Restaurantes

Casa do Espeto - Perdizes

Bares (antigo)

Botequim Bar & Grill

Bares (antigo)

Velho Rabo

Bares (antigo)

Notícias recomendadas

Restaurantes em São Paulo com menu especial para o Dia das Mães 2021

Restaurantes

30 lugares para pedir delivery de parmegiana em São Paulo

Restaurantes

Mizuki Poke aposta em seis opções de pokes diferenciados; saiba mais!

Restaurantes

Starbucks lança combinações exclusivas para o delivery com 15% de desconto; saiba mais!

Restaurantes

Restaurantes em São Paulo para pedir delivery na Páscoa 2021

Restaurantes

Restaurante America lança Ovo de Páscoa Farofino em parceria com Carole Crema; saiba mais!

Restaurantes