Guia da Semana

Guia da Semana

Em 1598, o monges beneditinos chegaram a São Paulo e se instalaram no Largo de São Bento, onde permanecem até hoje. Um dos principais pontos turísticos da capital paulista, o Mosteiro de São Bento foi fundado em julho do mesmo ano, mas a construção do conjunto beneditino como conhecemos atualmente - compreendendo a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio São Bento - só foi concluída em 1914.

+ Confira os lugares para se sentir um verdadeiro paulistano
+ Veja a programação grátis em São Paulo
+ Confira a programação do Centro de São Paulo

Entre os destaques que podem ser vistos na Igreja, construída em estilo normando-bizantino, estão o crucifixo barroco de 1777; as estátuas dos Apóstolos distribuídas ao longo da nave; a capela do Santíssimo Sacramento ricamente decorada; os vitrais da Assunção, dos Evangelistas e de São Bento; e o órgão de tubos feito pela casa Walcker, na Alemanha.

A visitação pode ser feita de segunda a quarta e sexta, das 6h às 18h, e aos sábados e domingos, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Porém, para experimentar o verdadeiro espírito beneditino, é possível assistir à missa das 10h aos domingos, com o secular canto gregoriano. Após a missa, ainda é possível comprar artigos sacros como imagens e medalhas, e o tradicional pão dos monges.Foto: Alexandre Urch / Site oficial

Mapa do local

Mosteiro de São Bento

Horário(s) Diariamente, das 7h às 19h.

Endereço
Largo de São Bento, s/nº, Centro 01029-010

Telefone (11) 3328-8799

Atualizado em 11 Fev 2014.