Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Vila de Paranapiacaba

Vila de Paranapiacaba

Endereço
Situada a pouco mais de 50 km da capital paulista
Alto da Serra do Mar,, 04824-090

Telefone (11) 4433-0643

Ponto turístico de Santo André, a Vila de Paranapiacaba fica situada a 50 quilômetros da capital paulista e foi construída pelos ingleses. Localizada no alto da Serra do Mar, nasceu em 1860, quando trabalhadores da construção da primeira ferrovia do Estado de São Paulo se instalaram no local. Ligando o porto de Santos ao planalto, o trem começou a funcionar em 1867, com o transporte de café. Antes pertencente à Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA, o lugar foi adquirido por Santo André em 2002, pelo valor de R$2,1 milhões.

A Maria-Fumaça se tornou objeto de atração, oferecendo passeios aos sábados, domingos e feriados. Ela percorre um trecho de um quilômetro dentro da área do Museu Ferroviário. Além disso, o visitante pode conhecer o Museu Castelinho, o Museu Funicular (preserva o sistema de tração da ferrovia e outras peças), o Antigo Mercado, o Clube União Lyra Serrano (que recebe atividades culturais e sociais), o relógio da estação e o campo de futebol, onde Charles Miller jogou a primeira partida do esporte no Brasil, em 1894.

Para quem gosta de contato com a natureza, Paranapiacaba também oferece opções. Lá, está o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, criado em 2003, que preserva recursos naturais da Mata Atlântica. A área de quase 4 milhões de metros quadrados abriga cedros, bromélias e orquídeas. Na fauna, há sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outras espécies. É possível, ainda, realizar trilhas abertas com visitas controladas por monitores, além de participar de um circuito de arborismo. O parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Como chegar:

De carro: Seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Daí pegar a SP 122 até Paranapiacaba.

De ônibus: Saídas a cada 40 minutos do Terminal Rodoviário de Santo André (Tersa), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires - fone: 4828-1019).

Foto: Divulgação PMSA

Atualizado em 27 Jul 2012.

Mapa do local

Explore ao redor

Habibs - Grajaú

Restaurantes

Centro Cultural Municipal do Grajaú - Palhaço Carequinha

Viagens

Sesc Interlagos

Viagens

Parque Lúdico do Sesc Interlagos

Viagens

Viveiro Vivo

Na Cidade

São Fernando Golf Club

Viagens

Notícias recomendadas

Rota romântica na Alemanha é perfeita para uma viagem a dois; conheça!

Viagens

7 passeios imperdíveis na cidade de Jaú, interior de São Paulo

Viagens

10 museus que todo amante de literatura precisa conhecer ao redor do mundo

Viagens

7 museus de figuras importantes brasileiras que você precisa conhecer

Viagens

O que fazer na cidade de El Calafate, na Argentina

Viagens

Conheça o incrível Parque Nacional Anavilhanas, no Amazonas

Viagens