Guia da Semana
Turismo
Por Marina Marques

MaiFest 2017

Festival celebra a cultura alemã nos dias 27 e 28 de maio no Brooklin.

Festa celebra a cultura alemã com atividades e apresentações (Divulgação)

Este evento terminou

MaiFest 2017

Preço Grátis

Data 27 Mai 2017-28 Mai 2017

Preço(s) Entrada gratuita

Horário(s) Das 10h às 22h

Rua Joaquim Nabuco, s/nº, 00000-000

A 18ª edição da MaiFest, festival de cultura alemã que acontece nas ruas do Brooklin, acontece no final de semana dos dias 27 e 28 de maio, das 10h às 22h, no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campo. A entrada é gratuita e a festa traz comidas típicas, danças, apresentações, atividades para toda a família e música ao vivo.

Gastronomia

Haverá grande variedade de pratos alemães como o currywurst, einsbein, salsichões, entre outros, assim como acarajé, nhoque, yakisoba e muito mais. O cardápio da SOBEI (Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos) inclui seis pratos, dentre eles estão: Kassler, o qual vem com chucrute; Eisbein, joelho de porco assado à pururuca com chucrute; Salchições; Frango e cupim recheados acompanhados de farofa, todos os pratos citados acompanham salada de batatas. Além do pratos, é servido ainda porções de linguiça, cupim ou salsicha e chopp Ashby, a bebida oficial da festa.

No Rei do Joelho terá a famosa churrasqueira giratória com joelho de porco assado e joelho no pão francês, pernil no pão, ambos com vinagrete, porção de joelho picado, Schlachtplatte, prato tamanho família que acompanha 1 joelho inteiro, 4 salsichões, 2 bistecas, salada de batata e chucrute.

Outros points muito visitados são as tradicionais barracas dos salsichões grelhados da Berna, as quais disponibilizam: Cervela, elaborada com carne bovina e gordura suína. O produto não é feito com corantes, sua coloração acontece naturalmente através da defumação. A Kalbsbratwurst tem na composição carne de vitelo, que é mais clara, e por não levar conservante se mantém com a coloração branca. Outra opção é a barraca de especialidades com Kartoffelpuffer, batata alemã com coberturas de purê de maçã, requeijão ou geleia de morango, entre outros.

Quem quiser saborear outros pratos e mais petiscos pode ir ao bar germânico Zur Alten Mühle e experimentar canapés de linguiça no pão preto, o bolinho de carne e linguiça com recheio de queijos ou o prato Chucrute Garnie composto de joelho de porco, kassler, salsichas e batata sauté, o qual pode servir até 4 pessoas.

Durante o fim de semana, as ruas serão invadidas por produtos de criação local que são o patrimônio gastronômico e orgulho de algumas empresas como a Empório da Dona Mita, cujas conservas, antepastos e geleias são de fabricação própria. Um destaque é para a pasta feita de alho negro, o qual possui um alto valor nutritivo, antioxidante e auxilia no processo digestivo.

Sobremesas

Já entre as sobremesas, a barraca Doçura Doces SP levará “pastelninho”, são pasteizinhos feitos com massa de leite ninho e recheados com Nutella, Ovomaltine, Oreo, nozes, limão e doce de leite.  Já a Que Seja Doce terá doces finos artesanais, como macarons, canelés de Bordeaux, merengues e crème brûlée. E a Panya Brasil deixará o evento mais gostoso com suas sobremesas, como o Bienenstich, bolo com cobertura de caramelo com amêndoas e Schokoladenkuchen, bolo de chocolate amargo, úmido e macio.

Veganos e intolerantes à lactose podem se deliciar com os sorbets (doce gelado feito à base de água) da DAS EIS Sorvetes Gourmet. Os produtos são 100% naturais, ou seja, sem adição de qualquer substância química como aromas, conservantes, corantes e gordura hidrogenada. A fabricação é feita com ingredientes frescos como frutas, folhas aromáticas (menta, erva cidreira...), leite e creme de leite fresco.


Sorvetes (à base de leite) e sorbets (à base de água). Para fazer a base é usado biomassa, inhame e cará

Sorvetes (à base de leite) e sorbets (à base de água). Para fazer a base é usado biomassa, inhame e cará. E ainda: maçãs do amor, queijos, camarão crocante, cachorro-quente, produtos lácteos, doces cristalizados e em compotas, frutas banhadas no chocolate, cocadas, brigadeiros, rapaduras, pamonha, bicho-de-pé, entre outros.


Por Marina Marques

Mapa do local

Explore ao redor

Santa Marcelina - Pizzaria

Restaurantes

Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho

Arte

Cidade das Crianças

Turismo

Habibs - Vieira de Morais

Restaurantes

Kuka Livre

Arte

Confeitaria Cristhina

Restaurantes

Notícias recomendadas

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo