Guia da Semana

Felizmente já passou a época em que ser artista independente era associado a ser desconhecido. Hoje em dia, um grande número de músicos se dão muito bem na cena independente, prova de que ainda há muito o que crescer e dar espaço a novos artistas.

+ Confira os shows internacionais que rolam em 2013
+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 10 artistas independentes que você tem que conhecer - ou reconhecer.

Emicida

Ok, esse todo mundo conhece. Mas o que poucos sabem é que este ano o rapper lançou seu primeiro CD gravado em estúdio; os anteriores são considerados mixtapes.

Confira o primeiro sucesso de O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui, "Crisântemo", que fala sobre a morte inesperada do pai de Emicida:

Tulipa Ruiz

Bem conhecida na cena independente e com shows concorridos, Tulipa Ruiz tem dois discos gravados. Pode ser associada ao que chamam a "nova MPB".

Ouça o último trabalho lançado, Tudo Tanto, de 2012:

Lucas Santtana

"Novo" ele não é, por ter mais de 15 anos de carreira. Porém cada vez mais Lucas tem alcançado prestígio por conta de suas músicas experimentais, com ritmos que embalam e letras espertas.

Assista ao clipe de O Deus Que Devasta Mas Também Cura, música homônima ao último CD:

Céu

A artista, que já está em seu 3º CD e fez participações em trabalhos de Herbie Hancock e Nação Zumbi, conquista diferentes tipos de público com sua voz calma e serena, e seus ritmos que vão desde samba e forró até reggae e dub.

Ouça uma das músicas mais famosas, Malemolência:

Karol Conká

A rapper lançou seu primeiro disco, Batuk Freak, neste ano, em 2013. Um som diferente do rap tradicional e do pop, mas que contém elementos de ambos estilos, é o que chega próximo dos hits de Karol Conká.

Ouça a faixa "Que Delícia", do novo trabalho:

Sobrado 112

Apesar de a banda já ter chegado ao seu fim, não é difícil achar, na internet, os três álbuns lançados e apreciar o mix de polka, ska, reggae, rock e todos os estilos que são possíveis de identificar. Instrumental de qualidade com letras que remetem ou tiram sarro do cotidiano.

Conheça Café, um dos maiores sucessos:

Pata de Elefante

Um instrumental sempre cai bem. Por isso, o Pata de Elefante não poderia faltar na lista; com guitarras marcantes e riffs espertos, o som da banda conquista os adeptos do rock'n'roll.

Veja o clipe de Um Olho No Fósforo, Outro Na Fagulha:

Cabana Café

A MPB agradece a existência do Cabana Café. O vocal feminino dá um "quê" de especial e combina com a melodia que conquista no primeiro play.

Assista ao clipe de "Jogo de Malandro":

O Terno

O trio paulistano vem ganhando espaço na cena musical. Ganharam o prêmio Aposta MTV em 2012 e contam histórias inusitadas em suas letras.

Veja o clipe de um dos hits, 66:

Aeromoças e Tenistas Russas

Apesar do nome no feminino, os quatro integrantes são rapazes. Eles são do interior de São Paulo, da cidade de São Carlos, e fazem um som instrumental meio psicodélico, meio experimental.

Veja a apresentação de "Kirilenko", no circuito SESC:

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 2 Dez 2013.