Guia da Semana

A 19ª edição do Cultura Inglesa Festival vai acontecer de 4 a 21 de junho e trará dezenas de atividades gratuitas para São Paulo. Além de espetáculos, filmes, programação infantil e exposições, o evento ainda encerra, no dia 21, com shows nacionais e internacionais imperdíveis no Memorial da América Latina.

Se você ainda está em dúvida ou não se convenceu que deve ir a uma - ou várias - das tantas atividades do Cultura Inglesa Festival 2015, confira então 10 motivos para frequentar esse fantástico evento sobre a cultura britânica!

1. É de graça!

Image and video hosting by TinyPic

Além de poder apreciar várias atrações legais, você ainda fará isso tudo de graça - inclusive os shows (para estes, é preciso retirar ingresso com antecedência, saiba como aqui).

2. Visitar a exposição Fantástico Mundo Britânico

A partir da hesitação entre o real e a ilusão, o visitante é convidado a imergir em um passeio mágico sobre a literatura britânica fantástica, passando por suas diversas variantes históricas, temáticas e estéticas. Confira local e horário.

3. Helena Bonham Carter

Image and video hosting by TinyPic

A mostra As Personagens Fantásticas de Helena Bonham Carter, presta uma homenagem à consagrada atriz, que deu vida à diversas personagens de ficção fantástica e traz filmes como Harry Potter e a Ordem da Fênix, A Noiva Cadáver, O Planeta dos Macacos, entre outros.

4. Tem espaço para as crianças

Entre as atrações que poderão ser aproveitadas pelas crianças e pais estão a Oficina Os Sons Fantásticos de Tum Pá que convidará os participantes a brincar de fazer música com o grupo Barbatuques. Já a Oficina Ciência Maluca com MadScience abordará a ciência de forma divertida e interativa, em uma atividade na qual pais e filhos aprenderão juntos e farão experimentos chocantes. Também haverá peças e sessões de cinema. Confira a programação para saber as datas.

5. Harry Potter

Image and video hosting by TinyPic

Além de trazer momentos especiais da atriz Helena Bonham Carter, o evento contará com um bate-papo sobre a construção de personagens fantásticos com o maquiador Stephen Murphy, responsável pela maquiagem FX de filmes como a saga Harry Potter. O bruxinho ainda faz parte da exposição Fantástico Mundo Britânico.

6. Treinar seu inglês

Image and video hosting by TinyPic

Depois de visitar as exposições, ver os filmes e decorar as letras das músicas das bandas para os shows, não tem como não estar com o inglês bem mais afiado! ;)

7. Aprender mais sobre a cultura britânica

Image and video hosting by TinyPic

Tem maneira melhor de conhecer um local do que através da cultura? O festival é uma ótima maneira de fazer uma imersão no Reino Unido através da música, do cinema e da história, tudo isso da forma mais interativa possível.

8. O rock cool do The Strypes

Image and video hosting by TinyPic

A idade dos integrantes do The Strypes é de apenas 17 a 19 anos, mas o som já é profissa. A banda irlandesa vem pela primeira vez ao Brasil e são considerados os "novos Beatles" e Noel Gallagher, Paul Weller e Carl Barat são alguns dos artistas que já distribuíram elogios aos meninos.

9. Gaby Amarantos cantando as “Divas Britânicas”

Image and video hosting by TinyPic

Também tem atração nacional no evento, e bem inesperada! No show do dia 21, Gaby Amarantos irá cantar as “Divas Britânicas”, estarão no repertório: Amy Winehouse, Adele e até Freddie Mercury.

10. O talento de Johnny Marr

Ele, que já foi atração principal no Lollapalooza brasileiro, é o histórico guitarrista e um dos fundadores (junto com Morrisey) do The Smiths, a banda de Manchester que mudou os rumos do rock na década de 80, e traz ao festival a turnê de seu recém-lançado álbum Playland.

Por Marina Marques

Atualizado em 19 Jun 2015.