Guia da Semana

Junho começou. O mês que marca o início do segundo semestre (já estamos no meio do ano, dá pra acreditar?) está cheio de festivais de música e shows bacanas em São Paulo.

+ Saiba tudo sobre o Rock in Rio 2013
+ Veja os shows que acontecem durante a semana
+ Confira os shows internacionais confirmados em 2013

Tem para todos os gostos e gêneros. No dia 6 começa mais uma edição do BMW Jazz Festival. O evento rola até o dia 8 no HSBC Brasil e traz apresentações de Pat Metheny, Esperanza Spalding, Brad Mehldau e muitos outros. No dia 9, o festival ainda oferece um show gratuito no Parque do Ibirapuera.

Na semana seguinte é a vez do blues. O Best of Blues acontece entre os dias 10 e 13 de junho no WTC Golden Hall e traz nomes de peso como Buddy Guy, Dr. John e Taj Mahal.

E não é só isso. Ainda tem o gratuito Cultura Inglesa Festival com Bonde do Rolê, Kate Nash e The Magic Numbers; Gal Costa e Milton Nascimento, ambos no HSBC Brasil e muitos mais.

Veja uma lista com os dez shows imperdíveis que rolam em São Paulo em junho:


O braço paulista da 3ª edição do BMW Jazz Festival acontece entre os dias 6 e 8 de junho no HSBC Brasil e dia 9 no Parque do Ibirapuera. Os grandes destaques da programação são Pat Metheny, Esperanza Spalding e Brad Mehldau. Os shows do último dia de festival no Ibirapuera são gratuitos.


Entre os dias 10 e 13 de junho Best of Blues Festival. O line-up do evento traz grandes nomes do gênero, como Buddy Guy, Dr. John e Taj Mahal, além do vocalista do Soundgardem Chris Cornell que mostra seu show acústico.


O norte-americano Bill Medley faz sua estreia em palcos brasileiros no dia 12 de junho, quarta-feira. O cronner, ícone do gênero Blue-eyed-soul, termo designado para falar de brancos que cantam Rhythm & Blues e Soul, imortalizou hits como "You’ve Lost That Lovin’ Feeling" e "Unchained Melody" nos anos 1980.


Ícone da soul music na década de 1970, o The Stylistics se apresenta no HSBC Brasil também no dia 12. O grupo celebra os mais de 40 anos de sucessos e relembra hits como “You are Everything”, “You Maked me Feel Brand New” e “I´m Stone in Love With You”.


Gal Costa voltou ao cenário musical no final de 2011 com o lançamento de Recanto, seu mais recente álbum. Com produção de Caetano Veloso, o trabalho marca o início do flerte da musa da Tropicália com a música eletrônica. No repertório, além das canções de novo disco, Gal canta clássicos como “Divino Maravilhoso”, “Baby” e tantos outros. O show acontece no dia 15 de junho.


Os shows – todos gratuitos – da edição 2013 do Cultura Inglesa Festival acontecem dia 23 de junho no Memorial da América Latina. Os destaques da programação são os curitibanos do Bonde do Rolê tocando The Cure além dos britânicos Kate Nash e The Magic Numbers.


Com mais de 100 milhões de discos vendidos, Diana Ross faz uma série de dois shows no Espaço das Américas dias 25 e 26 de junho. A cantora iniciou sua trajetória no grupo The Supremes no final da década de 1950 e, desde então, já emplacou hits como "All For One", "Why Do Fools Fall in Love", "Upside Down" e "Missing You".


Após uma concorrida apresentação em abril, Milton Nascimento está de volta ao HSBC Brasil nos dias 27 e 28 de junho. O cantor e compositor mostra o show Uma Travessia, que relembra velhos sucessos e tem participação de Wagner Tiso e Lô Borgers.


Zeca Pagodinho celebra 30 anos de estrada com uma série de dois shows no Credicard Hall dias 28 e 29 de junho. O sambista carioca mostra seu novo álbum, Vida que Segue, que traz regravações de clássicos como “Camarão que Dorme a Onde Leva” e “Suor no Rosto”.


O Avantasia, supergrupo liderado por Tobias Sammet – que é vocalista da banda alemã de heavy metal Edguy -, se reuniu mais uma vez para a gravação de The Mystery of Time, lançado em março deste ano. O show, uma Ópera Rock grandiosa, rola dia 29 de junho.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 11 Jun 2013.