Guia da Semana

Roger Waters é um dos maiores ícones, não só do rock progressivo, mas da história da música. O artista fez parte do Pink Floyd, banda que é referência no estilo e é uma das mais consagradas até os dias de hoje.

+ Confira os shows internacionais que rolam em 2013
+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

O vocalista e baixista inglês faz aniversário no dia 6 de setembro e, no ano de 2013, completa 70 anos de idade. Por isso, o Guia da Semana separou 7 momentos da carreira de Roger Waters. Confira:

Entrada no Pink Floyd

Após a saída de Syd Barrett, até então vocalista do grupo, em 1968, Waters se tornou o letrista da banda, o principal compositor e o líder conceitual. O Pink Floyd bombou nos anos 70 com os álbuns The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here, Animals e The Wall.


The Dark Side Of The Moon

Este foi o ápice de popularidade da banda. O Pink Floyd nunca havia sido uma banda a figurar nas listas de maiores hits, mas Dark Side of the Moon teve um lugar no Top 20 dos Estados Unidos com "Money".

O oitavo álbum de estúdio da banda foi lançado em 24 de março de 1973. O disco marca uma nova fase, com letras mais pessoais e alguns dos mais complicados usos dos instrumentos e efeitos sonoros existentes na época.

Assista a um trecho do clipe de Money:

Filme The Wall

O longa é baseado no álbum homônimo, com roteiro de Roger Waters e direção de Alan Parker, em 1982. O filme apresenta quase todas as canções do disco e conta a história de Waters, desde sua infância, momento em que o pai morreu na guerra, até se tornar um astro de rock, e passa por seus pensamentos mais sombrios e melancólicos. É praticamente uma auto-biografia em forma de um grande videoclipe.

The Final Cut

Como dizia no verso da capa, "The Final Cut - Um réquiem para o sonho do pós-guerra por Roger Waters, tocado pelo Pink Floyd: Roger Waters, David Glmour e Nick Mason". Este é praticamente um álbum solo de Waters, que recebeu pouquíssima ajuda do restante da banda. É uma homenagem a seu pai e contém suas visões sobre a política.

Saída do Pink Floyd

Waters deixou o grupo em 1985 dizendo que "as ideias não batiam mais", o que desencadeou uma briga por direitos autorais do material e do nome do grupo. A disputa acabou dois anos depois, com Waters levando o The Wall, e foram necessários quase dezoito anos para que ele tocasse novamente com o Pink Floyd.

Carreira Solo

A carreira solo de Waters inclui três álbuns de estúdio: The Pros and Cons of Hitch Hiking (1984), Radio K.A.O.S. (1987) e Amused to Death (1992). Em 1990, Waters produziu um dos maiores concertos de rock da história, The Wall — Live in Berlin, com um público estimado de duzentas mil pessoas. Em 1996, ele foi induzido ao Hall da Fama do Rock and Roll, como membro do Pink Floyd. Waters tem estado em turnê extensivamente desde 1999, tocando The Dark Side of the Moon integralmente em suas turnês mundiais de 2006 a 2008.

Veja o clipe de What God Wants, do último álbum lançado, Amused to Death:


Brasil

Roger Waters passou pelo Brasil em 2002, com a turnê "In The Flesh?", e em 2007, com "The Dark Side Of The Moon". Em 2008 ele voltou ao País para apresentar sua ópera Ça-Ira, baseada na Revolução Francesa, com atores brasileiros e tocada pela orquestra Amazonas Filarmônica.

Em 2011, durante a sua turnê The Wall Live, Waters mudou a letra da música Another Brick in the Wall em homenagem ao brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado em Londres por ter sido confundido com um terrorista. Retornou novamente ao Brasil em março de 2012.

Assista a um trecho de sua última apresentação:

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 5 Set 2013.