Guia da Semana
Shows
Por Adriano Bertin

70 anos de Paul McCartney

Ex-Beatle celebra aniversário nesta segunda-feira e bandas brasileiras cantam sucessos em palcos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Paul McCartney celebra seu 70° aniversário (Divulgação)

Exatos 70 anos se passaram desde o nascimento do cantor, compositor e multi-instrumentista Paul McCartney. O músico britânico, famoso no mundo todo por dar os primeiros passos de sua extensa carreira ao lado de John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, faz aniversário nesta segunda-feira (18).

>> Confira os shows internacionais de 2012
>> Veja os shows que acontecem nesta semana
>> Confira os eventos de Elvis Presley no Brasil
>> Veja as atrações do Rock in Rio 2013

Das sete décadas vividas, Paul dedicou pouco mais de 10 anos às composições, shows e gravações de discos à frente dos Beatles. O quarteto de Liverpool, apesar de ter existência abreviada no mundo da música, chegou e permaneceu no auge durante os anos 60.

Embora a lamentação dos fãs tenha sido algo marcante na história, o fim do grupo o presenteou com a abertura do caminho para a carreira solo. Distante dos companheiros de banda, Paul escreveu novas canções e se viu livre para tocar outros instrumentos, além do inseparável contrabaixo. Mais de 10 discos foram lançados desde então. Kisses On The Bottom, de 2012, é o mais recente.

Paul McCartney no Brasil


Paul McCartney durante show em Floripa (Crédito: clicRBS)

O ex-Beatle é mais um dos visitantes assíduos dos palcos brasileiros. Desde 2010, quando realizou shows em Porto Alegre e São Paulo, o músico vem fazendo turnês anuais pelo país.

Neste ano, ao contrário do que muitos artistas têm feito, ele fugiu dos tradicionais destinos como São Paulo e Rio de Janeiro e levou suas novas composições para Recife e Florianópolis.

Na capital catarinense, ele se apresentou no Estádio da Ressacada e foi aplaudido por um público de 30 mil pessoas.

Bandas lembram Beatles com shows nesta semana

 
Zoombeatles se apresenta em SP (Crédito: Divulgação) 

Algumas capitais prestam homenagens ao cantos. Na semana passada, o Vanguart, banda formada em Cuiabá, em 2002, voltou a apresentar o projeto Vang Beats, no Studio SP. A iniciativa propõe um repertório inteiramente dedicado aos Beatles.

Além deles, a semana que marca o aniversário de Paul McCartney também presta homenagens no Café Piu Piu, com show da banda Zoombeatles. Já  no Rio de Janeiro, a retrospectiva fica pela performance gratuita do grupo Black Bird, no Bangu Shopping.


Por Adriano Bertin

Atualizado em 19 Jun 2012.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows