Guia da Semana

Por mais que o cenário da música brasileira tenha nomes consagrados, há sempre bandas e artistas buscando espaço através de suas músicas, ritmos e parcerias. As redes sociais foram um avanço e tanto para explorar os sons do país e felizmente agora ficou mais fácil descobrir o que tem de novo por aí.

Ligue o som do pop, rock, funk e MPB! Descubra 10 bandas e artistas brasileiros que merecem a sua atenção:

Jão

O brasileiro Jão começou a carreira em um canal no YouTube apostando em covers de bandas e artistas famosos, mas o boom aconteceu após lançar sua versão para 'Medo Bobo', da dupla Maiara & Maraísa. Agora em 2018, o cantor liberou seu primeiro álbum, o disco 'Lobos'. O projeto traz suas músicas próprias, como 'Imaturo', que bombou no Spotify, e outros hits como 'Ressaca' e 'Vou Morrer Sozinho'.

Baco Exu do Blues

Diogo Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, é um rapper baiano que mescla hip hop e MPB com letras que vão do sarcasmo a referências de sua cultura e crenças, tudo através de um personagem criado por ele. Sua sonoridade própria finalmente ganhou forma concreta depois do lançamento de 'Esú', seu primeiro álbum que explora também vivências reais do músico após largar tudo para viver do rap.

Hotelo

A banda paulistana Hotelo já tem três discos lançados sendo um deles de 2018, último projeto do grupo que foi baseado nos signos do zodíaco e batizado de 'Mapa Astral'. O quinteto faz uma boa mistura em suas melodias, trazendo rock, MPB, ska e até algumas influências da música baiana. Leves e com muita inteligência lírica, as canções já conquistaram fãs nos serviços de streaming, singles como 'Há Quanto Tempo' e 'Um Milhão de Seguidores' estão entre os favoritos.

Xênia França

A cultura afro-brasileira ganhou reforço com o nome de Xênia França no cenário musical. A baiana já tem álbum de estreia, 'Xênia', e no pouco tempo de carreira que ganhou espaço na mídia a artista dividiu o palco e a voz com nomes como Elza Soares, Criolo e Liniker. França transita por sons como o pop, eletrônico e até se arrisca no jazz, sempre com um pé nas raízes africanas e ritmos da Bahia, sua terra natal.

Lagum

O pop/alternativo que conquistou até Neymar! O jogador postou um vídeo em suas redes sociais escutando a música 'Deixa' e fez uma propaganda e tanto para os mineiros do Lagum. Além do hit, o grupo tem outros sucessos, como 'Bem Melhor' e 'Não Vou Mentir'. A formação aconteceu em 2014, mas o primeiro álbum só veio à tona em 2016, o disco 'Seja o que eu Quiser'.

OutroEu

O OutroEu já passou pelo palco do Superstar, fez parceria com a cantora Sandy, com o duo Anavitória, e lançou em 2017 seu primeiro álbum com nome auto-intitulado. A banda carioca traz carisma e timbres suaves bem acompanhados de um violão em suas canções. 'Ai De mim' e 'Poema de Lágrimas' são algumas das preferidas do público.

Sinara

A Sinara é formada pelo filho e netos do consagrado cantor brasileiro Gilberto Gil com vocais assumidos por Luthuli Ayodele. O primeiro EP do grupo, intitulado 'SOL', foi lançado em 2015 e em 2017 o primeiro álbum surgiu, o projeto 'Menos é Mais'. Com referências fortes da MPB, o som da banda vai além e puxa para estilos como o reggae, rock e maracatu.

Jade Baraldo

Pop, jazz e sons do MPB se misturam nas canções de Jade Baraldo, catarinense que está conquistando cada vez mais seu espaço no cenário musical - após deslanchar nas redes sociais com seus covers. A artista já apareceu em listas como 'As 50 Virais do Brasil' e chamou a atenção do público depois da música 'Vida, Louca Depravada' estourar.

MC Tha

O funk alternativo, aquele que explora outros ritmos e sonoridades do estilo, conta com ótimos nomes, entre eles o da cantora MC Tha. A artista se inspirar também no pop nacional para remixes autênticos e melódicos. Sua última parceria, a faixa 'Céu Azul', com o cantor Jaloo, é novidade nas paradas e 'Pra Você', música divulgada em 2016, transmite muito do que Tha gosta de criar.

Cynthia Luz

Cynthia Luz é um dos nomes que está constantemente chamando a atenção da mídia no cenário musical. Em 2017, a artista lançou o álbum 'Do Caos ao Nirvana' e está se consolidando entre os nomes do hip hop brasileiro. Canções como 'O Corre' e 'Me Negaram Amor', em parceria com MC Davi e Gaab, são algumas das tracks mais escutadas no canal de Luz no Spotify.

Ouça a playlist completa em nosso canal no Spotify:

Playlist: os 45 melhores lançamentos de funk de 2018 (até agora)

Vem curtir os hits que tão bombando e siga nossa playlist no Spotify!

Dua Lipa, Twenty One Pilots e mais: 16 possíveis atrações do Lollapalooza Brasil 2019

A lista ainda passa por nomes como Florence + The Machine e Travis Scott

Do rock ao samba: conheça 28 bares em São Paulo para curtir com música ao vivo

Forró, rock, sertanejo, samba, MPB e pagode - tem bar pra todos os gostos!

Por Juliane R

Atualizado em 4 Set 2018.