Guia da Semana

Você pode não gostar da Britney Spears, mas tem que reconhecer que ela é uma das cantoras com a carreira mais solida do universo pop. Logo quando lançou “Baby One More Time”, em 1998, Brit emplacou nas paradas de sucesso e de lá não saiu mais.

+ Ney Matogrosso: um dos maiores artistas do Brasil
+ Centenário Vinícius de Moraes

Mas, também é fato que é impossível falar de Britney e não lembrar de sua fase negra. Durante meses a cantora se jogou na balada, nos drinks e nas drogas, mas mesmo assim, ela deu a volta por cima, retomou a sua carreira e continua sendo uma das cantoras mais importantes da música.

Pra relembrar a trajetória da Britney, preparamos uma espécie de linha do tempo com as melhores e piores fases da cantora, veja só:

1998 – Brit lança “Baby One More Time”

Com o sucesso da faixa “Baby One More Time”, além de sair em uma turnê chamada Hair Zone Mall Tour - passando por vários shoppings dos Estados Unidos -, Britney também abre quase todos os shows da boyband 'N Sync. Foi quando ela começou a namorar Justin Timberlake.

1999 – Lançamento do primeiro álbum “Baby One More Time”

Na semana do lançamento, o disco ficou em primeiro na lista de mais vendidos da Billboard 200. Foram mais de 125 mil cópias vendidas naquela semana e, no total, o álbum já vendeu mais de 30 milhões cópias. Com apenas 17 anos, Britney foi capa da revista Rolling Stone.

2000 – "Oops!… I Did It Again"

O segundo disco saiu em maio de 2000 e, só na primeira semana, vendeu mais de 1,3 milhão de cópias. Neste ano, Brit quebrou o recorde de álbum feminino mais vendido na primeira semana e, novamente, ficou em primeiro lugar nas vendas.

2001 – Britney no Brasil

No auge de sua carreira, se apresentou para um público de 290 mil pessoas no Rock in Rio.

2002 – Término de namoro com Timberlake

O casal mais bombado da música se separa em 2002 e, depois de mais de três anos na correria, a popstar decide tirar umas férias. Durante a pausa a cantora grava o 4º álbum de estúdio, "In The Zone".

2003 - Brit beija Madonna

A famosa imagem de Britney tascando um beijo na boca de Madonna durante o VMA 2003 rodou o mundo inteiro. Christina Aguilera e Brit cantaram “Like a Virgin” pra homenagear os 20 anos do VMA e os 20 anos de carreira de Madonna. No mesmo ano, Brit convidou Madonna pra cantar "Me Against The Music". A diva do pop aceitou e a música foi o maior sucesso.

2004 – Primeiro casamento

Britney casou com seu amigo de infância, Jason Allen Alexander, em Las Vegas, mas se arrependeu e no dia seguinte pediu a anulação da cerimônia. O casamento durou apenas 55 horas. No mesmo ano, Brit casa com Kevin Federline (foto) e fica grávida de seu primeiro filho. Mal sabia ela o que estava pra acontecer...

2006 – 2007 - Brit atordoada

Durante esse período, Brit teve dois filhos com Kevin Federline, mas o casamento não estava indo muito bem. A cantora pediu o divórcio e a separação foi das mais conturbadas, já que os dois estavam brigando pela guarda das crianças. Foi quando Britney começou a ficar meio desorientada e começou a chapar o coco. Ela saía quase todos os dias com suas amigas, Paris Hilton e Lindsay Lohan. Durante esses meses, fizeram fotos dela bêbada, sem calcinha e chapada de drogas. No entanto, o ápice da sua loucura foi quando a popstar apareceu com a cabeça raspada. Ela chegou a se internar em uma clínica de reabilitação.

2007 e 2008 – Volta por cima

Depois dos escândalos que Britney se envolveu, todos estavam ansiosos aguardando a sua volta. No final de 2007, ela lançou a faixa “Gimme More” no MTV Music Awards. A apresentação foi bem confusa e causou duras críticas tanto pela sua performance quanto por estar fora de forma. Mesmo assim, a música ficou em primeiro lugar em diversos países. O álbum “Blackout” também foi lançado e recebeu diversos elogios, sendo eleito o melhor disco de 2007, segundo enquete feita no site da Billboard.

2008 – Ano das participações especiais

Brit fez uma participação especial no seriado “How I Met Your Mother” que fez tanto sucesso que repetiu a dose. Sua primeira participação levou a série à melhor pontuação desde que foi lançada. Ela também participou do clipe “When I Grow Up”, das Pussycat Doll e da turnê “Sticky & Sweet Tour”, da Madonna. Terminou o ano abrindo a cerimônia do VMA e levou três prêmios da noite.

2009 e 2010 - Recomeço

O lançamento de “Womanizer”, no final de 2008, foi o que faltava pra todo mundo ver que a popstar havia voltado com tudo. A cantora ainda colhia os frutos de “Womanizer”, em 2009, e tomou fôlego pra seguir em frente. Ela começou “The Circus Starring: Britney Spears”, sua quinta turnê mundial, a primeira desde “The Onyx Hotel Tour”, em 2004. No final de 2009, o site Ask.com publicou a lista dos termos mais procurados da década e Britney ficou no 1° lugar. Ela também foi eleita a quarta mulher mais sexy do mundo na lista da revista FHM e continuou bombando em 2010.

2011 - “Femme Fatale”

A superstar lança "Hold It Against Me" – uma das faixas de seu sétimo álbum, “Femme Fatale” – em janeiro de 2011 e bate vários recordes. Além do single ficar em primeiro lugar em mais de 20 países no dia de lançamento, foi a música mais tocada nas rádios dos EUA em sua estreia, batendo o recorde de Mariah Carey. Precisa dizer que o álbum vendeu milhões e ficou em primeiro lugar de vendas na primeira semana de lançamento? Com isso, ela alcançou o titulo da mulher mais jovem da história a conseguir estrear seis álbuns em 1° lugar.

2012 – The X Factor

Contratada como jurada da segunda temporada do "The X Factor", Britney embolsou um salário de US$ 15 milhões, sendo a jurada mais bem paga na história da televisão. A revista Forbes nomeou Britney como a mulher mais bem paga da música de 2012, ela ganhou mais oi menos US$ 58 milhões. Rycaaaaa!

2013 – “Britney Jean”

A cantora se prepara para lançar o oitavo álbum de sua carreira no segundo semestre de 2013 e em 16 de setembro lança o single "Work Bitch". A faixa, ganhou um videloclipe que está em segundo lugar como o clipe mais caro da história. “Britney Jean” chegou às lojas em 29 de novembro.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 2 Dez 2013.