Guia da Semana
Shows
Por Juliana Andrade

Britney Spears, uma mulher de fases

No aniversário da princesa do pop, o Guia da Semana reúne os fatos mais marcantes da carreira da loira.

Brit no clipe de "Baby One More Time", música que emplacou sua carreira (Reprodução)

Você pode não gostar da Britney Spears, mas tem que reconhecer que ela é uma das cantoras com a carreira mais solida do universo pop. Logo quando lançou “Baby One More Time”, em 1998, Brit emplacou nas paradas de sucesso e de lá não saiu mais.

+ Ney Matogrosso: um dos maiores artistas do Brasil
+ Centenário Vinícius de Moraes

Mas, também é fato que é impossível falar de Britney e não lembrar de sua fase negra. Durante meses a cantora se jogou na balada, nos drinks e nas drogas, mas mesmo assim, ela deu a volta por cima,  retomou a sua carreira e continua sendo uma das cantoras mais importantes da música.

Pra relembrar a trajetória da Britney, preparamos uma espécie de linha do tempo com as melhores e piores fases da cantora, veja só:

1998 – Brit lança “Baby One More Time”

Com o sucesso da faixa “Baby One More Time”, além de sair em uma turnê chamada Hair Zone Mall Tour - passando por vários shoppings dos Estados Unidos -, Britney também abre quase todos os shows da boyband 'N Sync. Foi quando ela começou a namorar Justin Timberlake.

1999 – Lançamento do primeiro álbum “Baby One More Time”

Na semana do lançamento, o disco ficou em primeiro na lista de mais vendidos da Billboard 200. Foram mais de 125 mil cópias vendidas naquela semana e, no total, o álbum já vendeu mais de 30 milhões cópias. Com apenas 17 anos, Britney foi capa da revista Rolling Stone.

2000 – "Oops!… I Did It Again"

O segundo disco saiu em maio de 2000 e, só na primeira semana, vendeu mais de 1,3 milhão de cópias. Neste ano, Brit quebrou o recorde de álbum feminino mais vendido na primeira semana e, novamente, ficou em primeiro lugar nas vendas.

2001 – Britney no Brasil

No auge de sua carreira, se apresentou para um público de 290 mil pessoas no Rock in Rio.

2002 – Término de namoro com Timberlake

O casal mais bombado da música se separa em 2002 e, depois de mais de três anos na correria, a popstar decide tirar umas férias. Durante a pausa a cantora grava o 4º álbum de estúdio, "In The Zone".

2003 -  Brit beija Madonna

A famosa imagem de Britney tascando um beijo na boca de Madonna durante o VMA 2003 rodou o mundo inteiro. Christina Aguilera e Brit cantaram “Like a Virgin” pra homenagear os 20 anos do VMA e os 20 anos de carreira de Madonna. No mesmo ano, Brit convidou Madonna pra cantar "Me Against The Music". A diva do pop aceitou e a música foi o maior sucesso.

2004 – Primeiro casamento

Britney casou com seu amigo de infância, Jason Allen Alexander, em Las Vegas, mas se arrependeu e no dia seguinte pediu a anulação da cerimônia. O casamento durou apenas 55 horas. No mesmo ano, Brit casa com Kevin Federline (foto) e fica grávida de seu primeiro filho. Mal sabia ela o que estava pra acontecer...

2006 – 2007 - Brit atordoada

Durante esse período, Brit teve dois filhos com Kevin Federline, mas o casamento não estava indo muito bem. A cantora pediu o divórcio e a separação foi das mais conturbadas, já que os dois estavam brigando pela guarda das crianças. Foi quando Britney começou a ficar meio desorientada e começou a chapar o coco. Ela saía quase todos os dias com suas amigas, Paris Hilton e Lindsay Lohan. Durante esses meses, fizeram fotos dela bêbada, sem calcinha e chapada de drogas. No entanto, o ápice da sua loucura foi quando a popstar apareceu com a cabeça raspada. Ela chegou a se internar em uma clínica de reabilitação.

2007 e 2008 – Volta por cima

Depois dos escândalos que Britney se envolveu, todos estavam ansiosos aguardando a sua volta. No final de 2007, ela lançou a faixa “Gimme More” no MTV Music Awards. A apresentação foi bem confusa e causou duras críticas tanto pela sua performance quanto por estar fora de forma. Mesmo assim, a música ficou em primeiro lugar em diversos países. O álbum “Blackout” também foi lançado e recebeu diversos elogios, sendo eleito o melhor disco de 2007, segundo enquete feita no site da Billboard.

2008 – Ano das participações especiais

Brit fez uma participação especial no seriado “How I Met Your Mother” que fez tanto sucesso que repetiu a dose. Sua primeira participação levou a série à melhor pontuação desde que foi lançada. Ela também participou do clipe “When I Grow Up”, das Pussycat Doll e da turnê “Sticky & Sweet Tour”, da Madonna. Terminou o ano abrindo a cerimônia do VMA e levou três prêmios da noite.

2009 e 2010 - Recomeço

O lançamento de “Womanizer”, no final de 2008, foi o que faltava pra todo mundo ver que a popstar havia voltado com tudo. A cantora ainda colhia os frutos de “Womanizer”, em 2009, e tomou fôlego pra seguir em frente. Ela começou “The Circus Starring: Britney Spears”, sua quinta turnê mundial, a primeira desde “The Onyx Hotel Tour”, em 2004. No final de 2009, o site Ask.com publicou a lista dos termos mais procurados da década e Britney ficou no 1° lugar. Ela também foi eleita a quarta mulher mais sexy do mundo na lista da revista FHM e continuou bombando em 2010.

2011 -  “Femme Fatale”

A superstar lança "Hold It Against Me" – uma das faixas de seu sétimo álbum, “Femme Fatale” – em janeiro de 2011 e bate vários recordes. Além do single ficar em primeiro lugar em mais de 20 países no dia de lançamento, foi a música mais tocada nas rádios dos EUA em sua estreia, batendo o recorde de Mariah Carey. Precisa dizer que o álbum vendeu milhões e ficou em primeiro lugar de vendas na primeira semana de lançamento? Com isso, ela alcançou o titulo da mulher mais jovem da história a conseguir estrear seis álbuns em 1° lugar.

2012 – The X Factor

Contratada como jurada da segunda temporada do "The X Factor", Britney embolsou um salário de US$ 15 milhões, sendo a jurada mais bem paga na história da televisão. A revista Forbes nomeou Britney como a mulher mais bem paga da música de 2012, ela ganhou mais oi menos US$ 58 milhões. Rycaaaaa!

2013 – “Britney Jean”

A cantora se prepara para lançar o oitavo álbum de sua carreira no segundo semestre de 2013 e em 16 de setembro lança o single "Work Bitch". A faixa, ganhou um videloclipe que está em segundo lugar como o clipe mais caro da história. “Britney Jean” chegou às lojas em 29 de novembro.


Por Juliana Andrade

Atualizado em 2 Dez 2013.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows