Guia da Semana
Shows
Por Rafaela Piccin

Conheça os grandes sambistas brasileiros

Veja quais são os principais nomes do gênero no Brasil.

Cartola, um dos ícones do samba, em foto clássica (Divulgação)

O samba sempre foi e continua sendo uma das principais manifestações culturais do País. Surgido e fixado no Brasil Colonial, o samba continua sendo uma dos estilos mais populares entre o povo brasileiro.

+ Saiba os shows que rolam nessa semana em SP 
Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP 

Para celebrar a importância do gênero em nossa cultura, o Guia da Semana fez uma lista com alguns dos maiores sambistas de todos os tempos. Confira: 

Cartola

Natural do Rio de Janeiro, Cartola é considerado por muitos como o maior sambista brasileiro. Algumas de suas principais músicas são "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho" e "Preciso Me Encontrar", entre outras.  

 

Noel Rosa

Noel teve e tem extrema importância para a música brasileira. Além de exemplar sambista, Noel também se consagrou como bandolinista e violonista. Principais canções: "Com Que Roupa?", "Conversa de Botequim" e "Gago Apaixonado", entre outras. 

 

Adoniran Barbosa

Em terra da paulista, Adoniran é rei. O músico também foi humorista e ator, mas, indiscutivelmente, sua praia é o samba. Que o digam os fãs de "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca", dois dos maiores sucessos de Adoniran. 

 

Bezerra da Silva

Bezerra nem sempre foi sambista. No princípio, dedicava-se a gêneros nordestinos - como o coco - até se transformar em um dos principais expoentes do samba. Usando a música, passou sua mensagem sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se colocando no limite da marginalidade e da indústria musical. Algumas das mais marcantes canções são "A Semente" e "Malandragem Dá Um Tempo". 

 

Paulinho da Viola

Quando começou a carreira, Paulinho foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia. Além de se destacar no cenário de samba, também é compositor de choros; é tido como um dos mais talentosos representantes da MPB. Destaque para as faixas "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida" e "Coração Leviano". 

 

Ataulfo Alves

Ataulfo Alves foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino. Ataulfo, que aos oito anos já escrevia versos, consagrou as músicas "Na Cadência do Samba" e "Meus Tempos de Criança".  

 

Martinho da Vila

Da "nova geração", temos Martinho da Vila como um dos maiores exemplos de sambistas. Aliás, não só sambista, mas Martinho é um egítimo representante da MPB e compositor eclético; já trabalhou com o folclore, ciranda, frevo, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo, toada e sambas africanos.


Por Rafaela Piccin

Atualizado em 2 Dez 2014.

Mais notícias

Sandy e Junior no Brasil em 2019

Shows

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows