Guia da Semana

O samba sempre foi e continua sendo uma das principais manifestações culturais do País. Surgido e fixado no Brasil Colonial, o samba continua sendo uma dos estilos mais populares entre o povo brasileiro.

+ Saiba os shows que rolam nessa semana em SP
+ Veja um roteiro com o melhor da programação grátis de SP

Para celebrar a importância do gênero em nossa cultura, o Guia da Semana fez uma lista com alguns dos maiores sambistas de todos os tempos. Confira:

Cartola

Natural do Rio de Janeiro, Cartola é considerado por muitos como o maior sambista brasileiro. Algumas de suas principais músicas são "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho" e "Preciso Me Encontrar", entre outras.

Noel Rosa

Noel teve e tem extrema importância para a música brasileira. Além de exemplar sambista, Noel também se consagrou como bandolinista e violonista. Principais canções: "Com Que Roupa?", "Conversa de Botequim" e "Gago Apaixonado", entre outras.

Adoniran Barbosa

Em terra da paulista, Adoniran é rei. O músico também foi humorista e ator, mas, indiscutivelmente, sua praia é o samba. Que o digam os fãs de "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca", dois dos maiores sucessos de Adoniran.

Bezerra da Silva

Bezerra nem sempre foi sambista. No princípio, dedicava-se a gêneros nordestinos - como o coco - até se transformar em um dos principais expoentes do samba. Usando a música, passou sua mensagem sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se colocando no limite da marginalidade e da indústria musical. Algumas das mais marcantes canções são "A Semente" e "Malandragem Dá Um Tempo".

Paulinho da Viola

Quando começou a carreira, Paulinho foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia. Além de se destacar no cenário de samba, também é compositor de choros; é tido como um dos mais talentosos representantes da MPB. Destaque para as faixas "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida" e "Coração Leviano".

Ataulfo Alves

Ataulfo Alves foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino. Ataulfo, que aos oito anos já escrevia versos, consagrou as músicas "Na Cadência do Samba" e "Meus Tempos de Criança".

Martinho da Vila

Da "nova geração", temos Martinho da Vila como um dos maiores exemplos de sambistas. Aliás, não só sambista, mas Martinho é um egítimo representante da MPB e compositor eclético; já trabalhou com o folclore, ciranda, frevo, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo, toada e sambas africanos.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 2 Dez 2014.