Guia da Semana
Shows
Por Juliana Andrade

Dave Grohl é o monstro do rock and roll dos últimos anos

Vocalista de uma das maiores bandas de rock, Grohl é puro talento e o cara mais cool da música atualmente.

David Grohl foi baterista do Nirvana e gravou o primeiro disco do Foo Fighters sozinho

Que o David (ou Dave) Grohl é o vocalista do Foo Fighters e foi baterista do Nirvana você provavelmente já sabe. Mas, saiba que em seu currículo, Grohl guarda muito mais do que as duas bandas. Veja bem, não estamos dispensando sua história nos dois grupos, apenas queremos mostrar que o seu talento vai ainda mais além disso.

+ Lista de shows que acontecem no Brasil em 2014
+ David Bowie, o camaleão do rock

Por ser um multi-instrumentista dos bons, o cabeludo não se prende a nenhum estilo musical e coleciona uma porção de participações especiais em projetos de artistas mais que importantes da música, seja por conta de sua habilidade musical ou por sua simpatia, já que pra ele não existe tempo ruim - a não ser quando o assunto é Courtney Love, que desde a morte de Kurt Cobain, a dupla trava uma briga que não acaba nunca.

O popstar dos músicos

Você sabia que Dave tocou várias vezes com Paul McCartney e foi convidado por David Bowie para tocar em sua festa de aniversário de 50 anos no Madison Square Garden, em Nova York? Ou ainda, que ele participou do álbum “Invaders Must Die”, do Prodigy

Só pra completar essa parte de participações especiais, Dave já tocou com o Garbage, Killing Joke, Slash, Iggy Pop, Juliette Lewis, Cat Power, Cage the Elephant e Trent Reznor, do Nine Inch Nails. Tem como ser mais versátil que isso?

Olha ele aqui com o Paul:

Projetos paralelos

Lembre-se que, além do Foo Fighters, ele toca na banda Them Crooked Vultures, banda formada junto com John Paul Jones, do Led Zeppelin, e Josh Homme, do Queens of the Stone Age, grupo que aliás recebeu Grohl de braços abertos no álbum “Songs for the Deaf” e inclusive na turnê da banda.

Como se não bastasse, o cara inventou o Probot, um projeto de metal que reuniu todos os seus ídolos do rock pesado. Dave compôs onze faixas e convidou músicos como Lemmy Kilmister, do Motörhead, e Max Cavalera para gravar um disco.

Neste vídeo, rola uma improvisada com Josh Homme, do Queens of the Stone Age, e Trent Reznor, do Nine Inch Nails:

Inspiração pra quem está começando

Em 2013, o músico emocionou não só seus fãs mas também uma legião de pessoas que estão em busca de um sonho. Com muita paixão, Grohl falou sobre o seu despertar para a música e sua trajetória durante um delicioso discurso de Keynote no festival South By Southwest (SXSW). Vale apena apertar o play:

Estreia no Cinema

Durante esse discurso acima, David Grohl fala de um local muito importante em sua carreira, o Sound City, que nada mais era do que um super galpão considerado por ele um “território sagrado”. Foi lá que o Nirvana ficou por dias gravando suas músicas.

Seu olhar sobre o estúdio virou um documentário fascinante, divertido e apaixonado. A produção e a direção do longa “Sound City” lhe rendeu o prêmio de “Escolha da Audiência” do Cinema Eye Honors.

David Grohl também é dançarino

Só pra encerrar, vamos falar de uma qualidade do músico que é pouco explorada. Como você vê neste vídeo, Dave também é um exímio dançarino:


Por Juliana Andrade

Atualizado em 14 Jan 2014.

Mais notícias

Confira a agenda de lives imperdíveis de julho

Shows

Agenda: lives do Dia dos Namorados

Shows

Agenda: lives de 22 de maio

Shows

Confira a agenda de lives imperdíveis em junho de 2020

Shows

Confira as lives imperdíveis no Dia das Mães 2020

Shows

De Marília Mendonça a Zeca Pagodinho: confira as live shows imperdíveis deste sábado (09) e domingo (10)

Shows