Guia da Semana

Em 2015, o projeto Nivea Viva irá homenagear o consagrado Tim Maia por meio das vozes da cantora baiana Ivete Sangalo e do rapper Criolo. De abril a junho, o projeto lança uma série de shows gratuitos em espaços públicos por todo o Brasil.

As capitais que receberão o Nivea Viva Tim Maia são Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Este ano, Fortaleza (CE) também foi incluída no roteiro do projeto.

Intérpretes

Criolo é um dos devotos do cancioneiro soul de Tim Maia. "Não dá pra imaginar a música brasileira, aliás, a música no mundo, sem Tim Maia. Receber um convite pra cantar seu repertório, com este time de músicos e ao lado de uma artista como Ivete, é muito especial pra mim. Só Tim Maia para nos unir mesmo! Música é assim: une as pessoas, constrói histórias e possibilidades inimagináveis", exulta Criolo, rapper que sempre transcendeu o universo do hip hop com sua música miscigenada. Destaque do repertório de Nó na orelha (2011), álbum que o consagrou na cena brasileira há quatro anos, a balada Não existe amor em SP exemplifica na prática a teoria de Criolo de que esse acento soul seria impossível no Brasil se não houvesse existido antes Tim Maia.

Crédito: Rafael Mattei/Divulgação

O soul brasileiro sempre fez parte da trilha sonora de Ivete Sangalo desde os tempos em que era vocalista da Banda Eva, com a qual se projetou nacionalmente em 1993. Cantora mais querida pelo público brasileiro, em especial pelos admiradores da música afro-pop-baiana batizada como ‘axé music’, Ivete Sangalo também cultua Tim Maia, tendo cantado sucessos do artista em seus discos e shows. Em 2003, ela incluiu Eu e você, você e eu (Juntinhos) – música de autoria de Tim, lançada pelo compositor em 1980 – no repertório de seu quarto álbum solo, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso. Quatro anos depois, em 2007, o DVD Multishow ao vivo – Ivete no Maracanã trouxe no repertório Não quero dinheiro (Só quero amar), hit de Tim em 1971. “Eu sempre ouvi Tim. O soul e o balanço dele ajudaram a compor o meu alicerce musical” confirma Ivete, feliz com a oportunidade de interpretar novamente o compositor carioca, agora ao lado de Criolo.

No show do projeto NIVEA VIVA Tim Maia, o soul e o funk vão dar o tom dos arranjos executados pela banda de 14 músicos (quatro sopros, piano, baixo, bateria, percussão, guitarra, teclados e quatro backing vocals) e orquestrados sob a supervisão e regência de Daniel Ganjaman, produtor dos álbuns de Criolo.

Agenda

PORTO ALEGRE
12 de abril (domingo), às 16h30
Anfiteatro Pôr do Sol

RECIFE
26 de abril (domingo), às 17h30
Parque Dona Lindu

SALVADOR
24 de maio (domingo), às 16h30
Elevador Lacerda

FORTALEZA
31 de maio (domingo), às 16h30
Aterro da Praia de Iracema

BRASÍLIA
14 de junho (domingo), às 17h00
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek - Praça das Fontes

RIO DE JANEIRO
21 de junho (domingo), às 17h00
Praia de Copacabana - Altura da Av. Princesa Isabel

SÃO PAULO
28 de junho (domingo), às 16h30
Parque da Juventude - Ao lado do metrô Carandiru

Por Marina Marques

Atualizado em 5 Fev 2015.