Guia da Semana

Nada mais frustante do que ir num show de um artista gringo e ele não tocar aquele mega hit porque não faz parte da turnê. Em sua quarta vinda para o Brasil em 5 anos, o Metallica resolveu o problema com a turnê "Metallica by request", onde o público pode escolher todas as músicas que eles tocariam no show.

No setlist, só pedrada. Os fãs optaram por uma apresentação com 18 dos maiores hits do grupo, entre eles, o cinco mais votados foram "Master of Puppets", "One", "Enter Sandman", "Fade to Black" e "Seek and Destroy".

A "obviedade" das músicas escolhidas fez com o público de 65 mil pessoas pudesse cantar a plenos pulmões as letras da músicas. Foram mais de 2 horas de muita agitação dentro e fora do palco.

Nem mesmo a chuva que veio junto com o começo do show esfriou os ânimos da que pode ter sido umas das melhores apresentações do grupo em terras tupiniquins.

Sem pirotecnia, nem cenário ousado, a banda se apresentou na frente de um telão de quase 10 metros de altura. Exibindo apenas imagens do membros do Metallica tocando, a mensagem era clara: o foco estava na banda, nada estaria ali para dividir atenções.

James Hetfield pareceu se divertir nos holofotes e, no auge de sua simpatia, chamou a todos que compareceram de "família Metallica". Já o baixista Robert Trujillo manteve sua cara de mal durante quase todo o show e não perdeu oportunidades de pular nas poças de água ou molhar os fãs que assistia a apresentação de cima do palco.

No fim das contas, "Metallica by Request" foi a uma apresentação irretocável feito por e para fãs. Um clima de Best Of que fez jus mais de 30 anos de carreira de umas das melhores bandas de Heavy Metal ainda em atividade.

Confira o setlist do Metallica em São Paulo:

Por Edson Castro

Atualizado em 23 Mar 2014.