Guia da Semana
Shows
Por Ezio Jemma

Motivos para ir aos shows do Deep Purple no Brasil

Os dinossauros do rock se apresentam dia 11 e 12 no Espaço das Américas.

A banda é considerada uma das maiores da história (Divulgação)

Os fãs brasileiros de hard rock tem motivos de sobra para comemorar o mês de novembro. O Deep Purple, uma das maiores bandas da história, desembarca em terras brasileiras para 6 apresentações, incluindo Brasília (7), Curitiba (9), São Paulo (11 e 12), Florianópolis (14) e Porto Alegre (15).

Os conhecedores da banda já sabem que ver hits como Smoke On The Water, Highway Star e Perfect Strangers ao vivo é uma experiência imperdível. Para você que está em dúvida, o Guia da Semana separou alguns motivos para ir aos shows do Deep Purple no Brasil. Confira!

Um dos pioneiros do Hard Rock no mundo

História não falta para o grupo. O sucesso nos anos 70 fez com que o Deep Purple fizesse parte da trinca do Hard Rock e do Heavy Metal ao lado de Led Zeppelin e Black Sabbath.

Guns and Roses, Aerosmith, Foo Fighters e tantos outros representantes do estilo jamais existiriam se não fossem as influências do Deep Purple.

Steve Morse

Apesar de muitos fãs preferirem o ex-guitarrista Ritchie Blackmore, esse posto está muito bem ocupado hoje em dia. Steve Morse é considerado um dos melhores guitarristas da atualidade e já cansou de aparecer no G3 (turnê com os 3 melhores guitarristas do ano).

Seu feeling e técnica apurada são um verdadeiro show a parte e merecem ser admirados de perto. Se você é guitarrista esse é uma ótima chance de aprender e ser influenciado. Morse já gravou oito álbuns com o Deep Purple, todos obrigação para a mantes de boa música.

Smoke on the Water 

Por mais que você ignore a existência da banda, é impossível que nunca tenha ouvido o riff de Smoke on the Water. Considerada uma das melhores do mundo, a introdução é simples, melódica e viciante, ou seja, tudo o que é necessário par um hit mundial.

Vale lembrar que ele foi obra de Blackmore, guitarrista que não está mais com a banda. Isso não é desculpa. Assim como milhares de guitarristas ao redor do mundo, Steve Morse com certeza vai executá-lo com perfeição. Presentes em guitar heros e Two and a Half Man’s da vida,  a música é uma das mais importantes da história do rock.

Dinossauros do Rock

Assim como os Rolling Stones, AC/DC, Rush e tantas outras bandas que já tem décadas de carreira, O Deep Purple faz parte de um grupo seleto de dinossauros do rock que não vagarão pela Terra por mais muito tempo.

Visto que o estilo está em crise e não apresenta muitos sucessores à altura, pode ser uma das últimas vezes que você terá a chance de ver o rock em sua essência.

Mais de 100 milhões de álbuns vendidos

Nem sempre a qualidade musical é acompanhada de sucesso comercial. Isso não atinge o Deep Purple. Além de serem monstros no que fazem, a banda já vendeu mais de 100 milhões de álbuns ao redor do mundo.

Sucessos como Machine Head e Burn contribuíram para esses números e ajudaram a moldar a história da música.


Por Ezio Jemma

Atualizado em 11 Nov 2014.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows