Guia da Semana

Sabe quando você ouvia o som de uma banda ou cantor, mas não fazia ideia da grande história por traz do artista? É essa fascinação que muitas vezes sentimos depois de ver um documentário que explora a carreira de um ídolo, e que nos faz nos tornar ainda mais fã do trabalho de alguém.

Como documentários e boa música sempre são temas bem-vindos, o Guia da Semana listou os 10 melhores documentários de bandas e músicos, para trazer aquela inspiração. Confira:

Placebo: Coming Up From Air (2008)

O documentário acompanha a banda Placebo pela estrada, ou melhor, pelo ar. Em dezembro de 2008, a banda inglesa embarcou em uma turnê para divulgar o álbum "Battle For The Sun" e o documentário "Coming Up From Air" mostra a trajetória do trio ao longo dos 44 países e 143 shows, durante dois anos de tour. O doc vai além da música, fala também da visão política dos artistas e sobre as dificuldades de conviver em grupo numa banda. Além de ser visualmente belíssimo.

Raul Seixas: O Início, o Fim e o Meio (2012)

Dirigido por Walter Carvalho, o documentário tenta reconstruir a figura de Raul Seixas por meio de seus fãs, companheiros e outros contemporâneos. Os depoimentos, com toda a sua subjetividade, acabam formando um mosaico de sentimentos e não propriamente uma trajetória histórica – o objetivo, afinal, não é esse, mas sim compreender o significado do ícone “Raul” para essas pessoas. Destaque para a entrevista com Paulo Coelho, parceiro de composição do artista nos anos 70, e para os muitos sósias do cantor, que o imitam até hoje.

Marley (2012)

O trabalho conta a vida do cantor, compositor e guitarrista Bob Marley, ícone do reggae mundial e um dos responsáveis por sua popularização. Dirigido por Kevin Maconald (O Último Rei da Escócia), é o primeiro filme a ter autorização de sua família para usar imagens do arquivo pessoal do músico. Há imagens raras, performances incríveis e entrevistas reveladoras com as pessoas que o conheceram melhor.

No Direction Home: Bob Dylan (2005)

O diretor Martin Scorsese traz a extraordinária trajetória de Bob Dylan, desde suas raízes no Minnesota, suas primeiras aparições nas cafeterias do Greenwich Village, até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Joan Baez, Allen Ginsberg e outros compartilham suas idéias e sentimentos sobre o jovem cantor que transformaria a música popular para sempre. Com cenas inéditas, entrevistas exclusivas e apresentações raras, este é um retrato definitivo que os fãs do mundo inteiro esperavam há décadas: a história jamais contada de uma lenda viva.

The Beatles Anthology (1995)

Tão lendário quanto a banda que o inspira, o documentário foi feito para a televisão e produzida pela Apple Corps e pela Televisão Granada. Os integrantes sobreviventes dos Beatles, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, se reuniram a partir de 1994 para gravar entrevistas que foram unidas às antigas de John Lennon, onde eles contaram a história do grupo. Várias imagens inéditas dos Beatles foram adicionadas ao documentário para ilustrar a história. o mais completo e definitivo documentário - são oito vídeos com duração de oito horas - sobre o Fab Four.

End of the Century: The Story of the Ramones (2003)

O documentário conta a história do grupo ícone do Punk Rock desde sua origem, mostrando sua estrelada carreira até a triste e inevitável morte de dois de seus integrantes: Joey and Dee Dee. "End of The Century" é um sincero e vibrante documentário sobre uma das mais influentes bandas da história do Rock. Junto com cenas inéditas, ao vivo e de estúdio, constam extensas entrevistas com ex-parceiros de banda, família e personalidades do "mundo punk". O documentário chegou a ser indicado ao Grammy em 2006, na categoria de melhor vídeo musical de longa metragem.

Kurt Cobin: Retrato de uma Ausência (About A Son) (2006)

Baseado no livro Come As You Are: The Story of Nirvana, do jornalista Michael Azerrad, o filme revela conversas gravadas em mais de 25 horas de fitas, nas quais Kurt Cobain fala sobre sua própria vida, falando da infância, da descoberta musical e da sua relação com a fama. A trilha sonora contém músicas de David Bowie, Iggy Pop, REM, entre outros cantores e bandas que influenciaram o estilo musical de Kurt Cobain.

Metallica: Some Kind Of Monster (2004)

O documentário compartilha seu nome com uma música de 2003 do álbum St. Anger. O trabalho começou como um simples estilo de documentário making of do álbum St. Anger, mas estava se tornando uma porta de entrada para as relações pessoais da banda e as lutas com o processo criativo. O filme mostra diversos momentos de bastidores da banda, marcados por uma época de muitas tensões.

Sex Pistols: O Lixo e a Fúria (The Filth And The Fury) (2000)

Em 1980 o cineasta Julien Temple lançou o documentário The Great Rock and Roll Swindle, sobre o Sex Pistols, e voltou a fazer filme sobre a banda em 2000, quando reuniu este arquivo mais abrangente. O documentário conta a história da banda de punk, abordando a infância dos integrantes, a situação da Inglaterra na época de formação da banda, como eles se formaram e espalharam o punk por todo o país com seu enorme sucesso até o fim da banda e morte de Sid Vicious.

Jimi Hendrix (1973)

O documentário de 1973, três anos após a morte do guitarrista, conta a história de Jimi Hendrix e é dirigido e produzido por Joe Boyd. O filme contém imagens de shows de 1967 a 1970, incluindo o Monterey Pop Festival de 1970, Woodstock e um um show em Berkeley. O filme também inclui entrevistas com pessoas que se relacionavam com Hendrix, família e amigos. Entre os depoimentos do doc estão o de Paul Caruso, Eric Clapton, Billy Cox, Alan Douglas, Germaine Greer, James A. "Al" Hendrix (o pais de Hendrix), Mick Jagger, Eddie Kramer, Buddy Miles, Mitch Mitchell, Juggy Murray, Little Richard, Lou Reed e Pete Townshend.

Por Marina Marques

Atualizado em 28 Mai 2014.