Guia da Semana

Sempre que um ano começa, a indústria fonográfica fica alerta por dois motivos: primeiro, pela cerimônia de entrega do Grammy Awards, e segundo, pelas prospecções de álbuns a serem lançados durante o ano.

+ As cantoras que você precisa conhecer e ouvir
+ Os prodígios da música atual

Apesar de toda esta expectativa, sempre há quem faça uma surpresinha, como foi o caso da cantora Beyoncé, no ano passado, que lançou um CD pouco esperado. Além disso, há também aqueles que voltam para a lista de mais esperados por não terem lançado o álbum no ano anterior (como é o caso da Nação Zumbi).

Mas nada disso importa quando podemos ter de volta Adele, Foster The People, Shakira, U2 e tantos outros grandes nomes da música.

Então confira a nossa lista de álbuns mais esperados de 2014. Mas antes vale ressaltar que todos aqui são álbuns que estão minimamente garantidos, mesmo que não se saiba para qual mês.

U2

Último Lançamento: No Line on the Horizon (2009)
Próximo Lançamento: sem nome (abril)



Bono e sua banda preparam o sucessor de No Line on the Horizon, e este novo trabalho é um dos mais esperados porque o baixista Adam Clayton admitiu que o álbum traz de volta a sonoridade antiga da banda, além da maturidade adquiria ao longo de décadas.

Metallica

Último Lançamento: Death Magnetic (2008)
Próximo Lançamento: sem nome (sem previsão)



Em 2014, o Metallica completa seis anos desde o seu último álbum, o Death Magnetic. No entanto, segundo o baterista Lars Ulrich, este hiato acaba neste mesmo ano. "Eu entendo que as pessoas estão esperando um novo álbum, assim como a gente", disse ele a Rolling Stone EUA.

Nação Zumbi

Último Lançamento: Fome de Tudo (2007)
Próximo Lançamento: sem nome (sem previsão)



O álbum de retorno da Nação Zumbi está sendo esperado desde 2013, mas o projeto acabou ficando para este ano. O trabalho sucede Fome de Tudo, lançado há 7 anos.

Jay Z e Kanye West

Último Lançamento: Watch the Throne (2011)
Próximo Lançamento: Watch the Throne 2 (sem previsão)



Após se juntarem em 2011, esperava-se que, em 2013, a parceria fosse repetida, mas o ano foi atarefado para ambos - que lançaram um álbum cada um e se tornaram pais. A primeira parceria deu tão certo que a expectativa sobre um novo lançamento é alta.

Foo Fighters

Último Lançamento: Wasting Light (2011)
Próximo Lançamento: sem nome (sem previsão)



Do último álbum, Wasting Light (2011), pra cá, o Foo Fighters já parou e já voltou, ainda que esta pausa não tenha durado nem um ano.Mas eles não só voltaram como vão lançar um CD. Dave Grohl disse, em enrevista à rádio Xfm, que eles vão fazer "um disco que ninguém nunca fez igual", portanto: muitas expectativas.

Tony Bennett & Lady Gaga

Último Lançamento: música The Lady is a Tramp, do álbum Duets II, de Bennet (2011)
Próximo Lançamento: Cheek to Cheek (final de 2014)



Boatos dizem que o álbum que une Tony Bennet e Lady Gaga está pronto há muito tempo. No entanto, ele só não foi lançado para não criar conflito com ARTPOP!, o mais recente trabalho de Gaga, lançado em 2013. O dueto, que promete revisistar clássicos do jazz, pretende repetir a aceitação de The Lady is a Tramp, canção do álbum Duets II, de Bennet.

Adele

Último Lançamento: 21 (2011)
Próximo Lançamento: sem nome (sem previsão)



Muitos acreditam que Adele salvou a indústria fonográfica em 2011, quando lançou 21. Mesmo assim, ela decidiu dar uma pausa na carreira, virar mãe, e avisou sua gravadora que não gravaria até 2014. E apesar de ser um dos álbuns mais aguardados deste ano, é também um dos que menos se tem informação. Do pouco que se sabe, o CD será lançado neste ano e com colaboração de Phil Collins.

Racionais MC's

Último Lançamento: Nada como um Dia após o Outro Dia (2002)
Próximo Lançamento: sem nome (sem previsão)



Em entrevista à Rolling Stone Brasil, Mano Brown prometeu que o Racionais MC's entraria em estúdo ainda em 2014, pondo fim a um período de mais de 10 anos sem lançamento.

Lea Michele

Último Lançamento: nenhum
Próximo Lançamento: Louder (28 de fevereiro)



O álbum de estreia de Lea Michele já criou a expectativa de ter um repertório que explore muito bem o vozeirão dela, e isso já nos dois singles que foram liberados, Cannonball (vídeo) e Battlefield.

Foster The People

Último Lançamento: Torches (2011)
Próximo Lançamento: Supermodel (18 de março)



Representando a turma do indie rock, 2014 presenteia os fãs do Foster The People com Supermodel. Segundo o vocalista Mark Foster, este será um álbum mais "orgânico e humano". A primeira música, Coming of Age (vídeo), já foi divulgada.

Lana Del Rey

Último Lançamento: Born to Die (2012)
Próximo Lançamento: Ultraviolence (sem previsão)



Tudo que se sabe sobre o 5º álbum de Lana Del Rey é o nome e que o mesmo deve chegar às lojas ainda no primeiro semestre deste ano, mas nada é confirmado.

Shakira

Último Lançamento: Sale el Sol (2010)
Próximo Lançamento: Shakira (25 de março)



O clipe de Can't Remember to Forget You (vídeo) parece já ter dado o tom do mais novo álbum da Shakira. Além de Rihanna, o trabalho ainda pode contar com participações de Katy Perry, Pink e Christina Aguilera, mas estas informações não foram confirmadas.

Por Bruno Ibaldo

Atualizado em 3 Fev 2014.