Guia da Semana

Mais uma Virada Cultural chega ao fim. Mesmo com os problemas de sempre - causados pelo incontrolável número de pessoas nas ruas ao mesmo tempo -, novamente a grande maioria se divertiu e curtiu os shows sem maiores problemas.


A festa que reúne milhões de pessoas nas ruas do centro da capital mais uma vez foi manchada por violência ao longo das 24 horas de evento. Ao todo, duas pessoas morreram, uma assassinada e outra vítima de overdose.

Raça Negra, Daniela Mercury e Lobão iniciaram os trabalhos

Às 18h de sábado a Virada 2013 começava de maneira grandiosa em três palcos distintos. No República, o Raça Negra encantou tribos e gerações distintas com seu pagode romântico; no São João, Lobão relembrou repertório que teve seu auge na década de 1980; e no Palco Júlio Prestes, Daniela Mercury deu show ao lado do Zimbo Trio. A abertura da Virada, eclética e bem distribuida, foi um tiro certo.

Palco Júlio Prestes reúniu grandes nomes da música

Daniela Mercury foi a primeira a se apresentar no grande palco da Virada, montado na Praça Júlio Prestes, próxima a estação da Luz. Depois dela, outros grandes nomes como Gal Costa, Criolo e Racionais MCs também passaram por lá. Artistas gringos como o duo de rap Black Star e o pai do funk George Clinton também se destacaram em meio a programação da Virada 2013.

Novidade, Palco 25 de março agradou

A Rua 25 de março, relativamente estreita em comparação a outros pontos que também receberam palcos nesta Virada, se encaixou muito bem com o clima proposto pela organização do evento. Com banheiros químicos e barracas de pastel próximos ao palco, o ponto esteve longe de presenciar algum tipo de confusão durante as 24 horas de Virada.

Homenagem a Chorão emocionou no Palco São João

Durante a madrugada de domingo, às 2h, a banca A Banca, composta pelos ex-integrantes do Charlie Brown Jr., fez uma homenagem ao Chorão, que morreu no dia 6 de março de deste ano. Cheio de clássicos e projeções do cantor em um telão no fundo do palco, o show agradou o imenso público que foi conferir a apresentação.

Extremamente orgnizado, Theatro Municipal celebrou a música

O Theatro Municipal também trouxe programação especial na Virada. Por lá, grandes artistas da nossa música tocam álbuns clássicos na íntegra. Nomes como Fagner, Odair José, Wanderléa e Jorge Mautner presentearam o público do Theatro com canções importantes que não eram executadas ao vivo há anos, às vezes décadas.

Por Anderson Nascimento

Atualizado em 20 Mai 2013.