Guia da Semana

A 12ª edição da Virada Cultural, que ocorre nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2016, na cidade de São Paulo, terá duas grandes novidades neste ano: um Happy Hour especial na sexta-feira, dia 20, e pela primeira vez o evento será descentralizado, ou seja, vai acontecer em todas as subprefeituras da capital.

Com um investimento de R$ 15 milhões, a Virada deste ano sofreu diminuição nos números de palcos principais, como os de peças teatrais e apresentações circenses, e de shows durante a madrugada. Por outro lado, o evento promete ganhar em segurança, já que mais de mil policiais militares estarão responsáveis pela tranquilidade dos cidadãos e a região central também contará com a inauguração de uma nova iluminação em LED.

Outras duas agradáveis novidades são o Palco São João, que será dedicado às mulheres, como apresentações exclusivas de artistas femininas, e o Palco Rio Branco, que vai relembrar a trajetória do músico gaúcho Júpiter Maçã. Como nos anos anteriores, o evento também terá shows nas unidades do SESC, CEU, Centros Culturais e Teatros Municipais. Confira a programação completa:

Happy Hour

O Happy Hour acontece na sexta-feira, dia 20, das 17h às 23h, em nove pontos no perímetro entre a Avenida Ipiranga e a Praça da Sé. O intuito do happy hour é esquentar o público para a prévia do evento, que irá se misturar com as já efervescentes atividades do centro da cidade, em parceria com bares, restaurantes, centros culturais e estabelecimentos comerciais da região.

Entre as atrações da noite, destaques para o coletivo LAÇO, a festa Batekoo, Jazz na Kombi, Samba da Vela, o festival Garageira, DJ Hum, a Casa de Francisca e o Estúdio Lâmina.

Virada Cultural 2016 nos SESCs

Como já é tradição, as unidades do SESC em São Paulo também participarão da Virada Cultural nos dias 21 e 22 de maio. Com atrações do samba ao reggae, o evento vai contar com as presenças de grandes nomes da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Banda Black Rio, Paula Lima, Funk Como Le Gusta, Sandra de Sá, Clube do Balanço, Cauby Peixoto e Ângela Maria, Flora Matos, Anelis Assumpção , Criolina, Margareth Menezes, Chico César, GOG, Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Johnny Hooker, Camisa de Vênus, Thiago Pethit, Liniker, Fabiana Cozza e Luiz Melodia.

Festas e Carnaval de Rua

Pela primeira vez, a Virada traz uma programação itinerante com blocos, festas, escola de samba e artes cênicas. Nos dias 21 e 22 de maio, o cortejo circulará entre as avenidas Rio Branco e Ipiranga, fazendo esse mesmo percurso seis vezes. Entre os destaques, bloco Tarado Ni Você, Gambiarra, a Festa e Comissões de Frente da Mocidade Alegre e Acadêmicos do Tucuruvi.

Programação Descentralizada

A Virada Cultural descentralizada ocupa 28 ruas abertas, oito bibliotecas, nove centros culturais, sete teatros municipais, 11 casas de cultura, 10 CEUs e cinco palcos externos montados nos bairros, levando o evento para todas as subprefeituras. Entre os principais shows da programação, nomes como Emicida, Mano Brown, Negra Li, NX Zero, Nação Zumbi, Elba Ramalho, Chico César, Bebeto, Pixote, Rashid, Ndee Naldinho e Gaby Amarantos.

Viradinha Cultural

Neste ano, a programação especial dedicada às crianças se espalha por toda a cidade, ocupando 10 unidades dos CEUs, bibliotecas, Centros Culturais e 16 palcos externos, incluindo o Parque do Ibirapuera e Parque do Carmo. Entre os destaques, shows da dupla Palavra Cantada, do rapper Dexter com a MC Soffia, dos projetos Grandes Pequeninos e Beatles para Crianças, apresentações de grupos teatrais circenses como o Furunfunfum e o Mad Science nos CEUs, e oficinas de fantasias, criação de Livros, 7oga para bebês, construção de instrumentos, música e brincadeiras afro-brasileiras nos Centro Culturais.

Confira a programação de cada palco na Virada Cultural 2016:

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 16 Mai 2017.