Guia da Semana

A Virada Cultural 2018 já divulgou sua programação completa, e dentre as diversas atrações musicais que entram para a 14ª edição do evento cultural, estão bons nomes do cenário brasileiro. Com palcos temáticos, artistas como Elza Soares, Caetano Veloso, Emicida, Jota Quest e Carol Konka foram confirmados. Além disso, a nostalgia estará presente através de atrações como Gretchen, Xuxa, É o Tchan e Balão Mágico.

Para não perder nenhum espetáculo memorável, fique de olho nos shows imperdíveis da Virada Cultural 2018:

Boulevard São João


Foto: TV Globo/Frederico Rozário

O palco da Boulevard São João, no centro, será dedicado a álbuns de sucesso de diversos artistas, todos os discos serão apresentados na íntegra. Entre os nomes da programação estão a banda IRA!, tocando 'Vivendo e Não Aprendendo' (1986), às 4h30 do dia 20 de maio; Fafá de Belém, com 'Água' (1977), às 10h30; e Nação Zumbi, com 'Afrociberdelia' (1996), às 13h30.

Consolação X Xavier de Toledo


Foto: Globo/Reinaldo Marques

Os cortejos, também conhecidos como carros elétricos, terão ponto de partida da Consolação com a Rua Xavier Toledo e vão animar a galera com brasilidades, tanto atuais como nostálgicas. No dia 19 de maio, às 20h, o Tarado Ni Você conta com a participação especial de Caetano Veloso para levar adiante a 'procissão'. Já no dia 20 de maio, às 16h, o É o Tchan revive os anos 90 com Sheila Melo.

Largo do Arouche X Rua Vieira de Carvalho

O cenário musical dos anos 90 agita o Largo do Arouche com artistas que marcaram época. O grupo Fat Family se reúne no palco para cantar sucessos consagrados, por exemplo o hino 'Eu Não Vou', o show acontece no dia 20 de maio, às 11h. A cantora Fernanda Abreu assume o tablado a partir das 15h com músicas como 'Veneno da Lata' e 'Rio 40 Graus'.

Barão de Itapetininga X Av. Ipiranga

O palco na Barão de Itapetininga traz como destaque alguns nomes de peso do cenário musical contemporâneo. O cantor Otto faz show dia 20 de maio, a partir da 1h; o grupo Cachorro Grande se apresenta em seguida, às 4h; e a Vanguart entra às 13h.

Praça da República


Foto:
Globo/Tata Barreto

A comunidade LGBT terá um espaço especial na Praça da República que contará com a apresentações de drags, incluindo personalidades do reality show 'Ru Paul's Drag Race', e shows imperdíveis, como o de Elza Soares, à 0h do dia 20 de maio; Negra Li, às 15h; e Jaloo, às 18h.

Praça da República

O cabaré toma conta também da Praça da República e foca no glamour e diversidade para construir sua programação. Alguns dos destaques ficam por conta do rapper Rico Dalasam, com show à 1h30 do dia 20 de maio, e Mustaches e os Apaches, às 16h30.

Praça do Patriarca

O forró, ritmo brasileiro nordestino, ganha espaço na Praça do Patriarca. O grupo Falamansa toca às 18h do dia 20 de maio e deve levar para o repertório sucessos como 'Xote dos Milagres' e 'Xote da Alegria'.

Copan

Foto: Divulgação/Maurício Valladares

O prédio histórico paulistano Copan, que fica na Avenida Ipiranga, recebe bandas de rock atuais e outros que já se consagraram no cenário musical. O grupo Dead Fish faz show às 11h30 do dia 20 de maio e o grupo Paralamas do Sucesso entra em cena às 16h30. O palco será construído na altura do número 210.

Rua Libero Badaró X Largo de São Bento

A cultura do rap domina o palco presente na Rua Libero Badaró com o Largo São Bento. O famoso rapper KL Jay, que faz parte do Racionais, assume as picapes de som às 22h do dia 19 de maio. Outro nome de destaque é o de Rincon Sapiência, que apresenta músicas como 'Afro Rep' e 'Ponta de Lança' no dia 20 de maio, a partir das 18h.

Anhangabaú

Com o intuito de reviver a história de sucesso do programa do Chacrinha, o palco do Anhangabaú receberá nomes como Gretchen e Valesca Popozuda, à 0h de 20 de maio. No Parque Alegria, o grupo Rouge é uma das atrações mais esperadas e o grupo Balão Mágico volta a se reunir para uma tarde nostálgica a partir das 18h.

Rua 7 de Abril X Rua Xavier de Toledo

Os nomes emergentes do rock se apresentam no tablado da Rua 7 de Abril com a Rua Xavier de Toledo. Entre os destaques da programação estão a banda Ego Kill Talent, com show dia 19 de maio, às 20h30; e o grupo Far From Alaska fica para o dia 20 de maio, às 11h30.

Av. Rio Branco (Alt. 98)


Foto:
Globo/Paulo Belote

O palco da Avenida Rio Branco, na altura do número 98, é um dos principais do evento, isso porque a programação reúne tanto nomes consagrados como revelações do cenário do rap/hip-hop. No dia 19 de maio, o rapper Rael se apresenta às 18h, e Marcelo D2, às 21h. Já no dia 20 de maio, o line-up é extenso, tem Haikaiss, às 2h da madrugada; uma homenagem ao Chorão, às 4h; Rashid, às 10h; Black Alien, às 12h; Cone Crew, às 14h; Maneva, às 16h e Raimundos, às 18h.

Parque da Juventude

Grandes encontros acontecem no Palco da Juventude, entre eles, Liniker e os Caramelows com Candy Mel e Luedji Luna, às 22h30 do dia 19 de maio; e Iza com Rael, às 16h30, do dia 20 de maio.

Chácara do Jockey


Foto: Globo/Estevam Avellar

A Chácara do Jockey se transformará em um mini festival durante a Virada, isso porque serão vários palcos espalhados pelo local. No dia 19 de maio rola show da Karol Conka, às 22h; Heavy Baile a partir das 0h do dia 20 de maio; Projota, às 12h; Paulo Miklos, às 14h; e Jota Quest, às 16h.

Itaquerão

O palco principal do Itaquerão, na Zona Leste, terá duetos e encontros musicais voltados para o pagode. O grupo Katinguelê faz show em conjunto com o Sampagode e Leci Brandão dia 19 de maio, às 18h; já Dudu Nobre e Paula Lima cantam juntos às 23h.

Praça do Campo Limpo


Foto: Globo/João Januário

A Praça do Campo Limpo, na Zona Sul, conta com Emicida na programação. O rapper canta no dia 20 de maio, à 1h.

Segue a gente no Instagram! Novidades, promoções e dicas quentinhas! ► @portalobaoba

Fique por dentro da agenda de shows internacionais no Brasil em 2018

Saiba quais artistas e bandas estão confirmados no país e os que ainda estão só nos boatos

Sem sofrência e dor de cabeça: 8 itens indispensáveis para levar nos festivais de música

Fique de olho nos itens que vão deixa sua experiência em um festival ainda mais prazerosa e livre de dores de cabeça

Festivais de música eletrônica e raves para curtir no Brasil em 2018

Programação completíssima de onde fritar e curtir festivais incríveis com o melhor do eletrônico

Por Juliane Romanini

Atualizado em 18 Mai 2018.