Comece preparando a manteiga noisette. Para isso, coloque os 170 gramas de manteiga sem sal na frigideira até caramelizar. Dica: perceba quando a manteiga mudar de cor, perder a água e ganhar notas de avelã. Assim que ficar bem dourada, transfira para um recipiente.
Derreta os 120 gramas do chocolate amargo 70%, acrescentando uma colher de chá de café instantâneo - um dos segredos da chef para adicionar mais sabor. Acrescente à manteiga noisette e reserve a mistura.
Com a mão ou a batedeira, bata em outra tigela os três ovos em temperatura ambiente com os 200 gramas de açúcar branco refinado. Segundo a chef, o açúcar deve ficar bem fininho, então, se precisar, use liquidificador. Bata a mistura por cerca de oito minutos ou até não sobrar nenhum grão de açúcar.
Junte a mistura dos ovos e açúcar com a da manteiga e chocolate e adicione o extrato de baunilha. No mesmo recipiente, acrescente a farinha, o sal fino e o cacau amargo em pó, todos peneirados.
Transfira a massa para uma travessa, preferencialmente de metal, com papel manteiga. Antes de levar ao forno pré-aquecido a 170 ou 180 graus, adicione os complementos: 170 gramas de chocolate picado, 1 colher de chá de sal marinho e 100 gramas de nozes torradas. Asse entre 20 e 24 minutos.
Após assado, aguarde duas horas para cortar brownie. Use uma faca comprida, limpa e quente. De acordo com a chef, se colocar a faca na água quente, secar com um pano e logo cortar, ela desliza facilmente pelo bolo.