Guia da Semana

O Rei Leão - O Musical estreia no Brasil partir do dia 28 de março. O palco escolhido para a montagem é o Teatro Renault, que já recebeu musicais como A Bela e a Fera, O Fantasma da Ópera e A Família Addams.

Para os fãs de musicais, a produção com certeza já faz parte da agenda de eventos obrigatórios deste ano. Mas, se você não é tão fã assim, o Guia da Semana listou cinco motivos para você não perder esse espetáculo. Confira:

Primeira vez na América do Sul

Rei Leão O Musical

Encenado em 15 países, o espetáculo foi visto por quase 65 milhões de espectadores. Porém, o Brasil será o primeiro palco do espetáculo na América do Sul. Todos os cenários, figurinos e apetrechos serão fielmente reproduzidos que nem na Broadway.

Versão brasileira: Gilberto Gil

Gilberto Gil traduz músicas do Rei Leão

Os fãs da trilha sonora do filme podem se decepcionar: as músicas do musical não são fieis as do longa, são versões adaptadas. Como é o caso da canção "Esta Noite o Amor Chegou" que virou aqui "Deve Haver o Amor Aqui". O cantor e compositor Gilberto Gil foi o escolhido para traduzir e adaptar as músicas da Broadway.

Um Rafiki importado

O Rei Leão O Musical

Diferente do filme, o xamã Rafiki é interpretado por uma mulher. Segundo Julie Taymor, diretora criativa, a escolha de uma mulher foi proposital, pois a história não tem uma mulher de personalidade forte. “Se a mãe de Simba fosse essa mulher, ele não teria desertado do reino para seguir aquela jornada”, afirmou. A atriz africana Phindile Mkhize é quem vai interpretar o sábio babuíno, que é o responsável pelo batismo de Simba e também por abrir os olhos do futuro rei em relação ao seu passado – vale destacar que Phindile Mkhize já fez parte da mesma produção na Broadway.

Cultura africana no palco

Rei Leão O Musical

A diretora Julie Taymor usou de todos os recursos disponíveis para transportar a África para os palcos. Desde o Bunraku, uma tradicional técnica de manipulação de bonecos japonesas, até um design de figurinos inspirado nos hábitos africano do século XVII. Tudo isso com uma trilha sonora inspirada em cantigos de tribos africanas.

O Rei Leão de perto

Rei Leão O Musical

O Rei Leão é o musical que mais lucrou no mundo inteiro e sempre foi parada obrigatória para quem visita a Broadway, em Nova York; ou o West End, em Londres. O espetáculo único é repleto de valores familiares, que demonstram o envolvimento de cada um de nós com as nossas raízes. A produção faz o espectador repensar o peso de cada uma das ações humanas e o efeito que elas têm sobre o ambiente. O musical é ainda um hino de respeito e amor pela natureza.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 19 Dez 2013.