Guia da Semana

A cada semana, grandes espetáculos estreiam na cidade. Confira o roteiro preparado pelo Guia da Semana, que destaca Cabaret, uma versão do musical da Broadway produzida e estrelada pela atriz Claudia Raia. Não perca!

28 de outubro

Ambientada em uma decadente casa noturna de Berlim, a trama do musical Cabaret gira em torno do relacionamento da inglesa Sally Bowles, que na versão nacional será interpretada por Claudia Raia, com o escritor americano Cliff Bradshaw, encarnado pelo jovem ator Guilherme Magon. O palco é o Teatro Procópio Ferreira.

Após quatro temporadas de sucesso em 2010, a montagem Novelo, que reestreia no Viga Espaço Cênico, mostra irmãos que se reencontram após longo período separados, após receberem um aviso de que um homem internado na UTI de um hospital público pode ser o pai que os abandonou há 20 anos.

Pretas Por Ter, no Teatro Itália, apresenta Altair e Marlene, duas mulheres com vidas completamente diferentes e que se encontram para dividir um mesmo local de trabalho, um cursinho noturno pré-vestibular.

A montagem Orfeu Mestiço – Uma Hip-hópera Brasileira, com linguagem inovadora, traz para o palco o mito de Orfeu, relacionando-o ao período da ditadura militar. A peça une o virtuosismo da ópera aos elementos da cultura popular urbana, no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Dois homens de realidades sociais distintas encontram-se no final de uma noite em um boteco. A partir daí, Portela, Patrão; Mário, Motorista propõe uma reflexão sobre as relações humanas pautadas pelo dinheiro e pelo poder. O palco é o Espaço Elevador.

29 de outubro

O Teatro Renaissance recebe o segundo texto encenado da jornalista Célia Regina Forte. O espetáculo Ciranda, assim como a primeira peça (Amigas, Pero no Mucho), aborda o universo feminino.

A companhia de dança contemporânea Sasha Waltz & Guests se apresenta, pela primeira vez no Brasil, no Teatro Alfa com a coreografia Travelogue I – Twenty to Eight.

1° de novembro

Concebido e montado para que o público se sinta acolhido como em casa de caboclo, o espetáculo Café com Queijo já passou por 52 cidades do Brasil, além de apresentações em Portugal. Com nova temporada no SESC Pompeia atores trazem histórias de Goiás, Minas Gerais, Amazonas, São Paulo e outros.

O 4° Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo será realizado na Galeria Olido e no Centro Cultural Banco do Brasil. O evento reúne artistas da Alemanha, Marrocos, Holanda, Espanha, Uruguai e Brasil. Todas as atividades do festival são gratuitas.

2 de novembro

Os goianos da Cia. Quasar apresentam o espetáculo de dança Tão Próximo, assinado pelo coreógrafo Henrique Rodovalho, no Teatro Bradesco. Na trilha sonora, destaque para as batidas eletrônicas do alemão Hendrik Lorenzen e mixagem de músicas de Céu, Matmos, Taylor Deupree e Naná Vasconcelos.

A peça A Casa dos Dados apresenta, no Teatro Augusta, a terapia dos dados como solução para as pessoas que não desejam tomar decisões em suas vidas e deixam os dados guiarem seu destino. O texto é do autor inglês Paul Lucas.

3 de novembro

Coreografia de Ramon Reis, principal solista do Les Ballets de Monte Carlo, Natureza apresenta as maravilhas e encantos naturais através dos movimentos. O espetáculo também mostra impactos negativos causados pelas intervenções do homem no SESC Pinheiros.

O espetáculo O Belo Indiferente, no SESC Consolação, é a história de uma paixão obsessiva, o monólogo de uma cantora em fúria e seu amante indiferente. A montagem, com direção de André Guerreiro Lopes e Helena Ignez, foi escrita pelo francês Jean Cocteau.

Por Camila Boehm

Atualizado em 9 Mar 2012.