Guia da Semana

Para quem gosta de teatro, a cidade de São Paulo é fantástica. Em todos os meses há peças comédia, drama, musicais, stand up comedy, entre outros, em cartaz. No entanto, por causa dessa grande diversidade e quantidade de espetáculos, fica difícil escolher a “peça ideal”.

O ano de 2015 mal começou a agenda teatral está incrível. No primeiro semestre é possível assistir aos espetáculos 'Meu Deus!', 'Caros Ouvintes', 'Beije Minha Lápide', 'As Noviças Rebeldes', entre muitos outros.

Para te ajudar, o Guia da Semana listou as peças imperdíveis de 2015. Confira:

O QUE O MORDOMO VIU

A história gira em torno do psiquiatra Dr. Arnaldo (Miguel Falabella) e sua atraente secretaria, Denise Barcca (Alessandra Verney). O espetáculo começa com a secretária sendo examinada pelo doutor, durante uma entrevista de emprego. Como parte da entrevista ele a convence a se despir. A situação vai se tornando mais intensa à medida que a entrevista avança, até a entrada em cena da Sra. Mirta (Arlete Salles), esposa de Dr. Arnaldo.

Temporada: de 9 de janeiro a 15 de fevereiro, no Teatro Procópio Ferreira

AS NOVIÇAS REBELDES

A montagem, baseada no texto de Dan Goggin, conta a história de cinco freiras que saíram da Irmandade de Salue Marie para jogar bingo em outro convento. O problema surge quando as outras 52 freiras que ficaram no convento morrem vítimas de botulismo ao tomarem uma sopa feita com legumes enlatados vencidos. Além disso, ao retornarem à Irmandade de Salue Mari, as cinco freiras sobreviventes descobrem que o caixa da Irmandade foi desfalcado pela Madre Superiora e que só dispõem de recursos para o funeral de 48 freiras. Para arrecadar dinheiro, as cinco freiras resolvem então promover um show beneficente.

Temporada: de 9 de janeiro a 8 de março, no Theatro NET SP

FORA DO NORMAL

O solo de stand up do humorista Fábio Porchat traz ao palco observações bem humoradas sobre situações do dia a dia. Na peça, o comediante se apresenta sem cenário, sem figurino, sem trilha sonora e sem piadas conhecidas. O repertório retrata o cotidiano e por isso faz com que o público dê risada ao se identificar com as piadas.

Temporada: de 9 de janeiro a 29 de novembro, no Teatro Shopping Frei Caneca

O HOMEM DE LA MANCHA

O espetáculo, com direção e versão de Miguel Falabella, se passa num manicômio brasileiro no final dos anos 30. Um paciente, que se apresenta como Miguel de Cervantes, poeta, ator de teatro e coletor de impostos, é anunciado para internação. Para isso, ele chega na companhia de seu criado, Sancho. Ao ser abordado pelo Governador, louco que comanda os internos do hospital, Cervantes tem seus pertences confiscados. No entanto, uma preocupação domina a cabeça de Cervantes: o manuscrito. Para dar a Cervantes a oportunidade de reaver seu manuscrito, o Governador instala um julgamento.

Temporada: de 14 de janeiro a 28 de junho, no Teatro SESI-SP

BEIJE MINHA LÁPIDE

Dirigida por Bel Garcia e produzida por Fernando Libonati (Pequena Central), a montagem conta a história de Bala (Marco Nanini), ardoroso fã de Oscar Wilde (1854-1900) que está preso por quebrar a barreira de vidro que isola o túmulo do escritor no célebre cemitério de Père Lachaise, em Paris.

Temporada: de 16 de janeiro a 1º de março, no Sesc Consolação

CAROS OUVINTES

A peça é uma comédia sobre o começo das telenovelas, visto sob o olhar dos atores que faziam sucesso nas radionovelas. A trama se passa numa das últimas emissoras a produzir radionovelas. O elenco prepara uma grande apresentação ao vivo, para depois se despedir do público em um palco armado do lado de fora da rádio. Vicente (Marcos Damigo), o produtor da radionovela, mantém com a atriz Conceição (Natallia Rodrigues) um caso amoroso que entra em colapso quando ela é chamada para estrelar uma telenovela. Empenhado para que o último capítulo seja impecável, Vicente conta com a absoluta lealdade e profissionalismo do sonoplasta Eurico (Alex Gruli) e do locutor Wilson (Rodrigo Lopez).

Temporada: de 16 de janeiro a 15 de março, no Teatro das Artes

MEU DEUS!

A história se passa num dia na vida da psicóloga Ana, personagem interpretada por Irene Ravache, que recebe um telefonema misterioso de um homem desesperado, interpretado por Dan Stulbach, que insiste em marcar uma consulta com ela no mesmo dia. Quando ele chega, apresenta-se como sendo Deus. Deus profundamente deprimido com a situação do Paraíso que um dia criou, conta seus problemas. Ana, por sua vez, tem apenas uma sessão de terapia para convencê-lo do contrário e salvar o mundo.

Temporada: 17 de janeiro a 29 de março, no Teatro Tuca

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 21 Jan 2015.