Guia da Semana

Tiago Barbosa é um dos nomes da vez. Carioca do Vidigal, o ator, que também é preparador vocal do Grupo Nós do Morro, dá vida ao personagem Simba na adaptação brasileira do musical O Rei Leão, da Broadway, em cartaz no Teatro Renault.

Tiago, que em 2012 chegou a participar do programa Ídolos, da Record, foi selecionado por ninguém menos que Julie Taymor, diretora-geral do espetáculo da Broadway. “Quando a Julie me abraçou e disse que eu era o Simba, a primeira coisa que eu fiz foi ligar para meus pais contando sobre a grande notícia”, revelou o astro.

Para conhecer um pouco mais da vida pessoal e profissional de Tiago, o Guia da Semana conversou com o ator, que falou sobre a nova rotina de trabalho e sobre o futuro da sua carreira. Confira o bate-papo abaixo:

Quando e como você escolheu ser ator e cantor? Foi difícil chegar até aqui?
Tudo começou como uma grande brincadeira de criança. Meus pais sempre cantaram. Meu pai foi e é o meu maior combustível e inspiração em tudo em que realizo. Ele é compositor, escreve poesias incríveis em forma de canção. Aos 6 anos eu já cantava na igreja e tinha que cantar com qualidade porque senão meu avô, que era pastor, vinha corrigir - ele também cantava. Aos 10 anos eu e meus irmãos entramos para uma orquestra sinfônica da baixada fluminense e aos 13 integrei numa companhia de teatro musical. E foi aí que tudo começou, cantar, dançar e atuar. Mas no começo foi muito difícil, houve uma época em que a palavra que eu mais ouvia era “não”. Ouvia em todas as portas que eu batia.

Qual foi a sua reação ao ouvir de Julie Taymor que você seria o Simba? Você esperava que seria selecionado?
Eu estava muito focado na minha audição e queria muito entrar para a Família Rei Leão. No momento em que me apresentei, eu simplesmente me permiti ser tocado pela música e também ser um canal através dela. Quando a Julie me abraçou e disse que eu era o Simba, a primeira coisa que eu fiz foi ligar para meus pais e contar a grande notícia.

Crédito: João Caldas ©Disney

Você acha que a sua participação no programa Ídolos, em 2012, ajudou na sua performance?
Acho que o programa ajudou na superação dos meus medos. Foi uma experiência incrível, mas uma coisa é bem diferente da outra, até porque, quando eu entrei no programa, eu já estava fazendo os testes para o musical.

Como você se preparou para o papel?
Tive uma preparação de interpretação com a Dani Reule e de dança na companhia DENISE & VERA CASONE. E também tive que malhar para ganhar um pouco mais de massa muscular e correr na praia cantando para ganhar mais resistência.

Qual é a maior dificuldade de interpretar esse personagem?
Ligar e desligar o botão das emoções. Simba fala de um lutador, um ser que tem medo, tem sonhos, tem segredos, foge, sente saudade e que precisa reconquistar a honra da sua família. Eu realmente amo esse personagem.

E a maior satisfação?
Ver o público se emocionar, dar gargalhadas e dizer “no fundo no fundo, todos temos um Simba dentro de nós”.

O que esse papel significa para você?
Simba veio para mudar a minha história em todos os sentidos.

Você já gostava da história de O Rei Leão antes de fazer parte do elenco do musical?
Foi o primeiro filme que vi na minha infância. Assisti com meus pais.

Você se identifica com o Simba? Se sim, quais características que vocês têm em comum?
Muitas coisas, viu? Ele é um brincalhão, assim como eu, mas também um grande guerreiro.

Como controlar o nervosismo antes de entrar no palco? Você tem algum ritual para dar sorte?
Peço sempre que Deus esteja comigo em todo tempo e, antes de entrar no palco, sento em frente à máscara que uso, faço carinho nela e depois a coloco.

Depois dessa experiência você pretende seguir carreira em musicais?
Esse é o meu maior sonho, dar continuidade a minha carreira em teatro musical.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 23 Jul 2013.