Localizada no norte do Vietnã, Hanói é uma cidade histórica, urbana e que possui influência e resquícios de toda a história vietnamita, desde as colonizações chinesa e francesa até a guerra contra os Estados Unidos. A cidade foi fundada a mil anos atrás, e é a atual capital do país. Por lá, você irá encontrar uma capital urbana, movimentada, com características ocidentais e orientais, e ainda com muitas filosofias e religiões dominantes: confucionismo, budismo e comunismo.
Ficou curioso(a) para conhecer esta incrível cidade vietnamita? Então, veja o roteiro que o Guia da Semana preparou com passeios imperdíveis em Hanói.
Confira

MAUSOLÉU DE HO CHI MINH
O mausoléu possui características arquitetônicas típicas do Vietnã, e guarda muita história do país. É ali que está sepultado o corpo do líder revolucionário Ho Chi Minh, que participou da independência do Vietnã contra os franceses e também da guerra contra os Estados Unidos. Seu corpo está preservado num caixão de vidro dentro do salão principal do prédio. A visita é gratuita, mas respeite as regras rígidas do local, que é repleto de guardas para manter tudo em ordem.

MUSEU HO CHI MINH
Próximo ao mausoléu, está o Museu do mesmo líder comunista: Ho Chi Minh. Ele conta a história desta figura importante, que nasceu em 1890, através de fotografias, livros, artefatos e presentes. É a partir deste acervo que você irá entender a importância de Ho Chi Minh para o povo vietnamita e ainda vai aprender detalhes sobre sua infância até o movimento de independência da França.

WATER PUPPET SHOW
Um passeio diferente em Hanói é assistir ao Water Puppet Show - isso mesmo, uma apresentação de marionetes sobre a água! É uma tradição do Vietnã, desde o século 11, em que marionetes esculpidos em madeira encenam cenas do cotidiano vietnamita ou sobre lendas da cultura local. As apresentações acontecem no Thang Long Water Puppet Theater, diariamente.

MUSEU NACIONAL
O Museu Nacional é para você que quer aprender mais sobre a história do Vietnã. Ele conta a história desde a colonização chinesa, que perdurou por mil anos, até a invasão da França. De arquitetura francesa, do século 20, o museu possui um acervo impressionante, desde joias e tumbas das primeiras aristocracias até cartazes dos movimentos de resistência da independência contra a França e antiamericanos.

MERCADO NOTURNO DE HANÓI
O mercado noturno de Hanói é uma experiência única que você precisa fazer em sua visita à cidade. É um ótimo lugar para apreciar a essência de Hanói: movimento, lojas, restaurantes e comida de rua. Deixe reservado uma noite para comer por ali e também para comprar as lembrancinhas da viagem.

TEMPLO BACH MA
Este templo, apesar de pequeno, guarda uma grande história e importância para a cidade. Ele é o templo mais antigo de Hanói, datando do século 11. Entretanto, sua estrutura passou por reformas e a construção atual é do século 18. O templo confucionista foi construído pelo imperador Ly Thai To em homenagem ao cavalo branco que o guiou até o Old Quarter, bairro antigo de Hanói, em que ele construiu as muralhas da cidade.

TEMPLO VAN MIEU
Este templo, construído em 1070, é em homenagem à Confúcio, e funcionou como uma universidade por 700 anos. O local era restrito à nobreza e aos príncipes, e os nomes de 2.313 alunos permanecem esculpidos em 166 telhas de pedra, colocadas sobre tartarugas esculpidas em pedra. Os jardins ao redor são belíssimos – tanto que hoje o lugar virou ponto turístico e local onde formandos vão comemorar a formatura e tirar fotos.

LAGO HOAN KIEM E TEMPLO NGOC SON
O Lago Hoan Kiem é um espaço de tranquilidade em meio à movimentação de Hanói. Por perto, há lojas e restaurantes que são ótimas paradas para um passeio no meio da tarde. Porém, o melhor horário é ao entardecer, em que você consegue apreciar as luzes que iluminam o lago. Falando nisso, o lago possui uma ponte que dá acesso ao Templo Ngoc Son. A obra é pequena, mas é encantadora, e possui diversas esculturas ao redor que rendem boas fotos.

ONE PILLAR PAGODA
Este local único fica próximo ao mausoléu e museu de Ho Chi Minh, e como o nome já diz, a pagoda é segurada por apenas um pilar. O templo budista possui uma arquitetura peculiar, inspirada na flor de lótus. O local possui quase de mil anos e já passou por algumas reconstruções. A entrada é gratuita.

CIDADELA DE HANÓI
A Cidadela de Hanói é a Cidade Imperial de Thang Long, inspirada na Cidade Proibida de Pequim, na China. Desde 2010, é Patrimônio Mundial pela Unesco. O conjunto reúne palácios e ruínas antigas, possui 18 mil metros quadrados e dentro você consegue visitar o Museu da História Militar do Vietnã; a torre da bandeira, construída em 1812; o símbolo de Hanói; os grandiosos portões Norte e Sul; um sítio arqueológico; dentre outras estruturas.

OLD QUARTER
Este bairro antigo é onde o movimento de Hanói se concentra: lojas, cafés, restaurantes, ambulantes, comida de rua que se amontoam em ruas estreitas. Você ficará até perdido em meio a tanta gente e coisas acontecendo ao redor. É um ótimo lugar para se hospedar, já que fica próximo a vários pontos turísticos, e possui muitas opções de compras, comidas e bebidas.

E aí, ficou com vontade de conhecer Hanói?
Por Lid Capitani
Atualizado em 20 Fev 2020.