Guia da Semana

Carnaval é ouvir e sentir. É envolver-se com a energia e deixá-la tomar seu corpo. Seja o samba do Rio de Janeiro, o axé da Bahia, o frevo ou o maracatú de Pernambuco, e tantos outros ritmos que, além do som, possuem cheiro, gosto e cor. Sons que agitam a alma e o coração dos foliões, despertanto sentidos e sentimentos em seus amantes, resultando, sempre, em uma explosão de alegria.

Entretanto, engana-se quem pensa que todos são adeptos da folia. Muitas pessoas não gostam do agito do feriado mais animado do ano e, pensando justamente nelas, o Guia da Semana listou os programas para fugir do trânsito, das marchinhas, serpentinas e muvucas típicas dessa época do ano. Confira:

1- Visitar exposições

A cidade de São Paulo está cheia de opções de mostras incríveis para visitar. A maioria delas tem formado filas imensas devido ao sucesso e algumas ficam abertas durante o feriado. Veja algumas delas:

O MUNDO DE TIM BURTON

A exposição, que já foi exibida em cidades como Nova York, Paris e Praga, explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. Reúne mais de setecentos exemplos de desenhos raramente ou nunca antes vistos, pinturas, fotografias, fotos de filmes, storyboards, bonecos, maquetes, fantasias e objetos de sua vasta filmografia como dos "Edward Mãos de Tesoura", "O Estranho Mundo de Jack", "Batman", "Marte Ataca!", "Ed Wood", e "Beetlejuice", e de projetos pessoais não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor trabalhando no espírito do Surrealismo Pop.

Onde: MIS
Quando: a partir de 3 de fevereiro

MONDRIAN E O MOVIMENTO STIJL

Trata-se de um panorama que apresenta cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa conhecido como De Stijl (“O Estilo” em tradução literal), fundado em 1917 e que tem como ícone o pintor Piet Mondrian.

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Quando: De 25 de janeiro a 4 de abril

DIÁLOGOS NO ESCURO

O conceito da exposição é mostrar como é o mundo sem o sentido da visão. Os visitantes são conduzidos por guias deficientes visuais através de salas totalmente escuras e especialmente construídas, em que cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos, como parques, ruas, mercearias, cidades e cafés.

Onde: Até 20 de fevereiro
Quando: Unibes Cultural

2- Viciar-se em uma nova série

Cinco dias de "férias" é o tempo ideal para isolar-se do mundo e colocar em dia aquela série que você nunca consegue assistir ou, ainda, conhecer uma nova! O Guia selecionou as melhores séries da Netflix e suas melhores séries originais para ajudar.

3- Ir ao cinema

Foi-se o tempo em que ir ao cinema era apenas para assistir ao filme. Hoje em dia, o público é mais exigente e, além da óbvia intenção, o conforto, a acessibilidade, a ambientação e o diferencial pesam na balança na hora da escolha.

4- Fazer roteiros temáticos

Diversidade é o que não falta na capital paulista. Com opções para todos os gostos, é só se programar para conhecer lugares simples e incríveis: seja para quem gosta de arte ou futebol.

5 - Ir a bares com os amigos

Para quem não quer ficar em casa, outra boa opção é encontrar com os amigos em algum bar para aproveitar o verão, curtir o dia e atualizar as fofocas.

6- Colocar a leitura em dia

Muitas pessoas gostam de aproveitar o tempo livre para ler e esquecer do resto do mundo. Para te ajudar, o Guia dá sugestões de livros de suspense, superação, guerra, de auto ajuda, eróticos e sequenciais.

7- Conhecer novos lugares

A cidade de São Paulo oferece uma grande variedade de lugares que agradam todos os gostos. Entre muitos restaurantes, parques, praças, museus, cenários culturais e muitos outros, alguns deles ficam escondidos e tornam-se desconhecidos para muitos moradores e visitantes da grande metrópole, fazendo com que percamos a oportunidade de entrar em contato com universos simplesmente incríveis. Que tal conhecer lugares incríveis na cidade, mas que nem todo paulistano conhece?

Por Nathália Tourais

Atualizado em 7 Jan 2016.