Guia da Semana

Quem passa muito tempo em São Paulo sabe como a rotina é maçante e cansativa, e que todos merecem um descanso fora da euforia da capital paulistana. A praia fica a apenas um pulo, mas o que quase todos se esquecem é que o interior também reserva paisagens bonitas a pouco tempo de estrada.

+ Veja opções de cidades para um bate-volta de inverno
+ Confira toda a programação grátis de SP

Por isso, o Guia da Semana fez uma lista com algumas cidades do interior perto de São Paulo e que dá para fazer um bate-volta no fim de semana. Confira:

Embu das Artes

Embu fica a cerca de 30 km de São Paulo, tendo um acesso bem fácil pela Rodovia Raposo Tavares. É uma cidade pequena e recheada de cultura. Para passear, há museus, praça de alimentação, represa e muito mais. Confira o nosso roteiro de Embu das Artes.

Paranapiacaba

Paranapiacaba é um distrito do Município de Santo André, do ABC e fica a cerca de 60 km de São Paulo. Seu clima frio e úmido aliado a paisagem da serra formam um cenário peculiar e aconchegante ao mesmo tempo. Lá é possível ver as construções históricas de igrejas, casas, linha de trem, entre outros. A melhor época é no Festival de Inverno, que acontece em julho.

São Roque

São roque fica a 70 km da capital paulistana. O diferencial é o roteiro do vinho com as vinícolas, as festas de agosto - em comemoração ao aniversário da cidade -, os centros culturais, capelas e outras construções de época, além de estação de Ski e lugar para praticar hipismo.

Itu

A cidade das coisas enormes fica a aproximadamente 100 km de São Paulo e conta com diversos pontos turísticos a ser visitados. Há o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado Dom Pedro II, o famoso Telefone Público, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o Semáforo próximo ao orelhão, o Armazém do Limoeiro e o Museu da Energia, entre outros.

Águas de Lindóia

Além da tranquilidade e todo o pacote de benefícios que as cidades do interior oferecem, Águas de Lindóia conta com um balneário municipal que promove relaxamento, e um pouco mais de dinamismo e diversão no parque aquático. Fica a 160 km de São Paulo.

Cabreúva

Cerca de 90 km distante de São Paulo, Cabreúva é uma pequena cidade com belas paisagens naturais, entre trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. É ótima para passar o dia ou o fim de semana tanto no frio como no calor.

Santo Antônio do Pinhal

Para ir a Santo Antônio do Pinhal é melhor reservar todo o fim de semana, já que são 170 km de distância e é a região da Serra da Mantiqueira; assim, o passeio fica mais gostoso se tiver mais tempo de aproveitá-lo. A cidade tem um clima bem de interior, com ar puro e relaxante. Para quem quer um agito à noite, Santo Antônio é do lado de Campos do Jordão, a apenas 20 km.

Holambra

A cidade das flores, e a capital holandesa no Brasil, é um dos destinos que vale a pena a visita, apesar dos 250 km de distância. Ela é bem frequentada o ano todo, mas principalmente na Expoflora e na época da primavera, que os canteiros florescem e deixam o ambiente bem mais agradável.

Por Rafaela Piccin

Atualizado em 9 Jul 2014.