Guia da Semana
Viagens
Por Renata Fernandes

Melhores destinos gastronômicos no mundo

Conheça pratos famosos e exóticos ao redor do mundo.

A culinária é capaz de resgatar a história de um país (Divulgação)

Enquanto viaja, apreciar a comida local não é apenas uma maneira de provar novos pratos e de se alimentar em meio a roteiros turísticos. A gastronomia consegue, muitas vezes, traduzir e resgatar aspectos da história e cultura típicas de cada cidade. São restaurantes, cafés, mercados públicos e bancas na rua que fazem com que você se sinta parte daquele lugar durante os poucos minutos enquanto almoça.

Para os fãs de uma boa comida, o Guia da Semana preparou uma lista com destinos que preservam os sabores tradicionais e levam a culinária muito a sério. Confira:

Lima, Peru

Molho preparado à base de sal, alho, pimenta do reino e gengibre; o camote (tipo de batata doce) e, claro, o choclo (milho), além de adereços como alface e cebola roxa, entre outros. Esses ingredientes compõem um dos pratos mais tradicionais do Peru, o ceviche. Essa e tantas outras receitas típicas fizeram com que o país sul americano ganhasse o prêmio de Melhor Destino de Gastronomia do Mundo em 2012 pelo World Travel Awards.

Paris, França

A culinária francesa é conhecida pela extensa variedade de pães, queijos, vinhos e doces deliciosos. Algumas das receitas, inclusive, são bastante conhecidas pelos brasileiros, como o petit gateau (um bolo de chocolate mal passado servido com sorvete) e a quiche lorraine (preparada com ovos e bacon).

Roma, Itália

Não é difícil encontrar uma pizzaria no Brasil. Agora, quem não sonha em experimentar uma verdadeira pizza italiana, com aquela massa fininha, tomates frescos e manjericão? Além das massas, pães e risotos, o café, mais especificamente o espresso, também é parte importante da culinária italiana.

Porto, Portugal

A culinária brasileira tem grande influência dos pratos típicos portugueses, como o bacalhau, a feijoada e o pudim de leite. Baseada na gastronomia mediterrânica, a cozinha portuguesa se constitui de muito peixe, pão, azeite e vinho.

Tóquio, Japão

A culinária japonesa foi formada pela falta de alimentos na região, que é constituída por quatro ilhas. Por conta disso, os nativos tinham basicamente somente frutos do mar para se alimentarem. Hoje, a alimentação no Japão é composta na sua grande maioria por peixes, frutos do mar, arroz e macarrão.

Barcelona, Espanha

Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva e alho e frutos do mar para compor os seus pratos. Um dos pratos conhecidos por aqui, mas que ganha outra cara se feito por espanhóis, é a paella (um prato de arroz, frutos do mar, galinha e chouriço).

Nova Deli, Índia

É preciso estômago forte para aguentar a culinária indiana, composta por temperos bastante exóticos, sem sentir um desconforto. Por conta disso, no entanto, a cozinha da Índia se tornou uma das mais saborosas e bem apresentadas do mundo. Se for visitar o país, você não pode deixar de provar o chaat (mistura de puri, macarrão cabelo de anjo frito, arroz, batata, pasta de pimenta vermelha, cebola picada, coentro e molho de tamarindo).

Pequim, China

A culinária chinesa é mundialmente conhecida por misturar muito bem sabores, texturas e temperos. Outra parte bastante incomum da gastronomia na China é a utilização de iguarias muito exóticas, como barbatanas de tubarão, carne de cachorro, cobras, escorpiões e gafanhotos. Mas já que atravessou o mundo inteiro para chegar lá, vale a pena provar, não é?


Por Renata Fernandes

Atualizado em 22 Mai 2014.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens