Guia da Semana

Para muitas pessoas, cozinhar é uma tarefa simples e fácil. Porém, para muitas outras fazer um arroz com feijão é uma atividade um tanto quanto complicada. Por isso, diversas escolas oferecem cursos livres de gastronomia.

O Guia da Semana listou algumas instituições de São Paulo que possuem ótimos cursos. Confira:

ACCADEMIA GASTRONOMICA

Idealizada pelo chef italiano Giuseppe Gerundino, a Accademia Gastronomica é uma escola prática, com bancadas individuais de trabalho onde cada aluno tem à sua disposição pia, fogão, utensílios e ingredientes necessários para a execução das receitas propostas. A escola oferece 5 modalidades de cursos, nos horários da manhã, tarde e noite: Cursos Extensivos, Cursos Especiais, Aulas Monotemáticas, Curso de Formação em Gastronomia e Cursos sob Medida. Dentre os temas dos cursos, destaque para Cozinha Vegetariana, Sabores Mediterrâneos, Churrasco e Cervejas, Formação em Gastronomia, entre outros.

R. Inhambu, 1126 - Moema
Telefone: (11) 5041-3277

SENAC

O SENAC, famosa instituição de ensino, oferece mais de 50 cursos de gastronomia, que agradam diversos gostos e estilos. Há aulas sobre comida japonesa, pizzas, cupcakes, pães e até vinhos. Além disso, a instituição ainda oferece alguns cursos de capacitação, como o de Capacitação para Cozinheiro, Capacitação para Garçom, Formação de Baristas, Formação de Bartender, Formação de Sommelier de Cervejas, entre outros.

ESCOLA SÃO PAULO

A Escola São Paulo é famosa por oferecer diversos cursos de diferentes áreas. Na gastronomia, há curso de Degustação de Cerveja, Jardinagem Gastronômica, Alimentação Consciente, entre outros. Porém, é preciso sempre checar a programação para não perder nenhuma data.

Rua Augusta, 2239 - Metrô Consolação
Tel.: 11 96325-3719
E-mail: [email protected]

CENTRO ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA

O Centro Especializado em Gastronomia é uma escola que procura difundir a cultura gastronômica no Brasil. A instituição oferece cursos de especialização direcionados para quem já atua na área e para quem deseja se aperfeiçoar. Há ainda os chamados “cursos rápidos”, que têm duração de um dia e são ministrados por chefs conceituados, a fim de oferecer rápido aprimoramento profissional. Os cursos são divididos em três categorias: Confeitaria/Panificação, Cozinha Quente e Bebidas.

Av. dos Eucaliptos, 618 - Moema
Telefone: (11) 5096-2017

ESCOLA DE CULINÁRIA E GASTRONOMIA NICOLAU ROSA

A Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa oferece dois cursos para os amantes da gastronomia: o Curso Básico Iniciante, que transmite aos alunos noções básicas de culinária com preparo de saladas, molhos, massas, além de abordar assuntos como higiênie, arrumação de mesas e segurança na cozinha, e o curso de Capacitação para Chef de Cozinha, que já formou mais de 500 alunos.

Alameda dos Anapurus, 1664 - Moema
Telefone:(11) 5094-0414

ESCOLA DA ARTE CULINÁRIA LAURENT

Na Escola Laurent os cursos duram cinco dias e envolvem explicações teóricas e aplicações práticas. Os módulos são abrangentes e envolvem todos os tipos de conhecimento necessários a um cozinheiro. No Básico, por exemplo, o aluno aprende a cortar legumes corretamente, fazer embalagens, arrumar uma câmara fria, usar temperos, organizar uma praça de trabalho, entre outras coisas. Já os demais módulos ensinam a trabalhar as carnes, aves, peixes, molhos, sopas e cremes, tratam de temas como cozinha molecular, a técnica de cozinhar no vácuo, saber utilizar um forno de alta precisão, organização de eventos e banquetes, entre outros. Os cursos são para no máximo 12 pessoas de cada vez e duram de 4 a 5 dias.

Rua Groenlândia 372 - Jardim Europa
Tel.: (11) 3887-0170
E-mail: [email protected]

ATELIER GOURMAND

A escola, que oferece aulas interativas e demonstrativas para amadores e profissionais, conta com 12 estações de trabalho completas, com fogão, área de manuseio e enxoval de cozinha. Com uma grade extensa, os alunos encontram aulas (workshops) de todo o tipo nos períodos da tarde e noite. Além disso, o Atelier Gourmand oferece um curso profissionalizante, que visa proporcionar uma formação técnica de cozinheiro, exigida pela profissão de chef de cozinha.

R. Bela Cintra, 1783 - Bela Vista
Telefone: (11) 3060-9547

SCUOLA DI CUCINA EAT

Conhecimento que fascina e transforma com prazer. Com um conceito que visa proporcionar experiências inesquecíveis e práticas de excelência, a Scuola di Cucina EAT dispõe dos melhores recursos e professores. Em um ambiente moderno e com estrutura completa, os cursos oferecem excelente custo e benefício, transmitindo conhecimentos técnicos, inspirando a autonomia e estimulando a criatividade de seus alunos.

Avenida Cardoso de Melo 1191 - Vila Olímpia
Tel.: 5643-5353
E-mail: [email protected]

IGA - INSTITUTO GASTRONÔMICO DAS AMÉRICAS

O IGA nasceu no ano 2001 na Argentina com duas escolas nas cidades de Rafaela, Santa Fe e San Francisco, Córdoba. Desde e então começou uma grande expansão regional e forte crescimento institucional baseando-se sempre na qualidade de ensino e administração das escolas. Ano a ano foram abrindo-se novas escolas e para o 2008 o IGA já destacava-se com 39 escolas na Argentina, uma em Paraguai e uma em Venezuela. Em 2009 IGA abre suas portas ao Brasil abrindo escolas em Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e Goiânia. No anos seguintes continua a expansão para Uruguai, Bolivia e começam grandes projetos para o Brasil tendo 13 escolas funcionando para o 2011. Atualmente o IGA tem mais de 100 escolas em toda América , sendo 24 espalhadas no Sul, Sudeste, Centro este e Centro Oeste Brasileiro e a primeira escola aberta nos Estados Unidos, em Miami.

Confira aqui as unidades

EATALY

Além de mercado e restaurantes, o Eataly de São Paulo oferece uma programação com diversos cursos para quem é apaixonado por gastronomia. Com professores renomados, o espaço tem aulas para quem quer aprender mais sobre massa, doces e até hambúrguer. Os preços são variados e os cursos costumam ter duração de um dia.

De Domingo a Quinta das 8h ás 23h, Sexta e Sábado das 8h ás 24h.
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Itaim Bibi
Tel. 11 3279-3300
Email: [email protected]

Por Anna Thereza de Almeida e Marina Marques

Atualizado em 17 Jan 2016.