Guia da Semana

A cidade de Boituva fica a 117 quilômetros de São Paulo e é o destino perfeito para quem busca um passeio bate e volta. O destino oferece passeios para crianças, para casais, e claro, para os aventureiros de plantão. Afinal, o local é famoso pelos passeios de balão e pelo Centro Nacional de Paraquedismo.

Além das atrações principais listadas acima, por lá ainda é possível praticar trekking, tirolesa, cavalgadas, paintball e pesca. Para quem gosta de história, a cidade abriga o Museu do Tropeiro e o zoológico municipal, com espécies em perigo de extinção.

Para te inspirar a conhecer o famoso destino, o Guia da Semana listo 8 passeios imperdíveis em Boituva. Confira:

Balonismo

O balonismo é um dos passeios mais procurados na cidade – são vários campos e escolas disponíveis. Para curtir o passeio, é preciso estar às 6h no Centro Nacional de Paraquedismo. Os balões abrigam de seis a 12 pessoas e percorrem cerca de 8 quilômetros durante uma hora. Após o pouso, os passageiros podem brindar o momento com um espumante ou ainda aproveitar o transladado para tomar café da manhã na Chácara Samambaia.

Foto: Shutterstock


Chácara Samambaia

A Chácara Samambaia (Estrada Municipal Natale Modolo, 205) é uma boa opção para se hospedar caso vá praticar os esportes radicais. Situada a sete quilômetros do Centro Nacional de Paraquedismo, a chácara é equipada com piscina, campo de futebol, fogão caipira, churrasqueira, parque para crianças, estacionamento e salão de festas. No quesito gastronomia, o local oferece um delicioso café da manhã, além de quitutes como costela no bafo e pernil.

Foto: Mauricio Graiki / Shutterstock.com


Paraquedismo

Se você é iniciante, o mais recomendado é o salto duplo com instrutor, que ocorre de uma altura de 4 mil metros e a uma velocidade de 12 mil quilômetros por hora, em queda livre. A aventura dura cerca de 5 minutos entre a queda livre e o paraquedas aberto, e ainda pode ser registrada pelo instrutor ou cinegrafista. Também é possível fazer curso de paraquedismo, e instrução para fazer manobras no ar e conduzir o paraquedas sozinho.


Pousada Mirante

Perfeita para quem procura esportes radicais, a Pousada Mirante (Estrada do Mirante de Boituva, 1000) oferece tirolesa, paintball, balonismo, paraquedismo, cavalgada e trekking. São 12 suítes equipadas com TV e frigobar. Além dos esportes e atividades oferecidos, é possível relaxar à beira da piscina.

Foto: Shutterstock


Museu do Tropeiro

O Museu do Tropeiro (Sitio do Zé Bueno, na Estrada Jerivá, 140 - Bairro Jerivá) expõe um acervo de 700 peças sobre a história dos tropeiros, responsáveis por transladar mercadorias de um região a outra montados em mulas ou cavalos. O idealizador do museu, Izael Cruz, sempre foi apaixonado pelo troperismo, e guardava itens que eram doados por famílias do interior. No acervo, há itens antigos, como o fogão de trempe de cerca de 150 anos, onde faziam o famoso feijão-tropeiro.


Parque Zoológico Eugênio Walter

Os 136.000 metros quadrados do Parque Zoológico Eugênio Walter (Avenida Pedro Eid, s/nº) abrigam 75 animais de 35 espécies, entre elas o tucano-toco, o cachorro-do-mato, emas, pavão, jabutis e um casal de macaco-prego, chamados Sandra e Xuxo. Ou seja, é uma ótima opção para um passeio de férias com crianças. A maioria dos animais que vivem lá foi resgatada do tráfico, e alguns estão em perigo de extinção. Por isso, além de funcionar para visitação, o local também cumpre a função de preservação de espécies, como o mutum grande, cisne branco e o primata cuxiú.

Foto: Shutterstock


Fazenda Pinhal

Para os fãs de cachaça, A Fazenda Pinhal (Estrada Municipal Zélia de Lima Rosa, s/nº – Km 8) é destino perfeito. É possível conhecer todas as etapas da fabricação da cachaça local, Três Coronéis, desde a moagem, o processo de destilação até a finalização. A bebida é envelhecida em tonéis de carvalho e vendida a R$ 20 (750 ml). Funcionando desde o século 19, a fazenda ainda planta milho e cana de açúcar.


Hotel Boitupesca

Além de hotel, o local é um pesqueiro e também oferece restaurante. São onze tanques de pesca com muitas variedades de peixes e opção de aluguel de acessórios para a prática. Para os hóspedes, o local ainda oferece piscinas, academia, salão de festas, churrasqueira e café da manhã. No restaurante, é possível pedir várias opções de peixes e, dentre suas especialidades, está a tilápia frita ou recheada.

Endereço: Estrada Boituva à Tatuí, Km 22, Trevo Km 122, Rodovia Castelo Branco.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 16 Dez 2019.