Guia da Semana

A data mais romântica do ano se aproxima e para os casais que pretendem fugir do tradicional jantar do Dia dos Namorados, mas não sabem ainda o que fazer, o Guia da Semana preparou um roteiro de passeios para todos os gostos. Confira!

>> Veja nossas dicas de presentes para o Dia dos Namorados
>> Confira os menus especiais dos restaurantes para o Dia dos Namorados
>> Veja nossa página especial para o Dia dos Namorados

Para Casais Românticos


Solo Sagrado (Crédito: Divulgação)

Se você é do tipo que gosta de ficar abraçadinho com a pessoa amada, a dica é aproveitar o fim de tarde para passear no Solo Sagrado e admirar a natureza exuberante do local.

Outro passeio bacana para se fazer a dois é um piquenique no parque. Você pode aproveitar o momento para relaxar e admirar belas paisagens enquanto desfruta um lanchinho caseiro.

Para Casais Esportivos


Consiglio Adventures (Crédito: Divulgação)

Uma boa opção para quem gosta de esportes é um passeio de bicicleta no Parque do Ibirapuera. Se você não tem bike, não tem problema. O parque disponibiliza o aluguel das magrelas por R$ 5 a hora.

Para os casais com mais disposição, a dica é a trilha da Pedra Grande, na Serra da Cantareira. Com 9,6 km, é considerada a maior trilha da cidade de São Paulo, e quem consegue completar o percurso pode ter uma vista panorâmica da cidade.

Os namorados que gostam de aventuras mais radicais podem celebrar o amor nas alturas realizando um voo duplo de parapente ou um passeio de balão.

Para Casais Cinéfilos


Sala Bradesco Prime - Shopping Cidade Jardim (Crédito: Divulgação)

Uma boa opção para os amantes do cinema é fazer uma visita a Cinemateca. O local possui um acervo com cerca de 30 mil filmes e também rolam algumas mostras de cinema e exposições.

Os cinéfilos também podem aproveitar a data e desembolsar uma graninha a mais para assistir um filme na sala Bradesco Prime do Shopping Cidade Jardim. O ingresso é um pouco mais caro que o comum, mas vale a pena pelo conforto e sofisticação que o local oferece. Além dos aperitivos tradicionais, o cinema oferece algumas regalias, como carta de vinhos e champanhe, que são entregues na sala, antes da sessão começar.

Na programação das salas o amor impera. Entre os destaques, os filmes Para Sempre, com Rachel McAdams e Channing Tatum, Um Verão Escaldante, Amor Impossível e As Idades do Amor prometem arrancar suspiros dos apaixonados. Quem pretende ficar em casa pode até se arriscar na cozinha e preparar um jantar especial e conferir um filme de um dos 15 casais clássicos da telona.

Para Casais que Gostam de Música

Billy Paul (Crédito: Divulgação)

O dia dos namorados reserva uma programação bem animada para quem gosta de shows. O americano Billy Paul sobe ao palco do Skyline Venue, em Alphaville.

Já no Bourbon Street, o repertório fica por conta da cantora Vanessa Jackson, campeã do programa Fama em 2002. Já no Sesc Vila Mariana o show fica por conta do músico Marcelo Jeneci.

Outra opção é o conjunto Trovadores Urbanos, que interpretam canções de grandes compositores, como Vinícius de Moraes, Chico Buarque, entre outros, no Sesc Carmo. O Reserva Cultural oferece uma programação especial com show de Sergio Britto e Negra Li.

Para Casais Boêmios


Bar Genuíno (Crédito: Divulgação)

Quem gosta de um bom barzinho pode aproveitar para conferir as programações especiais que os bares da cidade prepararam para a data. O Bar Genuíno, na Vila Mariana, oferece um drink de entrada e ao pedir qualquer prato, o casal ganha meia garrafa de vinho e um petit gateau de sobremesa.

Além de oferecer um Sex on the beach para os casais, a Cervejaria Devassa dá desconto de 30% em um sex shop a cada R$ 80 gastos no local.

O Caiubier, bar voltado para o público acima de 30 anos, e que resgata o clima da boemia, conta com promoções especiais para o Dia dos Namorados na hora do jantar.

Para Casais que Gostam de Arte


Pinacoteca do Estado (Crédito: Divulgação)

Para os casais ligados em cultura não faltam opções de passeios em São Paulo. Considerado o museu mais antigo da cidade, a Pinacoteca do Estado possui um acervo fixo com mais de nove mil peças, e ainda recebe exposições temporárias. Depois de uma visita ao local, os pombinhos podem dar um pulinho na Estação Luz para apreciar a arquitetura tradicional.

Já nos palcos, quem pretende dar boas risadas pode ir ao Teatro Itália, conferir Homens Insanos. Para os casais que gostam de drama, outra dica é a peça Maria Miss, em cartaz no Teatro Eva Herz, que presta homenagem ao poeta Guimarães Rosa. Quem curte uma cena mais alternativa, Francesca, no Espaço Parlapatões, é uma boa pedida.

Por Carine Medeiros

Atualizado em 11 Jul 2012.