Estação da Luz

  • A gloriosa e famosa Estação da Luz em São Paulo

    A gloriosa e famosa Estação da Luz em São Paulo
    Créditos: Arquivo Guia da Semana

Endereço: Praça da Luz, 1 | Como chegar >
Telefone: (11) 0800-55-0121

  • Horário: Diariamente, 4h às 0h.
LOCALIZAÇÃO E ESTACIONAMENTO NA REGIÃO

A Estação da Luz ocupa 7500 metros quadrados do Jardim da Luz e foi construída entre 1895 e 1901 para substituir a primitiva estação de 1867, idealizada pelo barão de Mauá.A estação, com projeto de estilo vitoriano e material importado, já nasceu como a principal da Companhia São Paulo Railway e tinha como responsável o engenheiro James Ford. Marco histórico para a cidade, foi responsável pelo escoamento da produção de café.

Confira os lugares para se sentir um verdadeiro paulistano
Veja a programação grátis em São Paulo
Confira a programação do Centro de São Paulo

O seu relógio era referência para acertos na cidade. Em 1946, um incêndio quase destruiu o local, que foi reconstruído com algumas alterações. O complexo arquitetônico de 1901 foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), em 1982.

A Estação da Luz passou por um processo de restauração. A parte interna, as fachadas laterais e a principal foram concluídas no aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo. O local abriga também o Museu da Língua Portuguesa, um centro de referência do nosso idioma com exposições, sala de capacitação para professores, palestras, sala de consultas e eventos culturais.

Comentários

Destaques do guia